Não polui o meio ambiente

Indústria de copos biodegradáveis homenageia José Sarney

Copos trazem imagem do ex-presidente da República lendo em sua biblioteca.

Evandro Júnior / Na Mira

Copo biodegradável produzido por indústria maranhense presta homenagem ao ex-presidente da República, José Sarney
Copo biodegradável produzido por indústria maranhense presta homenagem ao ex-presidente da República, José Sarney

SÃO LUÍS - Uma indústria maranhense de copos biodegradáveis com sede no município de Pinheiro prestou uma homenagem ao ex-presidente José Sarney. A  Waypack Brasil confeccionou unidades ilustradas com a imagem do político brasileiro nascido naquela cidade da Baixada Maranhense. Sarney aparece lendo um jornal em sua biblioteca. 

Os copos, segundo o proprietário da indústria, José Raimundo Soares, foram confeccionados também em alusão à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, evento a ser realizado entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém do Pará. 

“É uma homenagem oportuna ao nosso eterno presidente da República, José Sarney, um homem que tem uma contribuição significativa para a história do Brasil e continua nos dando muitos exemplos. Tudo o que possa ser útil ao Brasil, com certeza tem o aval dele”, disse José Raimundo Soares.

Os produtos biodegradáveis, a exemplo dos copos produzidos em Pinheiro (MA) pela Waypack Brasil, geram benefícios para o meio ambiente. A indústria maranhense, ligada à Gráfica Pinheirense, abastece cidades do Maranhão e, também, envia seus copos para estados como Rio de Janeiro, Pará e Tocantins. Cada máquina produz mais de um milhão de unidades por mês. 

Conforme José Raimundo Soares, o esforço é para contribuir para a redução da poluição no Brasil, pois o país ocupa a posição de oitavo maior poluidor do mundo e libera a América Latina quando se  trata do descarte de plástico nos oceanos. 

De acordo com o relatório "Fragmentos da Destruição: impacto do plástico à biodiversidade marinha brasileira”, divulgado pela ONG Oceana em 2024, o país despeja 13 milhões de toneladas de plástico nos mares a cada ano.

“Esse montante equivale a 8% de toda a poluição plástica oceânica global. Por outro lado, o impacto ambiental de plásticos convencionais e produtos biodegradáveis apresenta diferenças significativas, especialmente na decomposição, origem e poluição”, destacou José Raimundo Soares. 

Nos últimos séculos, o aumento da produção industrial levou ao maior consumo e, consequentemente, à maior produção de lixo. Os produtos biodegradáveis são importantes aliados para reduzir os depósitos de lixos no planeta, como lixões, a poluição dos oceanos e melhorar a capacidade de renovação natural do meio ambiente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.