
PH: Sopram ventos de mudança
E mais: Um Papa diferente

Sopram ventos de mudança
A Igreja Católica muda devagar. Como toda instituição humana (ainda que também santa), é movida pela política. Seus movimentos são pendulares: ora com um papa conservador, ora com um pontífice reformador a liderar o rebanho.
João Paulo II marcou uma geração como o “Papa pop”, mas era extremamente conservador em termos doutrinários. Bento XVI, seu sucessor, ex-prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé (herdeira da Inquisição), consagrou-se, nas vestes e na agenda, como um pastor ainda mais apegado ao catecismo.
Então, veio Francisco, “do fim do mundo”, como ele dissera, a revolucionar, intra e extramuros, a instituição à qual se filiam 1,3 bilhão de fiéis.
Sopram ventos de mudança...2
A era bergogliana, em alusão ao nome de batismo de Jorge Mario Bergoglio, foi marcada por sinais de que novos e “buenos aires” soprariam no Vaticano. Em 13 de março de 2013, ao aparecer pela primeira vez ungido o 266º Papa da Igreja Católica perante a multidão, na sacada da Basílica de São Pedro, vestia apenas branco, abrindo mão das roupas pomposas, com acabamento em ouro.
– Antes de o bispo abençoar o povo, peço a vocês que rezem para que o senhor me abençoe – pediu.
Qual Papa, em vez de dar a bênção, pede a bênção a seu povo? O nome escolhido era uma reverência a São Francisco de Assis, padroeiro dos pobres.
Sopram ventos de mudança...3
O primeiro papa do continente americano, um jesuíta argentino, escolheu ali privilegiar os pobres em vez da doutrina.
Quando as cortinas do balcão da basílica se fecharam e o mundo buscava no Google mais sobre aquele jesuíta argentino, Francisco desceu até o térreo no Vaticano, dispensou o carro particular e embarcou, com ex-colegas cardeais, em uma van de volta à Casa Santa Marta, como se fosse o final de expediente de um dia normal.
Nas semanas seguintes, abriria mão de morar no Palácio Apostólico para viver em um apartamento simples.
Um Papa diferente
O Papa Francisco já começa a produzir seus primeiros milagres após a morte – faleceu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, um pouco depois da Páscoa. Dispensou os ritos fúnebres grandiloquentes de despedida do Sumo Pontífice.
Tradicionalmente, os papas são sepultados em três caixões: um de cipreste, um de chumbo e o terceiro de carvalho. Francisco optou por um único esquife de madeira, tendo indicado em testamento uma cerimônia livre de pompa e hierarquia.
Ao contrário do costume de colocar o corpo sobre um estrado elevado (o catafalco), Francisco está sendo apresentado diretamente no caixão, com a tampa aberta, permitindo que os fiéis prestem suas homenagens de maneira mais íntima e próxima.
Preserva-se, assim, o contato com as raízes, com o chão, com o destino das sementes.
Um Papa diferente...2
Em vez de ser enterrado nas Grutas Vaticanas, sob a Basílica de São Pedro, como a maioria dos papas, Francisco escolheu um cantinho pessoal, de adoração particular: a Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.
Francisco frequentava esse templo para orações e nutria irrestrita admiração por Salus Populi Romani, um dos ícones marianos mais antigos da cristandade: a Virgem Maria com o Menino Jesus no colo.
Não existiu, na história, um papa tão identificado com seu modelo inspirador.
Um Papa diferente...3
O papa se espelhou em Francisco de Assis, que havia refletido em Jesus Cristo. Ao invés de ceder ao poder e à ostentação do mais alto cargo da Igreja Católica, ele se converteu simbolicamente pela segunda vez ao ser eleito papa.
O arcebispo argentino Jorge Mario Bergoglio foi um; o Papa Francisco foi outro – bem diferente.
De perfil austero em Buenos Aires, deu lugar a um pontífice cujo tom era piedoso e inclinado ao diálogo.
Ele redefiniu prioridades, deslocando o foco das guerras culturais para a pastoral da misericórdia, da justiça social e do cuidado ambiental.
Um Papa diferente...4
O Papa Francisco não quis morar nos apartamentos papais, mas na Casa Santa Marta. Abdicou de qualquer luxo para se manter acessível.
Ele liderou uma revolução eclesiástica, abrindo discussões sobre o celibato, a inclusão da homoafetividade, o diaconato feminino e o acolhimento de pessoas em situações antes tidas como irregulares, como os divorciados recasados.
O Papa argentino acreditava estar transformando apenas o Vaticano, mas acabou impactando o mundo inteiro com seu despojamento cativante, com seus despretensiosos sapatos pretos, em vez dos sapatos vermelhos de seus antecessores.
Logo, Francisco será considerado santo. Porque foi, acima de tudo, profundamente humano.
“Conclave” e premonição
Por uma ironia do destino, o papa Francisco adoeceu na mesma época em que o filme “Conclave” (2024) estava em campanha para o Oscar. Agora que o pontífice da Igreja Católica morreu e o Vaticano está prestes a se tornar cenário da escolha de seu sucessor, cresce o interesse do público pelo vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado. Nesta terça-feira (22), é o título mais visto no Amazon Prime Video.
Dirigido por Edward Berger, “Conclave” é baseado no romance homônimo publicado em 2016 por Robert Harris. No Oscar, disputou outras sete categorias, incluindo melhor filme, ator (Ralph Fiennes) e atriz coadjuvante (Isabella Rossellini).
Continua após a publicidade..
A trama começa com a morte por infarto, durante o sono, de um papa fictício. Cabe ao cardeal inglês Lawrence, o camerlengo do Vaticano, organizar a sucessão.
“Conclave” e premonição...2
O filme é fiel ao representar o processo que isola os cardeais do resto do mundo, incluindo o confisco dos celulares. Os religiosos realmente se reúnem na Capela Sistina para a eleição, na qual devem escrever o nome do seu escolhido em uma cédula de papel, que é depois colocada em uma bandeja de prata e depositada em uma urna. Ganha o candidato que obtiver dois terços dos votos.
Após a apuração, todas as cédulas são queimadas e misturadas a substâncias químicas – se não houver um vencedor, será preta a fumaça expelida pela Capela Sistina, único “boletim informativo” sobre a eleição para o público e a imprensa. A votação continua dia após dia até que um papa seja eleito. Só então será branca a fumaça.
Uma liberdade artística do filme foi apontada pelo professor de história Piotr H. Kosicki, da Universidade de Maryland, ao jornal The New York Times: todos os rituais no Vaticano são praticados “em italiano ou latim. Ponto”.
“Conclave” e premonição...3
No filme, um cardeal secreto aparece no conclave. Na vida real, isso só seria possível se o papa tivesse revelado seu nome antes de morrer – o que não ocorre na trama.
Nenhuma das cenas de “Conclave” foi filmada no Vaticano. “Não se pode filmar no Vaticano, nunca”, disse o roteirista Peter Straughan. Nos estúdios Cinecittà, em Roma, foram construídas réplicas dos cenários, como a Casa Santa Marta, que, em quartos austeros, hospeda cardeais de várias nacionalidades, e a Capela Sistina.
Câmaras, escadarias e corredores de prédios antigos da capital italiana também serviram de “dublês”. E o famoso teto pintado por Michelangelo na Capela Sistina é uma versão gerada por computação gráfica.
DE RELANCE
Dia Nacional da Mandioca
Nesta terça-feira, 22, é comemorado o Dia Nacional da Mandioca – data que celebra um dos símbolos da culinária brasileira, com ênfase bastante influente no Maranhão.
Presente em diversos pratos regionais, desde o beiju, chibé, tapioca e farinha. O vegetal é tão importante na região amazônica que ganhou o museu da mandioca no vizinho estado do Pará.
A importância da mandioca para os povos amazônidas é tamanha, que transcende a sua competência nutricional, é preciso, antes de tudo, compreender que há aproximadamente oito mil anos antes da colonização, a mandioca já havia sido doméstica pelos indígenas amazônidas, falo de uma civilização, historicamente reconhecida como a civilização da mandioca.
Dia Nacional da Mandioca...2
A mandioca é a comida mais ancestral da mesa dos maranhenses. Nativa da Amazônia, a primeira Constituição brasileira foi nomeada de Constituição da Mandioca.
O historiador Câmara Cascudo lhe atribui o epíteto de “a rainha do Brasil”, e recebeu outras denominações, a exemplo de pão da terra e trigo do Novo Mundo.
Naquele tempo o direito ao voto era outorgado àqueles que mais possuíam renda advindas da produção de raiz: a mandioca era, supostamente, a raiz de maior valor econômico. Sua importância era tanta, que ajudou a desenhar o protótipo da cozinha brasileira, assim como de nossa brasilidade.
Além de nutrir os brasileiros, a mandioca sustentou a economia nacional por longos anos, constituindo no principal produto econômico do país, ao menos até meados do século XIX.
Recentemente, a ONU elegeu a mandioca como o alimento do século XXI, reconhecendo, não somente suas propriedades nutricionais, mas também sua generosidade e capacidade de fomentar variedades alimentares na luta pela superação da fome no mundo.
Licença sem renúncia
Está em curso uma articulação na Câmara de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, para permitir que vereadores se licenciem para assumir cargos de deputado ou senador sem perder o mandato.
O tema é objeto de projeto de resolução formulado pela Mesa Diretora.
A medida é direcionada a vereadores que concorrerem à Câmara dos Deputados ou à Assembleia Legislativa e fiquem na suplência.
Se a moda pega, logo logo as outras Câmaras Municipais vão fazer o mesmo.
Para escrever na pedra:
“A gente costuma sobrevoar as pessoas. Não presta atenção. Não as vê. Mas você faz isso, e descobre um romance em cada um”. De Antenor Nascimento.
TRIVIAL VARIADO
Comida de boteco: o Centro de Ensino Superior do Maranhão (CEST) realiza, no próximo sábado, dia 26 de abril, o workshop “Comida de Boteco: Uma releitura externa para hábitos culturais”, a ser ministrada pela professora Daniela Castelo Branco Rios Mariz..
Enem e vestibulares: o MEC abre hoje as inscrições para apoio e financiamento de cursinhos populares. Edital vai contemplar 130 propostas.
“Padroeiro da internet”: A canonização de Carlo Acutis, que estava marcada para o próximo dia 27, foi suspensa por conta do falecimento do Papa Francisco.
Documento do Papa: em seu testamento, divulgado pelo Vaticano, o Papa Francisco deixou esta mensagem para o mundo: “O sofrimento que esteve presente na parte final da minha vida, ofereci ao Senhor pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos”.
Encceja: ficam abertas até 2 de maio as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025. O exame é uma oportunidade para jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade apropriada. As provas estão marcadas para 3 de agosto.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira