AMARANTE DO MARANHÃO – Mais um indígena foi encontrado morto no Maranhão. Desta vez, o caso foi registrado no município de Amarante do Maranhão. De acordo com informações da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), o indígena foi identificado como Valdemar Marciano Guajajara.
A guarnição do 34º BPM se deslocou até o bairro Industrial e constatou o fato na manhã deste sábado (28). O local foi isolado enquanto aguardavam a chegada de equipes do Icrim e IML.
As causas da morte do indígena estão sendo averiguadas.
Leia mais:
Indígena Guajajara encontrado morto na Terra Cana Brava sofreu infarto, diz IML de Imperatriz
A vítima pertencia à aldeia Nova Viana. Segundo informações do major Gilvan, da PM de Amarante, Valdemar Guajajara passou a madrugada na companhia da esposa e outras duas pessoas.
Leia a nota enviada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA) sobre o caso:
Continua após a publicidade..
"A Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA) informa que deu entrada no Instituto Médico Legal (IML) o corpo do indígena Valdemar Marciano Guajajara, que foi encontrado morto na manhã deste sábado (28), na cidade de Amarante do Maranhão.
Está sendo realizado exame cadavérico para identificar a causa da morte. A Polícia Civil do Maranhão aguarda resultado do laudo para se posicionar".
Violações de direitos
No início desta semana, representantes da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA foram à terra indígena Araribóia ouvir os relatos de 47 caciques de 109 aldeias. Durante as conversas, foram identificados diversos tipos de violações que podem causar a destruição da vivência ancestral, segundo a Comissão.
Indígenas baleados
No início deste mês, dois indígenas, identificados como Benedito Gregório Soares Guajajara, de 19 anos, e Juninho Guajajara, de 17 anos, foram baleados nas imediações da Aldeia Maranuí, em Santa Luzia, próximo ao município de Arame. Os dois seguem internados em estado grave.
Saiba Mais
- Morre Tuíre Kayapó, ícone da defesa dos direitos indígenas
- Indígenas em Brasília divulgam reivindicações aos Três Poderes
- Homem mata indígena e em seguida é linchado em Barra do Corda
- OMS aprova ação que eleva saúde indígena ao nível de prioridade global
- Comunidades indígenas de Itaipava do Grajaú relatam problemas com água e energia elétrica
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.