Campanha

Comarca de Balsas lança campanha contra abuso sexual Infantojuvenil

O trabalho iniciado em Nova Colinas e deve se expandir para Fortaleza dos Nogueiras (termo) e Balsas (sede).

Divulgação / Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54

NOVA COLINAS - A Câmara Municipal de Nova Colinas, termo judiciário da Comarca de Balsas, serviu de palco para o lançamento da Campanha de Enfrentamento ao Abuso Sexual Infantojuvenil, da 3ª Vara da unidade.

A campanha faz parte do Projeto ‘Denunciar é Proteger’, da Vara, e tem como público alvo educadores da rede pública de ensino. Cerca de oitenta professores de escolas públicas participaram do evento. A juíza titular da 3ª Vara, Nirvana Mourão, abriu o encontro ressaltando o importante papel dos professores no enfrentamento da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.

A psicóloga Monica Leite e a assistente social Ana Sheila Muniz, ambas da equipe do Núcleo Psicossocial do Fórum de Balsas, abordaram os aspectos psicológicos e sociais que permeiam a temática do abuso.

Entre os objetivos da campanha, dar maior visibilidade ao tema no ambiente escolar; auxiliar a comunidade docente no processo de identificação de sinais que sugiram a ocorrência do abuso e na abordagem da criança ou adolescente supostamente abusada; bem como sensibilizar os profissionais do ensino quanto à criminalização do abuso sexual infantojuvenil. Estimular e incentivar o registro de denúncias dos casos a fim de prevenir ocorrências e reincidências também está entre os objetivos da ação.

Pacto do silêncio

Continua após a publicidade..

Diz a juíza: “Queremos sensibilizar os educadores quanto à criminalização do abuso sexual infanto-juvenil, mostrar que a pessoa que cala permite que outra pessoa seja destruída”. Segundo a magistrada, foi constatado que nas cidades menores há uma espécie de pacto do silêncio em relação ao abuso infantojuvenil, um fenômeno social mundial. “O objetivo do projeto é romper com esse silêncio e estimular o aumento das denúncias, para que os agressores possam ser responsabilizados pelo crime cometido”, esclarece Nirvana.

Na análise da magistrada, o encontro que marcou o início da campanha “foi muito proveitoso, pois houve número esperado de professores que estavam focados no evento e apresentaram colocações pertinentes à temática do abuso sexual infantojuvenil. Esperamos ter atingido nosso objetivo de forma que os educadores presentes tenham sido sensibilizados quanto ao tema, para que possam participar de forma atuante no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes”, conclui.

Expansão

Segundo Nirvana Mourão, o trabalho iniciado em Nova Colinas deve se expandir para Fortaleza dos Nogueiras (termo) e Balsas (sede). Conselho Tutelar, Ministério Público e OAB são parceiros da iniciativa do Poder Judiciário de Balsas. Delegados de Polícia da região também estão sendo convidados a participar da ação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.