COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Antonio Gentil em São Luís

E mais: Sabores na Flor do Samba

PH

EMPRESÁRIO dos mais vitoriosos do Nordeste brasileiro, Antonio Gentil, CEO do Grupo Gentil Negócios, está circulando em São Luís para testemunhar o sucesso dos negócios aqui comandados pelas filhas Glícia e Glênia

Posse de Flávio Dino

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino será empossado nesta quinta-feira no cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

A cerimônia de posse está prevista para começar às 16h e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente, Geraldo Alckmin, além de outras autoridades.

Os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, também foram convidados. Cerca de 800 pessoas devem comparecer à solenidade.

Posse de Flávio Dino…2

Do Maranhão, Dino convidou o Grupo Lamparina, que abrilhantará a cerimônia com música regional do estado de origem do empossado.

Após a cerimônia, às 19h, o ministro vai participar de uma missa de ação de graças na Catedral de Brasília.

Ele dispensou o tradicional jantar oferecido por associações de magistrados a todos os ministros que tomam posse no STF.

Posto na Alema

A Assembleia Legislativa do Maranhão iniciou os preparativos para instalação de um posto de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) e do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) na sede do Parlamento Estadual.

A unidade funcionará no térreo do Palácio Manuel Beckman, ao lado da recepção.

O espaço já está sendo reformado para receber a estrutura que garantirá acesso aos serviços eleitorais e de Justiça.

Posto na Alema…2

A previsão é de que o posto seja inaugurado em 5 de março. Além disso, a estrutura e os serviços oferecidos serão executados por servidores da Casa cedidos para a realização dos atendimentos. Todos passarão por treinamento na próxima semana.

Quanto aos serviços a serem disponibilizados pelo TRE-MA no Parlamento Estadual estão emissão de título de eleitor, cadastramento de biometria, transferências de domicílio eleitoral, solicitação de segunda via ou regularização de pendências.

Quanto aos serviços do TJMA, a parceria foi firmada para ampliar conciliações e mediações.

Sabores na Flor do Samba

A escola “Flor do Samba” promete um desfile de dar água na boca na Passarela do Samba, no Anel Viário, nesta sexta-feira (23).

Com o tema “Maranhão à Mesa: Heranças e Sabores”, criado e desenvolvido pelos carnavalescos Ítalo Fonseca e Marcos Paulo, a escola vai falar sobre a riqueza da culinária maranhense, mergulhando nas tradições gastronômicas, influências europeias, árabes e africanas, frutas vibrantes e doces típicos da região.

Sabores na Flor do Samba…2

A tiquira, bebida típica feita da mandioca, também ganha destaque, envolvendo os espectadores em uma experiência sensorial única.

A escola destaca a importância dos produtores, pesquisadores e chefs que trabalham incansavelmente para potencializar nutrientes, garantir resistência e elevar a qualidade dos pratos.

Desde os agricultores dedicados que cultivam esses sabores, até os pesquisadores inovadores que aprimoram os alimentos, cada etapa é uma jornada de amor pela culinária local.

 

Elly Araújo e André Jardins desembarcaram ontem na cidade para rever os amigos e fazer contatos políticos – este é um ano eleitoral e ele já está em campanha para conquistar seu terceiro mandato de vereador em Presidente Dutra

DE RELANCE

Choro e Plauto

São Luís recebe, nesta sexta-feira, o projeto ‘Sotaques do Choro’, que promove, no Cine Lume, o show do grupo Regional Tira-Teima, seguido da exibição do documentário musical ‘Plauto, um sopro musical’.

‘Sotaques do Choro’ circula por 21 cidades brasileiras realizando apresentações de artistas e grupos locais do estilo, disseminando um intercâmbio entre os amantes deste gênero genuinamente brasileiro, valorizando a cultura de cada região e contribuindo para o legado da história do Choro.

Choro e Plauto…2

Lançado nas salas de cinema em 2023, Plauto, um sopro musical, apresenta a virtuosa trajetória de Plauto Cruz (1929 – 2017), uma das figuras mais renomadas do choro no Brasil.

Mestre da flauta, ele iniciou a carreira na Era de Ouro do Rádio, acompanhando nomes como Ângela Maria, Orlando Silva, Elis Regina, Lupicínio Rodrigues, Carlos Galhardo, Nelson Gonçalves e Sílvio Caldas.

Reajuste salarial

O prefeito Eduardo Braide enviou, em regime de urgência, à Câmara de Vereadores de São Luís, o projeto de lei que garante reajuste salarial para os 50 conselheiros tutelares do município.

Cada profissional passará a receber, mensalmente, 5.075,44. O reajuste é o maior já concedido à categoria em São Luís.

O novo salário representa quase o dobro do atual. O anúncio foi feito à categoria durante uma reunião, realizada na tarde de quarta-feira, no auditório do Palácio La Ravardière, sede da Prefeitura de São Luís.

Jorge Cateb Netto, que continua no estaleiro se recuperando de um acidente doméstico, em encontro recente com os amigos Luiz Campos Paes e José Walter Maciel

Companhia para relaxar

Livros são excelente companhia para relaxar em casa, à beira-mar, no campo ou mesmo enfrentar horas de viagem.

Nada melhor do que mergulhar em páginas cativantes e deixar-se envolver por narrativas que transportam para mundos fascinantes.

Seja você um ávido leitor ou alguém em busca de uma escapada literária ocasional, nossa seleção de “8 livros para devorar no fim de semana” oferece opções para todos os gostos e preferências.

Dos mistérios intrigantes aos romances apaixonantes, cada título é uma porta de entrada para aventuras únicas, capazes de transformar suas horas de lazer em momentos inesquecíveis.

Companhia para relaxar...2

Este guia literário visa atender aos mais diversos apetites, proporcionando uma imersão profunda em narrativas que desafiam a imaginação e tocam a essência humana.

Prepare-se para devorar histórias que transcenderão as páginas e deixarão uma marca duradoura em sua alma de leitor voraz.

“O amor em meio ao dissenso”, de Newton Carneiro Primo; “O dia em que te amei”, de Paula Toyneti Benalia; “Contando Estrelas”, de Luciane Rangel; “A um passo da grandeza”, de  Nuno Paiva; “Todas as vidas de Tati”, de  Vanessa Nascimento; “Obrigado por você existir!”, de Alderico Rodrigues; “D. e o Procurador”, de Fauno Mendonça; “A história de como eu morri”, de J.C. Lydes.

Todos esses livros você vai encontrar na Amazon.

Inclusão social

Com uma iniciativa inspiradora, que encanta e amplia o universo de crianças e adultos, o SESI Maranhão prevê inaugurar este ano mais quatro unidades SESI Indústria do Conhecimento (IC).

Com isso, o Serviço Social da Indústria reafirma seu compromisso com a educação e o desenvolvimento intelectual no estado.

O projeto, que já conta com 25 unidades construídas, não apenas reforça a importância da leitura e do acesso à informação como ferramentas de transformação social, mas também reitera o papel do SESI na promoção da educação de qualidade e na construção de uma sociedade mais crítica e preparada para os desafios do futuro.

As novas unidades SESI Indústria do Conhecimento estão sendo instaladas nos municípios de Paraibano, Passagem Franca, Sucupira do Norte e São Raimundo das Mangabeiras.

Atualmente, com 25 unidades construídas, o projeto realiza mais de 120 mil atendimentos todos os anos.

Para escrever na pedra:

“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem”. Da Bíblia Sagrada - Hebreus 11:1

 TRIVIAL VARIADO

Bolada acumulada: O concurso 2.691 da Mega-Sena pode pagar, hoje, prêmio de R$ 97 milhões para os acertadores das seis dezenas. Até 19h você terá a chance de ficar rico.

O Carnaval ainda não acabou em São Luís. Os desfiles das escolas de samba estão marcados para este fim de semana.


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.