COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: Réveillon nos Lençóis

E mais: Recesso em Brasília

PH

Atualizada em 27/12/2023 às 08h54
Um foco de luz na médica Raissa Braúna Moreira Lima, uma das mais aplaudidas especialistas em oftalmologia do Maranhão

Réveillon nos Lençóis

Um dos locais mais procurados para receber o novo ano, os Lençóis Maranhenses se preparam para a chegada de 2024 com estilo e muita energia.

Os principais resorts da região estão organizando festas da virada que prometem ser inesquecíveis, com muita música boa, diversão e experiências memoráveis.

Localizados em meio à deslumbrante paisagem de Barreirinhas, Atins e Santo Amaro, os resorts se destacam por suas infraestruturas completas e serviços de alta qualidade. 

Eles oferecem uma variedade de atividades e comodidades para garantir uma estadia de alto padrão para quem for aproveitar o Réveillon naquela região paradisíaca.

Na região, os resorts prepararam uma virada de ano única e inesquecível, com uma programação especial que combina a sofisticação do jantar com performances musicais que vão animar a noite.

Livro sobre abelha

Um livro que vale a pena ser lido é “Pesquisas com Abelha Tiúba (Melipona fasciculata) no Maranhão (2012 – 2022)”, de professores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e bolsistas residentes da Fapema/Sagrima/UEMA.

A Tiúba ocupa lugar de destaque dentre as abelhas sem ferrão mais promissoras para produção de mel no Brasil.

É criada em quase todo o Maranhão, principalmente na Baixada Maranhense, apresenta um importante papel ecológico e econômico, como fonte de renda para agricultores e familiares.

Brasil e o Conselho de Segurança

O Brasil deixará de participar do Conselho de Segurança da ONU no próximo domingo.

A volta do país ao colegiado, que dependeria de uma nova eleição, é incerta.

Apesar de todos os esforços do governo Lula por uma reforma no sistema que garanta maior protagonismo ao país, os brasileiros devem passar pelo menos dois anos longe do órgão, para abrir espaço a outros latino-americanos.

Sucessão papal

A idade avançada do papa Francisco, que em 2024 completará 88 anos, deve acirrar as discussões sobre a sucessão no Vaticano – e, com eles, o embate entre conservadores e reformistas.

A recente decisão do Pontífice de autorizar padres a abençoar relacionamentos de casais do mesmo sexo não foi engolida pelo forte e vocal setor mais reacionário da Santa Sé.

Disseminação de ódio

O caso da jovem mineira Jéssica Canedo, 22 anos, que tirou a própria vida após ser exposta a fake news e linchamento virtual na semana passada, trouxe à tona os impactos do cyberbullying (versão eletrônica do bullying) para a saúde mental.

Ataques virtuais se multiplicaram por conta da exposição de conversas, que teriam sido montadas, com o humorista Whindersson Nunes, o que indicaria um relacionamento entre eles – negado por ambos.

Segundo a família da estudante, ela “não resistiu à depressão e a tanto ódio”.

Disseminação de ódio...2

A mãe de Jéssica, Inês Oliveira, dias antes da confirmação da morte, e Whindersson, após o ocorrido, denunciaram páginas de fofoca na internet por disseminarem os boatos, ainda que fossem desmentidos pelas partes envolvidas. Foi o suficiente para que comentários desrespeitosos, dos irônicos aos mais agressivos, tomassem conta das redes sociais, invariavelmente, baseados em mentiras sobre a jovem.

A verdade é que o bullying – potencializado pelo cyberbullying nas últimas décadas – está ligado diretamente a algo que é próprio do ser humano.

A internet facilita o esquecimento de que, do outro lado da tela, também está um ser humano, que precisa fazer um trabalho muito complexo para constituir sua própria identidade e filtrar aquilo que vem de fora.

Moacir Machado fecha o ano com uma grande homenagem recebida da Câmara Municipal de São Luís: a Medalha Simão Estácio da Silveira
Novamente Moacir Machado com a esposa Donizetti e a vereadora Karla Sarney. Ele vai comemorar o recebimento da homenagem no dia 12 de janeiro, com uma recepção no Rio Poty Hotel

DE RELANCE

Recesso em Brasília

Os deputados federais e senadores entraram em recesso parlamentar no sábado e ficarão longe do Congresso até o dia 1º de fevereiro de 2024. Esse é o segundo período de descanso do Legislativo e completa os 55 dias anuais previstos pela Constituição. A primeira parte ocorreu no meio do ano, entre 18 e 31 de julho.

O período de recesso, no entanto, nem sempre é uma folga. Os parlamentares ficam afastados dos espaços físicos da Câmara dos Deputados e do Senado, mas muitos utilizam esse tempo para estreitar os laços com suas bases eleitorais.

Recesso em Brasília...2

O Congresso não fica vazio nas férias de verão. No período de interrupção das atividades parlamentares, uma comissão de sete senadores e 16 deputados funciona para representar as duas Casas, fiscalizar o Executivo, exercer atribuições de caráter urgente e zelar pelas prerrogativas e competências do Legislativo.

Em caso de necessidade de apreciação de algum projeto importante para o país, o recesso pode ser interrompido.

Recesso em Brasília...3

Por ora, as duas Casas têm só alguns compromissos marcados para 2024. Na Câmara, há um único evento na agenda. Em 7 de fevereiro, serão lançadas as seguintes frentes parlamentares: da Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação; da Odontologia; do Apoio ao Empreendedorismo; do Jovem Aprendiz e pela Administração.

Continua após a publicidade..

Já o Senado tem quatro eventos marcados. Dois em 25 de março em razão da comemoração dos 200 anos de fundação da Casa. Em 15 de abril, será promovido ato sobre os 60 anos da ditadura militar no Brasil.

Em outubro, serão comemorados os 80 anos da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino.

Em circulada de fim de ano pelas cidades históricas de Minas Gerais, Luciano Gomes com Márcia Vale e sua irmã Graça Vale

Templo do vinho

Há quem tire férias para conhecer Champagne, na França, ou os parreirais de Mendoza, na Argentina.

Também já fui longe para visitar lugares onde a uva é protagonista, mas não abro mão de uma tradição: todos os anos, reservo alguns dias para prestigiar o Vale dos Vinhedos, no Sul do Brasil.

No ano passado, dei vontade de virar as costas para a região. Foi quando o local estava vivendo uma crise de reputação sem precedentes, com o resgate de trabalhadores em condições análogas à escravidão.

Não foi fácil. A boa notícia é que o vale enfrentou o problema com seriedade, como deve ser, e saiu da crise mais forte.

Benefícios do chá de boldo

O boldo é uma planta originária da África e muito consumida no cotidiano do brasileiro. Também conhecida pelos nome de boldo-africano ou falso-boldo, essa planta pode ser utilizada na forma de chá ou ainda combinada a outras plantas para potencializar os seus efeitos.

De acordo com a Cartilha de Plantas Medicinais, documento da Secretaria de Saúde de Campinas, em São Paulo, o boldo é uma das plantas utilizadas para aliviar sintomas comuns do dia a dia. O chá deve ser feito com as folhas.

As plantas medicinais são geralmente comercializadas secas, embaladas, identificadas pelo nome botânico em farmácias e lojas especializadas. É importante lembrar que o fato de um chá, seja ele fitoterápico ou alimentício, ser natural não significa que não possa fazer mal à saúde do paciente.

Para que serve o chá de boldo

O chá de boldo é conhecido por estimular o fígado, o apetite e melhorar o processo de digestão.

Além disso, a planta é comumente utilizada para aliviar sintomas de azia, desconforto comum em algumas pessoas.

Vale ressaltar que o objetivo das plantas medicinais é ajudar no combate a algum sintoma ou problema de saúde.

Mas os chás não podem ser considerados milagrosos. Se a condição persistir, é importante consultar um médico para investigar a causa dos sintomas e buscar opções de tratamento.

Réveillon na Casa dos Smith promete sucesso

Uma festa da virada com o pé na areia, como na música de Diogo Nogueira, é o que promete o Réveillon na Praia, evento que movimentará a noite do dia 31 de dezembro na Casa dos Smith, na Avenida Litorânea.

Além da conexão direta com o mar, para que todos possam fazer seus pedidos à meia-noite, a programação musical é uma estratégia para atrair a turma jovem, que só quer “pirar” na passagem de ano.

Foram convocados os cantores Henry Freitas e Márcia Fellipe, que serão as principais atrações. Além deles, farão a alegria dos maranhenses os artistas Bruno Shinoda e Allyson Tavares, bem como o DJ Tiago Rodrigues.

A logística do evento ficou dividida em quatro espaços: Arena 1000%, Front Brasil Sports, Lounge Open Bar e Suíte Fenomenal. Os passaportes para todas essas áreas estão sendo vendidos pela Bilheteria Digital e na Box 098 Conveniência, dos produtores Luan Jorge e Kazuo, no retorno da Cohama.

Para escrever na pedra:

“O pensamento positivo pode vir naturalmente para alguns, mas também pode ser aprendido e cultivado. Mude seus pensamentos e você mudará seu mundo”.b De Norman Vincent Peale.

 

 TRIVIAL VARIADO

Após dois anos de resultados positivos, o cenário no país não se mostra animador para 2024 na opinião de analistas, que destacam a previsão de uma colheita de grãos moderada e os sinais de possível descontrole das contas públicas.

No Maranhão, as perspectivas são um pouco melhores, mas a base de comparação é baixa após dois ciclos de perdas no agronegócio.

Hoje é dia de festejar um dos médicos mais queridos desta cidade: o radiologista Márcio Gomes Assub. Ele está mudando de idade e vai comemorar a data na intimidade da família.

Lembranças dolorosas: memórias traumáticas são processadas como experiência presente, diz estudo da Universidade de Yale e do Hospital Mount Sinai.

Ganhou vida nova: menino de 15 anos que nasceu com “metade do coração” recebe ventrículo artificial em São Paulo, em cirurgia inédita na América Latina.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), vai trabalhar para derrubar o fundo eleitoral de R$ 4,9 bilhões para as eleições municipais do ano que vem, definido no relatório do deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP) para o orçamento de 2024. Segundo Pacheco, a quantia é “um exagero”.

Podíamos ter passado 2023 sem influenciadores digitais que se tornaram exemplos de má influência; pizza de sushi com sorvete e outras invencionices; O mundo em guerra outra vez, de novo e sempre – até quando?

Um desejo para 2024: união entre os povos e saúde para todos – e que eu possa cada vez mais estar pertinho da minha família. E não se esqueçam: exercitem o amor, sempre.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.