PH: Morgana Storm brilha nos palcos
E mais: Um ano sem o Rei Pelé
Cinebiografia de um casamento
Foi graças a uma sugestão da psicóloga Ana Lucia Albuquerque que ontem varei a madrugada para ver “Maestro”, o novo filme de e com Bradley Cooper, que estreou há poucos dias na Netflix.
É aparentemente uma cinebiografia do compositor Leonard Bernstein, o mesmo Bernstein de quem há alguns anos a Rádio da Universidade Federal aqui do Maranhão não tocava uma nota sequer: era música banal, dizia a diretoria da época, não cabia na programação de uma rádio quase totalmente voltada para a música de concerto.
Bernstein tem lá as suas composições constrangedoras, é fato. Mas, para piorar, ele compunha musicais da Broadway que pouco contribuíam para o status de músico “sério”, dizia-se. Era isso que tornava Bernstein duvidoso aos ouvidos da rádio local e vinha daí essa bizarra lei do silêncio, espécie de cancelamento “modo rádio”, mais por preconceito do que por estética.
Cinebiografia de um casamento...2
Leonard Bernstein foi maestro de grande visibilidade e muitas gravações. Tinha um jeito histriônico de reger, que muitos consideravam, simplesmente, espalhafatoso. Vi Bernstein reger algumas vezes, uma delas a Quarta Sinfonia de Mahler, compositor que ocupa quase sete minutos de “Maestro” com o final da sua Segunda Sinfonia. No filme, todo o gestual de Bradley Cooper é bem semelhante ao de Bernstein. Exagerado? Sim. Mas o resultado em música nunca era menos do que espetacular.
Mas “Maestro” não é nem sobre regência e nem sobre Bernstein. Numa descendência direta de “Cenas de um Casamento” de Ingmar Bergman, é uma cinebiografia, aos pulos, do casamento entre a atriz chileno-estadunidense Felicia Montealegre e o maestro. Quase tudo se concentra nela, os grandes primeiros planos, as cenas de confrontação quando a relação vai caindo aos pedaços, a reconciliação final impulsionada, no filme, pela sinfonia de Mahler.
As músicas de Bernstein inundam a trilha sonora de “Maestro” e os personagens desfilam pelas cenas, sem que se saiba ao certo quem são, a não ser que se conheça (bem) a biografia de Bernstein.
Cinebiografia de um casamento...3
Como um bom roman à clef, “Maestro” talvez faça pouco sentido para quem chega de mãos vazias ao cinema, diante de tantos personagens que parecem piscar o olho para o espectador, como a dizer: “entendedores entenderão”.
Fora do filme, há traços reais deste casamento atribulado, pois houve pelo menos uma ocasião em que Felicia e Bernstein atuaram juntos: foi em 1963, na estreia da Terceira Sinfonia “Kaddish” de Bernstein, para recitante, soprano, coro e orquestra, Felicia como recitante, Bernstein como compositor-regente.
Ao ouvir a sinfonia no YouTube, algo do que se vê em “Maestro” se materializa em som e então ficamos mais próximos destes personagens, sem necessidade de intermediários ou mistérios.
Três aniversariantes
O dia 30 de novembro é uma data muito especial na vida de pelo menos três amigos queridos deste Repórter PH que mudam de idade.
Rosimar Guimarães Salgueiro foi com a família comemorar a data em Buenos Aires.
Nilson Frazão Ferraz preferiu festejar a data no nosso litoral e optou pelos Lençóis Maranhenses.
E o desembargador Froz Sobrinho decidiu ficar mesmo em São Luís.
MEC anuncia mais vagas
O Ministério da Educação (MEC) anunciou, esta semana, a aprovação para a abertura de mais vagas nos cursos de Medicina e Direito em instituições de ensino superior privadas para o ano de 2024.
A decisão atende somente os bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni).
A portaria foi emitida pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) e oficialmente publicada esta semana.
MEC anuncia mais vagas...2
Segundo nota do MEC, a iniciativa tem como propósito evitar possíveis prejuízos nos processos seletivos de algumas instituições de ensino superior que aderiram ao ProUni.
Esta não é a primeira vez que a Seres concede autorização para a expansão de vagas nestes cursos, sendo que a primeira autorização ocorreu em junho. Na última edição do programa, foram oferecidos 276 mil vagas de bolsas, as quais foram disputadas com base na pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A autorização agora concedida já está valendo para a próxima rodada do programa, programada para o início de 2024.
Agora, as universidades privadas não precisarão descontar as vagas destinadas aos bolsistas do ProUni do total de vagas ofertadas pela instituição.
Sobre o ProUni
O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do governo federal que visa viabilizar o ingresso de estudantes de baixa renda em faculdades privadas, oferecendo bolsas integrais ou parciais (50%).
Os critérios de elegibilidade incluem comprovação de renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa para bolsas integrais e até três salários mínimos por pessoa para bolsas parciais.
O ProUni exige a participação em pelo menos uma das duas últimas edições do Enem, com pontuação mínima de 450 pontos na média das notas, sem zerar a redação, e sem ter participado como treineiro no exame.
Continua após a publicidade..
DE RELANCE
Um ano sem o Rei Pelé
A morte de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, completa um ano nesta sexta-feira (29). Aos 82 anos, o Rei do Futebol teve falência múltipla dos órgãos em decorrência de um câncer no cólon.
Quando deu entrada no hospital, ainda em novembro do ano passado, o maior jogador de futebol de todos os tempos foi diagnosticado com uma confusão mental. A equipe médica também confirmou um quadro de anasarca (inchaço generalizado), de síndrome edemigêmica (edema generalizado) e de insuficiência cardíaca descompensada.
Nas redes sociais, o Santos divulgou um vídeo homenageando o maior jogador da história do clube.
Um ano sem o Rei Pelé...2
Com 1.283 gols na carreira, Pelé foi multicampeão por onde passou.
Com a camisa do Santos, o craque conquistou seis edições do campeonato brasileiro, duas da Copa Libertadores da América, duas do Mundial Interclubes e 10 do Campeonato Paulista. Já com a camisa da seleção brasileira, o rei venceu três Copas do Mundo em 1958, 1962 e 1970, sendo até hoje o único atleta a conseguir esse feito.
Em dezembro de 2000, Pelé e Diego Maradona dividiram o prêmio de Melhor Jogador do Século da FIFA (Federação Internacional de Futebol). Originalmente, o prêmio pretendia basear-se em votos em uma pesquisa na internet, mas muitos observadores reclamaram que a natureza da pesquisa teria significado uma demografia distorcida de fãs mais jovens que teriam visto Maradona jogar, mas não Pelé.
Responsável por eternizar a camisa 10, o atleta também recebeu o prêmio da Bola de Ouro, da revista France Football, em sete oportunidades, nos anos de 1958, 1959, 1960, 1961, 1963, 1964 e 1970.
Mortes por dengue
O Brasil bateu recorde de mortes por dengue no ano de 2023. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), revelam que foram 1.079 mortes.
Na série histórica divulgada pela pasta, também com base no Sinan, o maior número de óbitos no período de um ano completo ocorreu em 2022, quando chegou a 1.053 registros.
Em seguida, vem o ano de 2015, com 986 mortes.
Ações Inclusivas
O Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) foi lançado com objetivo de promover condições de equidade que respeitem a diversidade inerente a todas as pessoas, visando à inclusão na educação profissional e a ampliação do acesso ao mercado de trabalho, atendendo aos pilares: pessoas com deficiência, LGBTQIAPN+, Gênero, Geração, Raça e Etnia, assegurando a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Em 2023, os pilares atendidos foram pessoas com deficiência, o público LGBTQIAPN+ e Raça/Etnia, atendendo as demandas de empresas industriais em todo o Maranhão, além de instituições como o Tribunal de Justiça (TJ-MA), o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), entre outros.
O programa foi abraçado também pelo projeto da Casa das Mulheres Pretas do Coroadinho, unindo-se ao Programa Transformação no pilar Raça/Etnia.
Ações Inclusivas...2
Mais de 400 pessoas foram capacitadas no programa, sendo 297 PcD, 97 LGBTQIAPN+, e 25 do pilar Raça/Etnia. Promovendo condições de igualdade e respeitando a diversidade presente no país, o SENAI forma pessoas para o mercado de trabalho incluindo-as com dignidade e mão de obra qualificada.
“É raro ver projetos voltados para o público LGBTQIAPN+ no Maranhão. Essa iniciativa dá uma grande expectativa de conseguirmos um espaço no mercado de trabalho e a nossa valorização, pois já perdi oportunidades por preconceito. Espero agora novas chances para todos nós”, destaca Camila Aguiar, homem trans, aluno de Recursos Humanos do projeto no SENAI CEPT Raimundo Teixeira.
O PSAI tem a parceria de diversas instituições, que encaminham e recebem demandas para o programa. Assim, faz a ponte necessária para abraçar todos os públicos com cursos e capacitações.
Em 2024 a expectativa do SENAI-MA é estender ainda mais o PSAI e ter mais abrangência junto as empresas e parceiros, alcançando resultados ainda maiores de pessoas no mercado de trabalho.
Para escrever na pedra:
“Para que as luzes do outro sejam percebidas por mim devo por bem apagar as minhas, no sentido de me tornar disponível para o outro”. Do escritor moçambicano Mia Couto
TRIVIAL VARIADO
Matéria-prima abundante: empresa britânica desenvolveu combustível de aviação feito inteiramente de dejetos humanos, transformando os resíduos em querosene.
Qualidade de vida: Landais Alzheimer, na França, é uma vila em que todos os habitantes têm demência. O ambiente mantém as pessoas mais saudáveis.
Nesta data, em 1903, nasceu o grande artista plástico paulista Candido Portinari. Em 2013, o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher se acidentou enquanto esquiava nos Alpes Franceses. Ele bateu com a cabeça em uma pedra e sofreu um grave traumatismo craniano.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira