Trânsito

DNIT interdita passarelas na ponte do Rio Mearim, na BR-316, em Bacabal

Estruturas foram interditadas após apresentarem problemas estruturais e risco à segurança de pedestres.

Imirante, com informações da TV Mirante.

Atualizada em 02/01/2026 às 11h27
Passarelas foram interditadas pelo DNIT. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

BACABAL - O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) interditou duas passarelas construídas nas laterais da ponte sobre o Rio Mearim, localizada na BR-316, no município de Bacabal, a cerca de 240 km de São Luís. A medida foi adotada após a identificação de riscos à segurança de pedestres que utilizavam as estruturas.

Passarelas apresentaram problemas estruturais

As passarelas começaram a ser construídas em 2023 e tiveram as obras concluídas em 2025. Apesar de ainda não terem sido oficialmente inauguradas, as estruturas já vinham sendo utilizadas diariamente por moradores que utilizam a via como acesso ao Centro da cidade.

Na semana passada, a passarela localizada no sentido Bacabal–Teresina (PI) apresentou um afastamento de aproximadamente três centímetros na rampa de entrada, além de um deslocamento lateral da estrutura. Após a constatação do problema, o DNIT foi acionado e determinou a interdição imediata do local.

Estrutura oposta seguia em uso antes da decisão do DNIT

Mesmo após a interdição da primeira passarela, a estrutura localizada no lado oposto da ponte continuou sendo utilizada pela população. Posteriormente, o DNIT decidiu interditar também essa passarela, como medida preventiva, visando evitar riscos aos pedestres que transitam pela região.

Causa do problema ainda é desconhecida

Até o momento, não há informações oficiais sobre o que teria provocado os problemas estruturais identificados nas passarelas. O órgão federal ainda não divulgou se haverá reparos imediatos nem um prazo para a liberação das estruturas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.