Cinema

Ainda Estou Aqui é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2025

A seleção foi anunciada nesta segunda-feira (23), pela Academia Brasileira de Cinema.

Na Mira

Atualizada em 23/09/2024 às 17h39
O filme já se destacou no Festival Internacional de Veneza, que ocorreu até 7 de setembro. (Foto: divulgação)

BRASIL - O longa-metragem “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, foi oficialmente escolhido como o representante brasileiro na corrida pelo Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025. A seleção foi anunciada nesta segunda-feira (23), pela Academia Brasileira de Cinema.

Após essa escolha, o filme seguirá para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, onde passará por um rigoroso processo de avaliação. Os dez filmes que avançarem para a fase final serão revelados em 17 de dezembro.

Bárbara Paz, presidente da Comissão de Seleção, expressou seu entusiasmo pela escolha do filme. “É uma grande honra presidir essa comissão, que decidiu de forma unânime por um filme tão significativo sobre memória e a realidade de uma família durante a ditadura militar. ‘Ainda Estou Aqui’ é uma verdadeira obra-prima, centrada na perspectiva de Eunice Paiva, com atuações brilhantes das duas Fernandas. Este é um momento histórico para o cinema brasileiro, e acredito que o filme tem potencial para colocar o Brasil novamente entre os grandes nomes da cinematografia mundial.”, disse Bárbara.

Concorreram ao lado de “Ainda Estou Aqui” outras produções, como “Cidade Campo” de Juliana Rojas, “Levante” de Lillah Halla, “Motel Destino” de Karim Aïnouz, “Saudade Fez Morada Aqui Dentro” de Haroldo Borges e “Sem Coração” de Nara Normande e Tião.

Continua após a publicidade..

O filme já se destacou no Festival Internacional de Veneza, que ocorreu até 7 de setembro, recebendo uma calorosa acolhida do público com 10 minutos de aplausos. Embora não tenha conquistado o prêmio de Melhor Filme, perdendo para “The Room Next Door” de Pedro Almodóvar, “Ainda Estou Aqui” foi laureado com o prêmio de Melhor Roteiro.

Se aprovado na etapa final, o filme marcará o retorno do Brasil à disputa pelo Oscar de Melhor Filme Internacional, algo que não ocorre desde “Central do Brasil” em 1999, também sob a direção de Walter Salles.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.