Leitura

Livro orienta como superar o esgotamento mental

Autor best-seller Davi Lago aconselha como lidar com a exaustão emocional.

Evandro Júnior / Na Mira

Atualizada em 18/05/2024 às 12h15
Capa do livro (Foto: Divulgação)

Em meio a um emaranhado de responsabilidades, expectativas, desafios e cobranças, torna-se quase inevitável sentir o peso do esgotamento emocional. Neste cenário turbulento, Davi Lago propõe uma pausa ou, talvez, um freio. ‘Pega leve!’ nasce como contribuição especial: leitura leve, mas não menos profunda, e que pode ser sorvida lentamente.

No cerne da obra publicada pela Editora Mundo Cristão está a mensagem de Jesus – manso e humilde de coração –, explorada por Lago como um antídoto eficaz para os momentos de crise pessoal. O autor destaca a importância de três atitudes recomendadas pelas Escrituras: desabafar, lamentar e chorar.

Desabafar, conforme abordado no livro, é mais do que simplesmente expressar preocupações. É um processo vital para a saúde emocional, comprovado por estudos científicos que destacam a capacidade de reduzir o estresse e fortalecer o sistema imunológico. Davi Lago adverte sobre os perigos de reprimir emoções, que podem levar a consequências graves para a saúde mental e física.

Neste sentido, a lamentação também pode ser um importante aliado. Conforme explica o autor, diferentemente da murmuração, o lamento é a resposta da pessoa fiel a Deus diante das grandes tristezas. Por isso, é considerado uma bênção, e não um pecado. Sobre chorar, ele lembra que o ato ajuda a estabilizar o humor liberando toxinas acumuladas pelo estresse emocional.

Nas páginas deste lançamento, o leitor encontrará, ainda, ensinamentos sobre a importância de cuidar do corpo e criar ciclos de descanso, desenvolver relacionamentos significativos, e cultivar virtudes como a humildade e nutrir a paciência. O autoexame, comumente esquecido, é também apontado nesta obra como fundamental para desenvolvimento do caráter.

Ao lembrar que todas as pessoas estão sujeitas a aflições emocionais, inclusive as cristãs, e que essas aflições não podem ser reduzidas à falta de fé, Davi Lago reforça que os desafios relacionados à saúde mental devem ser tratados com seriedade e responsabilidade. Sobretudo, lembra que em Cristo há sabedoria, força e esperança para se alcançar a integridade emocional e espiritual.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.