COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: Do baú de recordações

E mais: Municípios bloqueados

PH

Atualizada em 29/03/2024 às 08h00
Do baú de recordações desta coluna, este registro dos belos Alain Delon e Estella Blain no Festival de Cannes de 1958

Uma nova Paixão

O resgate da Seleção Brasileira de futebol, única e escassa pentacampeã mundial, da condição de refém de um projeto de poder de viés autoritário, para tornar-se referência de combate ao racismo, merece reacender a paixão de torcedores cidadãos pela amarelinha.

Vítima de ofensas na Espanha, onde o fascismo dominou nas décadas do generalíssimo Franco, o jogador Vini Jr. ajudou a recuperar o perfil construído ainda no primeiro título de Copa, na Suécia, em 1958, quando o escrete do adolescente Pelé, mestre Didi e o caboclo Garrincha calou o preconceito então prevalecente, vencendo as seleções dos brancos.

O atacante do Real Madri ganhou destaque internacional, saindo aplaudido da coletiva de imprensa, ao criticar o fato de, mesmo após 20 denúncias explícitas, flagrados os agressores pelas câmeras de tevê, ninguém tenha sofrido punição, em evidente e inaceitável omissão da polícia e da magistratura.

Em 40 minutos lembrando denúncias sem efeito, o artilheiro precisou interromper a narrativa, sem evitar a comoção de quem sofre duas vezes, ao ser tratado como inferior e ao não sentir-se protegido pelas leis e instituições.

Uma nova Paixão…2

O auge da escalada insana levou a comparações com os macacos, imitando os bandos celerados os gestos e urros de primatas, em triste episódio registrado em Valencia.

Talvez como forma de realinhar-se em perspectiva terapêutica, os madrilenhos manifestaram apoio ao brasileiro, quando foi substituído no jogo de ontem.

Para coroar de êxito a mudança na Seleção Brasileira, dentro do clima de reconstrução, Rodrigo e Endrick levaram o Brasil a reagir diante da Espanha, em amistoso encerrado em 3x3, com duas penalidades ofertadas pela arbitragem aos donos da casa.

A nova seleção caprichou também no visual, ao apresentar-se para cantar o Hino Nacional vestida em uniforme preto ilustrado por uma marca de impressão digital, além de padrões diferentes, sinalizando, também no plano simbólico, o esforço para enterrar de vez o período sombrio de associação com propostas anticivilizatórias.

Grana para as prefeituras

O mês de março termina com saldo positivo para os municípios com relação ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O crédito do último decêndio de março, que cai na conta das cidades, chega 25% maior do que o do mesmo período de 2023: R$ 4,8 bilhões.

Se olharmos para a mesma parcela de fevereiro deste ano, também houve crescimento do Fundo, de 21%. 

Um aumento que significa desafogar as contas públicas dos mais de 5560 municípios brasileiros e permitir o pagamento das contas em dia, como folha de funcionários e fornecedores.

No Maranhão, quase uma centena de municípios sobrevive exclusivamente de FPM.

Grana para as prefeituras...2

Com desconto de cerca de 4% da inflação, o aumento líquido com relação ao ano passado do último repasse de março chega a 21%. O que mostra que o resultado ruim obtido no segundo decêndio de março foi apenas “um ponto fora da curva”.

A queda na taxa básica de juros para 10,75% ao ano, também pode aquecer a economia, melhorar a arrecadação – e com isso, os repasses do FPM.

Essa taxa de juros – a Selic – interfere, principalmente, na compra de bens de maior valor agregado.

Isso vai baratear financiamento de imóveis, de veículos – com maior valor agregado. Ao longo dos próximos meses nós vamos sentir realmente a diferença com aumento do consumo, também nos repasses do FPM.

Municípios bloqueados 

Todos os municípios brasileiros têm direito ao FPM, mas nem todos recebem os valores.

Quem tem pendências burocráticas ou dívidas com a Receita Federal, fica impedido de receber os recursos até que as pendências sejam solucionadas. 

Do Maranhão, felizmente, não consta nenhum município bloqueado de receber recursos federais até 26/3.

No dia de sua posse como desembargador, José Nilo Ribeiro Filho com o advogado Ivaldeci Mendonça Filho

E RELANCE

Honremos o nome do amor

Concordamos com o poeta e cronista Fabrício Carpinejar, quando diz ninguém mata por amor, ainda que tenha sido traído, ainda que tenha sido vilipendiado, ainda que tenha sido enganado.

Ou seja: é uma heresia associar o crime ao amor, é uma mentira juntar crime e paixão.

Crime passional não existe, o que existe é crime covarde, praticado contra quem não consegue reagir ou entender o que está acontecendo.

Não use o sagrado nome do amor indevidamente, conferindo o seu poder de criação a uma sanha de destruição, emprestando a sua fertilidade para a zona mais sombria, turva e estéril do coração.

O amor é um sopro de coragem, um beijo cálido, jamais arrancará o último suspiro de uma vítima indefesa.

Honremos o nome do amor…2

Continua Carpinejar: “Não confunda o amor com o ódio. Muito menos blasfeme que o ódio é a sua nascente ou a sua extensão. Os dois jamais coexistem – escolha a qual senhor vai server”.

O amor prevalece na hora derradeira, não é derrotado pela cólera. E vence no meio da história, antes de o fim ser fim.

Quem ama não mata.  Réus matam por um desamor que já consumia seus dias, muito anterior ao desenlace. Não eram gentis antes, não eram cordatos antes.

Não foram possuídos de repente por uma sede sanguinária, por uma força justiceira. Deram de comer secretamente, gradualmente, em seu interior, ao monstro da desconfiança. Alimentaram-no com as suas próprias almas.

Ciúme e possessividade não vêm do amor, vêm do nojo ao belo, do repúdio ao vivo, da aversão ao espontâneo e às escolhas da existência.

União de brasileiros

O brasileiro está se casando e se divorciando mais.

Dados do IBGE mostram que o país registrou 970 mil casamentos civis em 2022, 4% a mais que no ano anterior.

Mas, por outro lado, o total de divórcios também aumentou em 2022, e a série histórica do IBGE mostra que os casamentos estão durando cada vez menos.

Em 2010, uma união durava, em média, 15,9 anos, em 2022 o número caiu para 13,8 anos.

As uniões homoafetivas cresceram 19,8%. Casamentos entre mulheres são mais frequentes que entre homens. Em 2022, foram 6.632 uniões de mulheres e 4.390 de homens.

Após a Semana Santa

Após a Semana Santa, a Faculdade de Negócios Faene retomará as suas atividades com aulas importantes direcionadas aos alunos dos cursos de MBA. A turma do MBA Gestão do Novo Fundeb, por exemplo, receberá o professor auditor Reginaldo Júnior, que vai falar sobre Auditoria Pública.

Já no dia 18 de abril, o professor Ricardo Carreira vai tratar sobre High Performance para os alunos dos novos MBAs da Faene no geral.

E no dia 23, a professora Núbia Cavalcante abordará Controladoria, Custos e Gestão Financeira para o MBA ‘Negócios em Gastronomia, Bebidas, Eventos e Meios de Hospedagem’.

Canal no exterior

Brasileiros que moram no exterior terão mais uma fonte de informação, cultura e entretenimento para se conectarem com o país. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) lançou a nova TV Brasil Internacional, disponível gratuitamente pela internet.

O canal estará disponível no site e aplicativo da emissora e para 12 países via parabólica digital.

A programação da nova emissora reúne conteúdos já veiculados pela TV Brasil, selecionados e organizados de forma a atender os interesses dos brasileiros residentes no exterior.

A grade de programação está dividida em quatro faixas, que se alternam ao longo do dia para atender aos diferentes fuso-horários.

Canal no exterior...2

A primeira, com foco nos sabores e belezas do Brasil, terá programas de culinária e produções dedicadas à natureza e ao meio ambiente como Sabor e Afeto, Cozinha Amazônica, Meu Pedaço de Brasil e Parques do Brasil.

A segunda faixa, voltada à informação e cultura, inclui a exibição de dois carros-chefes da emissora, o telejornal Repórter Brasil e o Sem Censura, além do premiado Caminhos da Reportagem.

Uma terceira faixa será dedicada às atrações musicais, como Samba na Gamboa, Canto e Sabor e Todas as Bossas.

Já a última será voltada aos programas de turismo e viagens, explorando a diversidade regional e cultural do país, com atrações como Rotas, Bem Bahia e Expedições.

O Repórter PH com o artista Beto Pereira e o ex-conselheiro do TCE e atual secretário estadual de Representação Institucional no Distrito Federal, em Brasília, Washington Luiz de Oliveira

Para escrever na pedra:

“Se você viver tempo suficiente, verá que toda vitória se transforma em derrota”. De Simone de Beauvoir.

 TRIVIAL VARIADO

Nesta data, em 1936, nasceu o escritor e político peruano Mario Vargas Llosa, ao lado de quem viajei de São Paulo a Paris, em 2010, meses antes dele ser o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura.

Desperdício de alimentos: mais de 1 bilhão de refeições vão parar no lixo diariamente no mundo, segundo relatório divulgado pela ONU.

Mercado paralelo: de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, 25% dos celulares vendidos no Brasil são irregulares.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.