Leitura

Livros que ajudam a entender o conflito entre Israel e Palestina

Obras históricas e importantes para quem quer ir além dos noticiários.

Evandro Júnior / Na Mira

Capa de Israel (Foto: Divulgação)

Entender os conflitos entre Israel e Palestina exige um mergulho na história do Oriente Médio. É preciso olhar além do momento atual, estudar mais detidamente o embate, que possui raízes profundas, para formar uma opinião embasada.

Thereza Castro, que se dedica à curadoria de livros e estratégias para o mercado literário, elencou oito grandes obras que exploram de formas distintas um dos conflitos mais antigos da história do mundo, passando pelo desvelar da narrativa do grupo que domina Gaza, o Hamas, por meio das palavras do filho de um de seus fundadores, até a construção e falhas da UNRWA, foco de recentes escândalos: 

A Guerra do Retorno - Adi Schwartz e Einstein Wilf 

Nesta obra, os autores Adi Schwartz e Einat Wilf, iniciam pelo fato de que após a primeira guerra árabe-isralenses cerca de 700 mil palestino foram deslocados, no entanto, diferente de milhares de outros grupos do pós-Segunda Guerra e oriundos de outros conflitos, estes permaneceram como refugiados exigindo assentar-se em Israel. No livro, os autores revelam a origem da ideia do direito de retorno e explicam como a UNRWA, a agência da ONU criada com o objetivo de encontrar solução para estes refugiados, cedeu à pressão política internacional de árabes e palestinos, e gerou um problema permanente de eternos "refugiados".

De amor e trevas - Amos Oz 

Entre a autobiografia e o romance, Oz relata nesta obra a construção da identidade de um país, mostrando os caminhos percorridos por Israel no século XX, da diáspora à fundação de uma nação e uma língua: o hebraico moderno. O autor expõe de forma clara os momentos que levam a declaração do país, trazendo uma reflexão profunda a respeito desta busca como a necessidade histórica de um povo constantemente confrontado com a ameaça de extinção. Em uma narrativa leve, que mostra a construção da identidade de um garoto e uma nação, o autor relembra momentos históricos como a votação  da ONU (Organização das Nações Unidas) que reconheceu o estado de Israel em 1948 e instituiu a resolução 181, que dividia os territórios para israelenses e palestinos, o que foi recusado pelas nações árabes e pelos palestinos, dando sequência a declaração de guerra contra Israel pela Liga Árabe culminando na chamada Guerra da Independência. 

Israel: Uma nação fascinante e incompreendida- Noa Tishby 

Nesta obra, a israelense-americana Noa Tishby traz um guia completo para entender a história de Israel, mostrando o retrato da importância do país, entrelaçando história e trajetória pessoal da autora. Combatendo concepções populares equivocadas, Tishby traz um contexto crítico a controvérsias geradoras de manchetes e um relato íntimo do culturalmente rico Estado de Israel. Uma leitura com linguagem simples e acessível que se torna essencial para todos que desejam conhecer melhor esse pequeno país cercado por tantas polêmicas e opiniões diversas.

Filho do Hamas- Mosab Hassan Yousef

Mosab Hassan Yousef, que esteve recentemente no Brasil para palestrar depois do estouro da atual guerra, conta em seu livro sua surpreendente história de vida. Filho mais velho do xeique Hassan Yousef, um dos fundadores do grupo fundamentalista islamico Hamas, Mosab converteu ao cristianimo e é atualmente uma voz ativa mundialmente no combate ao grupo terrorista, do qual desde criança, fez parte, testemunhando as manobras políticas e militares que contribuíram para acirrar o sangrento conflito no Oriente Médio. Na véspera de seus 18 anos, o jovem movido pela raiva decidiu assumir um papel ativo no combate dentro do Hamas, preso, foi levado a interrogatório e recrutado, auxiliando o serviço interno israelense, após um questionamento profundo do sentido do que havia sido ensinado em relação ao conflito que só trás sofrimento aos dois povos. 

A indústria de mentiras- Ben-Dror Yemini

Em A Indústria de Mentiras, Ben-Dror Yemini faz uma distinção clara entre as críticas legítimas ao Estado de Israel, sem minimizá-las, e as narrativas injustas e em desacordo com fatos históricos, e com as causas que nunca estão de acordo com os fatos históricos, nem com as causas dos conflitos do Oriente Médio. O objetivo de Yemini é afastar as interpretações cheias de erros e confusões que na maioria das vezes tratam os israelenses como vilões por conta de um maniqueísmo ingênuo e precipitado e revelar que existe uma teia muito mais complexa por trás dessa narrativa. O autor pondera que não se trata de simples má intenção, visto que a maioria das pessoas comuns não tem meios para checar fontes e fazer um julgamento justo de temas complexos, mas que por outro lado existe uma máquina de desinformação com a pretensão de manipular a opinião pública. 

Em defesa de Israel- Alan Dershowitz

Apresentando todas as rugas da nação israelense, em uma descrição realista e sem suavização, o autor apresenta a defesa do país em termos do direito de existência, proteção de seus cidadãos e fronteiras, não de suas ações ou políticas de forma geral. O autor argumenta que as acusações, demonizações, boicotes e outros, não auxiliam na almejada paz e não fazem jus a um estado democratico e multiétnico florescente, abrigando cidadãos árabes, mulçumanos, e cristãos com esforços para fornece-lhes, a todos, as melhores condições de vida e oportunidades .  Por fim, o autor pede a todos os críticos que busquem de boa vontade, simplesmente, aplicar os mesmos princípios de moralidade e justiça a Israel que fazem habitualmente com outras nações e povos, nem mais nem menos. 

The Jew is not my enemy-  Tarek Fatah

Nessa publicação, o autor muçulmano liberal explica a base histórica, política e teológica de séculos de amimonisdade muçulmana contra os judeus, quebrando mitos de anos e traça uma histórica de ódio e impacto. Nove anos após o atentado do 11 de Setembro e 60 anos da criação de Israel, o livro mostra que o mundo não está resolvido e que muitas vezes está com divisão psicológica e política entre judeus e muçulmanos. Essa e outras temáticas são tratadas na obra The Jew is noy my enemy (O judeu não é meu inimigo). 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.