
SÃO LUÍS - Vem aí a Semana Fashion Revolution 2025, campanha anual e coletiva que reúne a rede global do maior movimento de moda ativista do mundo. O evento será realizado de 22 a 27 de abril no IFMA Centro Histórico.
O tema é "Pense Global, Aja Local: quem é o Brasil na Revolução da Moda?". Este ano, a campanha busca mapear os maiores problemas e soluções da moda no país, a fim de promover um olhar aprofundado sobre territórios e saberes locais, emergência climática e direitos dos trabalhadores na cadeia produtiva.
No Brasil, a SFR existe desde 2014, e foi criada após a tragédia do Rana Plaza, que vitimou 1.138 trabalhadores da moda em Bangladesh no dia 24 de abril de 2013. Marina de Luca, coordenadora de Mobilização e da SFR, destaca que atuar, há 11 anos, nessa jornada ensinou muita coisa. "É muito potente ver a consolidação dessa campanha plural a cada ano”, disse.
Para a coordenadora, o mapeamento proposto pela campanha deste ano é uma forma de evidenciar a maturidade do movimento, que, atualmente, conta com uma rede de centenas de voluntários, espalhados por todas as regiões do Brasil, e que atuam em mais de 150 instituições de ensino.
Continua após a publicidade..
O evento arrecadará roupas usadas. A coleta acontecerá de 22 a 26 de abril, na portaria do Campus Centro Histórico - Casarão, Galeria CRA e EIB. Os itens doados serão destinados à rede apoiada pela Cruz Vermelha.
No dia 22, será hasteada a bandeira de retalhos, uma produção dos alunos dos cursos técnicos do IFMA-CCH, produzida a partir de resíduos da rede hoteleira de São Luís. Ela ficará hasteada na fachada do casarão durante a Semana Fashion Revolution 2025 como símbolo da participação da instituição e questionamento do sistema da moda.
Haverá, ainda, exibição do filme ‘Estou me guardando para quando o Carnaval chegar’, seguido de debate com a representante do Fashion Revolution em São Luís, Nayara Chaves.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira