SÃO LUÍS - São Luís, Itapecuru-Mirim e Caxias recebem o 'Festival Palco Giratório’, de 13 a 28 de setembro com apresentações gratuitas de grupos de todo o país e com debates. Na capital, as programações acontecem nos teatros Sesc Napoleão Ewerton, Arthur Azevedo, João do Vale. A programação é gratuita, e os ingressos poderão ser retirados 1h antes do espetáculo no espaço da apresentação.
O Maranhão recebe o Festival Palco Giratório, que traz 17 espetáculos do circuito nacional e quatro convidados locais, além de debates temáticos e intercâmbios entre grupos. O Palco Giratório Sesc é o maior projeto de circulação de artes cênicas do país.
Entrada gratuita com ingresso solidário. Por meio do ingresso solidário, o público é convidado a doar alimentos não perecíveis direcionadas a instituições sociais atendidas pelo Programa Sesc Mesa Brasil.
Festival em São Luís
O Festival Palco Giratório Sesc em São Luís contará com 21 apresentações de teatro, dança e circo, para todas as idades. Os espetáculos, vindos de 15 estados (AM, DF, ES, GO, MA, MG, MS, PB, PE, RJ, RN, RR, RS, SC e SP), misturam sotaques e abordam uma variedade de temas relevantes para a sociedade, como musicalidade, intergeracionalidade, negritude, acessibilidade e inclusão.
Essa edição também celebra o trabalho do ator e diretor Amir Haddad, criador do Grupo Tá na Rua, e o ator, compositor, diretor musical e capitão de congado Maurício Tizumba. Os artistas homenageados são reconhecidos pela importante contribuição para o cenário das artes cênicas brasileiras há mais de cinquenta anos e que estarão presentes no evento.
Destaques do Festival
O Palco Giratório também traz ao público grandes nomes da cultura brasileira. O espetáculo que abre a programação no dia 13/09, às 19h30, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, é “Leci Brandão – Na palma da mão”, com o Grupo Lapilar Produções Artísticas (RJ).
No dia 14/09, às 19h30, o Teatro Arthur Azevedo recebe o musical do homenageado Maurício Tizumba: “Herança”, da Cia Burlantins (MG). O espetáculo retrata a busca e o resgate da herança cultural afro-brasileira como bússola para a diáspora negra.
O homenageado Amir Haddad, tem 86 anos de vida e 66 de carreira e se apresenta no dia 19/09, às 19h30, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, com o espetáculo: “Zaratustra: Uma transvaloração dos valores”, Grupo Tá na Rua (RJ). A peça nasceu da relação de Haddad com o personagem Zaratustra escrito pelo filósofo Friedrich Nietzsche.
As crianças também são contempladas no circuito. A opereta infantojuvenil “Cabelos Arrepiados”, da companhia Buia Teatro de Manaus, é um exemplo. Premiado como Melhor Grupo de Teatro do Brasil em 2022, o grupo traz um espetáculo inspirado na literatura fantástica de autores como Edgar Allan Poe e Tim Burton.A apresentação será no dia 26/09, às 19h30, no Teatro João do Vale.
O circo está representado na circulação com espetáculos como “Mar Acá”, do Grupo Locômbia Teatro de Andanças, formado por atores colombianos que vivem em Roraima. A apresentação acontece no dia 23/09, às 15h, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton.
No dia 27/08, às 19h30, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, será com o representante maranhense no circuito nacional: Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo, do Núcleo Atmosfera. O espetáculo é uma releitura sobre a vida e obra da primeira romancista afro – brasileira da história: Maria Firmina dos Reis. Em paralelo a vida da literata, a atriz Júlia Martins traz a sua história e de outras mulheres e homens negros que se unem à luta de Maria Firmina dos Reis, construindo assim um elo afirmativo da força da mulher negra que resistiu e ainda resiste diariamente contra o racismo estrutural presente em pleno século XXI.
O encerramento do Festival em São Luís acontece no dia 28/08, às 19h30, no Teatro João do Vale, com “A Fábrica dos Ventos”, da Trupe Lona Preta (SP). O espetáculo é uma comédia, com classificação livre, que conta a história de um reino onde a vida gira em torno das bexigas: o trabalho, o alimento, o lazer.
Programação de espetáculos - São Luís (MA)
13/09, 19h30, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton: “Leci Brandão – Na palma da mão”, Lapilar Produções Artísticas (RJ) / Gênero: Musical / Classificação: 14 anos.
14/09, às 19h30, no Teatro Arthur Azevedo: “Herança”, Cia Burlantins (MG) / Gênero: Musical / Classificação: Livre.
15/09, às 15h, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton : “Mundos – Uma viagem musical pela infância dos cinco continentes”, Grupo Maria Cutia de Teatro (MG) / Gênero: Teatro / Classificação: Livre.
15/09, às 19h30, no Arthur Azevedo: “A Vagabunda – Revista de uma mulher só”, Grupo Xama Teatro (MA) / Gênero: Teatro / Classificação: 14 anos.
16/09, às 15h, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton : “Com quantas palhaças se faz um circo?”, Coletivo O Circo tá na Rua (MA) / Gênero: Circo / Classificação: Livre.
17/09, às 15h, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton: “Circo de Los Pies”, La Luna Cia de Teatro (SC), Gênero: Circo / Classificação: Livre.
17/09, às 19h30, no Teatro Arthur Azevedo: “Adobe”, Luciana Caetano – Grupo Solo de Dança (GO) / Gênero: Dança Contemporânea / Classificação: Livre.
Continua após a publicidade..
18/09, às 18h, no Teatro João do Vale: “Ancés”, Tieta Macau (MA) / Gênero: Dança / Classificação: Livre.
18/09, às 19h30, no Teatro Arthur Azevedo: “Alegria de Náufragos”, do Coletivo Ser Tão Teatro (PB) / Gênero: Comédia / Classificação: 12 anos.
19/09, às 19h30, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton: “Zaratustra: Uma transvaloração dos valores”, Grupo Tá na Rua (RJ), Gênero: Teatro Popular / Classificação: 14 anos.
20/09, às 19h30, no Teatro Arthur Azevedo: “Abebé – O reflexo do corpo preto nos trinta anos do Grupo de Dança Afro Negraô”, do Grupo de Dança Afro Negraô (ES) / Gênero: Dança / Classificação: 14 anos.
21/09, às 17h, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton: “Quatro Luas”, de O Bando Coletivo de Teatro (PE), Gênero: Teatro para as infâncias / Classificação: Livre.
21/09, às 19h30, no Teatro João do Vale: “Nuvem de Pássaros”, Movidos Dança (RN) / Gênero: Dança / Classificação: 10 anos.
22/09, às 18h, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton: “Procedimento #6”, de Jackeline Mourão e Reginaldo Borges (MS) / Gênero: Dança / Classificação: Livre.
23/09, às 15h, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton: “Mar Acá”, Grupo Locômbia Teatro de Andanças (RR) / Gênero: Circo / Classificação: 6 anos.
24/09, às 17h, na Avenida Daniel de La Touche, próximo ao Shopping da Ilha : “Desvio”, Muovere Cia. de Dança (RS) / Gênero: Dança, performance / Classificação: Livre.
25/09, às 19h30, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton: “O Equilibrista”, Cia. Ynspiração Poéticas Contemporâneas (DF) / Gênero: Teatro contemporâneo / Classificação: 12 anos.
26/09, às 19h30, no Teatro João do Vale: “Cabelos Arrepiados”, Buia Teatro Company (AM) / Gênero: Opereta, formar animadas, teatro para as infâncias / Classificação: Livre.
27/09, às 19h30, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton: “Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo”, Núcleo Atmosfera (MA) / Gênero: Biográfico e autobiográfico / Classificação: Livre
27/09, às 19h30, no Teatro João do Vale: “Meu amigo Charlie Brown – Tirinhas Musicais”, Encanto Coletivo Cultural (MA) / Gênero: Teatro/ Classificação: Livre.
28/09, às 19h30, no Teatro João do Vale: “A Fábrica dos ventos”, da Trupe Lona Preta (SP) / Gênero: Comédia / Classificação: Livre.
Programação formativa
Pensamentos Giratórios / Debates
15/09, às 17h, no Sede do Boi da Floresta: Pensamento Giratório com a Cia. Burlantins (MG). Mediação: Josiane Silva (MA).
16/09, às 18h, no Cinema Sesc: Roda de Diálogos: Estratégias de Curadoria, Intercâmbio e Difusão Cultural no Palco Giratório com curadores da Rede Sesc de Artes Cênicas.
20/09, às 18h, no Teatro Arthur Azevedo (Salão Versátil): Pensamento Giratório com o Grupo Tá Na Rua (RJ). Mediação: Donny dos Santos (MA).
22/09, às 16h, na Sala Sesc de Exposições: Pensamento Giratório com o Grupo Movidos Dança (RN) Mediação: Luana Souza (MA).
Intercâmbios entre grupos
16/09, às 15h, no Teatro Xama: Intercâmbio entre os grupos – Xama Teatro (MA) e Lapilar Produções Artísticas (RJ).
18/09, às 09h, no Sesc Deodoro: Intercâmbio entre os grupos – O Circo tá na Rua (MA) e La Luna Cia de Teatro (SC).
19/09, às 15h, no Sesc Deodoro: Intercâmbio entre os grupos – Tieta Macau (MA) e Solo de Dança (GO).
Ações de mediação cultural
13 a 28/09, às 15h, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton: Escolas públicas (agendadas)
Saiba Mais
- Cia. Casa do Sol contemplada com o prêmio Myriam Muniz
- Mostra nacional de teatro traz obras inéditas a São Luís
- Biblioteca Pública Benedito Leite promove programação de teatro para crianças
- Festival Palco Giratório abre com musical Leci Brandão
- Os Geraldos e o Cordel do Amor Sem Fim - ou a Flor do Chico em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira