Fim de ano com leitura

Livros para se emocionar e aprimorar conhecimentos nos dias de recesso

Aproveite o período de descanso para descobrir novas leituras.

Evandro Júnior / Na Mira

Capa de 'Pós-verdade e Fake News' (Foto: Divulgação)

O período de férias é ideal para colocar as leituras em dia. É quando conseguimos aquela merecida pausa na rotina para descontrair, viajar por novos mundos e adquirir conhecimento. Seja qual for o objetivo com a leitura, a lista abaixo tem sugestões para todos os gostos e idades.

Entre memórias emocionantes, retrospectivas de carreira e ensinamentos técnicos sobre diversas áreas, essas indicações garantem momentos proveitosos durante o recesso. 

Jornada do Artista: O despertar da Jornada do Herói e a eterna busca por significado

Neste livro, o renomado roteirista de cinema Steven Pressfield discute como superar a resistência e a autossabotagem para impulsionar a criatividade. Ao longo das páginas, ele revela os passos para descobrir o verdadeiro eu e o autêntico chamado para produzir as obras que nascemos para criar. Uma das revelações mais impactantes é o fato de que a jornada do herói descrita por Joseph Campbell não é um ponto culminante, mas sim o ponto de partida para a jornada do artista. As lutas do primeiro esclarecem nosso propósito e nos fornecem a força e a coragem necessárias para buscar nossos objetivos.

Eu Me Lembro 

Da criança que se mudou em busca de um sonho ao homem que encantou o país com sua arte. Em seu aniversário de quarenta anos de carreira - e cinquenta de vida -, Selton Mello, criador de personagens icônicos do nosso imaginário, convida o leitor para uma conversa engraçada, tocante e muito humana sobre sua trajetória. Com revelações íntimas, o livro apresenta uma viagem por grandes momentos da dramaturgia no Brasil e o percurso de um menino sonhador e obstinado, que oferece agora, em perspectiva, um balanço comovente de sua vida. Com mais de 70 fotos inéditas e um time de 40 entrevistadores muito especiais como Fernanda Montenegro, Matheus Nachtergaele, Larissa Manoela, Paulo José, Lázaro Ramos, Fábio Assunção e Patrícia Pillar.

Pós-verdade e Fake News

Entenda como a pós-verdade e a fake news não são apenas fenômenos contemporâneos, mas estão intimamente ligadas à trajetória da humanidade. Neste livro, o autor trilha um passeio pela História, desvendando como a manipulação da verdade e a disseminação de informações falsas têm sido empregadas por líderes, governos e indivíduos influentes ao longo do tempo. Christino revela como nos tempos atuais – com a ascensão de novos meios de comunicação – a informação é habilmente moldada para articular o comportamento da sociedade e conduzir a narrativa dos fatos. O resultado é um mundo onde as pessoas sabem cada vez menos o que é real e o que é inventado, onde o debate perde valor e onde os mentirosos ganham cada vez mais poder.

Jogo da Imitação - Emoções

Este livro-caixinha® traz 50 cartas e pode ser usado por pais, educadores, psicólogos e terapeutas. Cada carta tem uma emoção, uma situação ou um sentimento para ser mostrado por meio de gestos e movimentos do corpo e/ou da face. É uma forma divertida de vivenciar, experimentar e perceber emoções e sentimentos. Com os desafios aqui propostos, a criança vai conseguir lidar melhor com eles, ajudando a transformá-la em um adulto mais saudável emocionalmente. Além disso, esta obra estimula a atenção, concentração, criatividade, raciocínio lógico, funções motoras, pensamentos estratégicos e muito mais.

Playfulness: Trilhas para uma vida resiliente e criativa

Inspirado nos diversos significados e traduções da palavra “play”, o psicólogo Lucas Franco Freire apresenta respostas às incertezas, contradições e ambiguidades da hipermodernidade, que desencadearam uma onda de adoecimento psicológico dentro e fora do mundo corporativo. Para minimizar o sofrimento, o estresse e toda conotação negativa que o trabalho ganhou ao longo das últimas Revoluções Industriais, o autor convida o leitor a refletir, construir e transformar sua rotina, sua carreira, sua vida, sua comunidade e até o mundo com leveza e criatividade. 

Crítica a Pseudociência em Educação Especial 

Em tese, a alocação de crianças e adolescentes neurodivergentes ou com alguma deficiência no ensino regular é essencial para a promoção dos ideais de inclusão social. Na prática, a precariedade das escolas brasileiras favorece uma lacuna de aprendizagem e limita os avanços desses alunos. Esta é a reflexão proposta pelo Doutor em Educação Lucelmo Lacerda, pesquisador e ativista pelos direitos das pessoas com deficiência, que também é autista e pai de criança autista. 

Conquistando o Sucesso do Cliente 

Este livro não fala sobre como o seu cliente é importante. Isso é o mínimo que se precisa saber. Conquistando o Sucesso do Cliente vai muito além da venda ou do bom atendimento. Ele é uma jornada que vai conduzir você a implementar uma metodologia efetiva, focada em desenvolvimento de contas, retenção de clientes e aumento de receita de forma previsível. E, é claro, em atender muito bem o seu cliente. De dicas simples e eficazes para os desafios da área de customer success, passando por estratégias de carteira até gestão e rentabilidade do seu negócio, este livro vai acompanhar você no seu dia a dia e levar a sua empresa a um outro nível com foco no cliente.

A Tecla SAP do Marketês: Desmistificando a linguagem do Marketing

Toda profissão tem seus jargões e ao longo do tempo constituem quase que uma linguagem própria. Isso acontece naturalmente e facilita a comunicação dentro da comunidade daqueles profissionais. Mas quando eles precisam se comunicar com o público fora dessa bolha, isso pode se tornar uma armadilha. No caso do marketing, apertar a tecla SAP e traduzir a linguagem técnica para o bom e eficiente português é fundamental para estreitar a relação com seu cliente e garantir resultados efetivos. A proposta aqui é exatamente o que diz o subtítulo do livro: desmistificar a linguagem do marketing. É tornar algo tão determinante para o sucesso dos negócios em algo compreensível para o seu cliente.

Segredos de um Repórter: Tudo Aquilo que eu Gostaria que Tivessem me Contado Antes de Enfrentar as Câmeras

Edney Silvestre não sabia nem sequer como segurar um microfone diante das câmeras quando deixou o status consolidado de correspondente e cronista de O Globo em Nova York para, já passado dos 40 anos, encarar o desafio de virar correspondente internacional de uma das cinco maiores redes de TV do mundo. Não foi fácil. Nem sem críticas contundentes, como ele mesmo admite neste livro, que é uma mistura rica e bem-humorada de bastidores de notícias, memórias de tropeções e de acertos em coberturas e entrevistas. Com a mesma audácia que enfrentou a timidez, a dislexia e as dificuldades de fala, Silvestre é um dos grandes repórteres da TV brasileira, tendo coberto desde os horrores dos atentados terroristas do World Trade Center, até percorrido o tapete vermelho do Oscar. Aqui, ele conta, sem restrições, como foi este percurso vitorioso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.