PH: Senac no Salão Nacional do Turismo
E mais: Maranhão leva “arroz de cuxá”
Senac no Salão Nacional do Turismo
O Salão Nacional do Turismo está de volta. Após um hiato de 12 anos sem edições, o evento realizado pelo Ministério do Turismo, retornou ao calendário de promoção de destinos turísticos nacionais e foi realizado de 15 a 17 de dezembro, na Arena BRB, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.
Nesta edição de retomada contou com a parceria do Senac, que ofereceu oficinas gastronômicas regionais ensinando a executar pratos de cada um dos 26 estados e do Distrito Federal que proporcionaram aos visitantes um mergulho nos sabores mais tradicionais do país.
A parceria nasceu do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério do Turismo (MTur), Sesc e Senac, estabelecendo o apoio a realização de ações e/ou eventos de promoção, de fomento e de geração de fluxos turísticos, com vistas a contribuir para o desenvolvimento do Turismo no país, entre outras questões.
Assim, o Departamento Nacional do Senac mobilizou todos os seus Departamentos Regionais para participarem do Salão do Turismo 2023.
Maranhão leva “arroz de cuxá”
O “Arroz de Cuxá” foi o prato escolhido sob a ótica de representatividade do Estado do Maranhão, no contexto da culinária, tornando-se uma guarnição apreciadíssima quando servida com peixes ou frutos do mar, sendo destaque e referência nacional e potencial de mobilização turística.
O instrutor e chef de cozinha do Restaurante-Escola do Senac Maranhão, Samuel Mendes, acompanhado do instrutor Franceildo Silva, ministraram a oficina no dia 17 de dezembro (domingo), das 16h às 17h.
Quem não pode participar do Salão do Turismo 2023 e estiver na capital do Maranhão poderá se deliciar com o Arroz de Cuxá no Restaurante-Escola do Senac, que fica localizado na Rua de Nazareth, nº 202, no coração do Centro Histórico, compondo a esquina de uma das ruas eleitas como as mais bonitas do Brasil.
O estabelecimento funciona de segunda a sábado, das 12h às 15h, com serviço de buffet livre e piano proporcionando música ao vivo.
Rogério Saladino
Continua repercutindo em toda a imprensa brasileira a morte trágica do empresário Rogério Saladino, dono e presidente do Grupo Biosfat, após uma troca de tiros com policiais, em São Paulo.
Ele era namorado da modelo maranhense Bianca Klamt Motta, que chegou a vê-lo morto, estendido no chão com uma perfuração de bala no peito.
Cintia e Fernando Motta desembarcaram em São Paulo, nesta segunda-feira, a tempo de participar do funeral do quase genro, que já estava de casamento marcado com Bianca para o mês de maio do próximo ano.
Sahara Regina Xavier
Chegou esta semana, com um atraso de quase um mês, a notícia do falecimento, em novembro, de Sahara Regina Raduan Xavier, que formou com o saudoso empresário da construção civil Fernando Xavier um dos casais mais fulgurantes da sociedade maranhense nos anos 1970 e 1980.
Paulista de nascimento, Sahara Regina voltou a residir em Bauru (São Paulo) após a morte de Fernando Xavier.
Há muitos anos ela não tinha mais contato com os seus amigos do Maranhão.
DE RELANCE
Combate à desinformação
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) já votou para chancelar a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, às vésperas das eleições de 2022, ampliou os poderes para o combate à desinformação.
A avaliação é de que o texto proíbe apenas o discurso que, “por sua falsidade patente, descontrole e circulação massiva, atinge gravemente o processo eleitoral”.
Continua após a publicidade..
Até ontem, haviam votado os ministros Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia.
Todos acompanharam o voto do relator Edson Fachin, no sentido de chancelar a resolução.
A sessão, que acontece no plenário virtual da Corte, tem previsão de terminar hoje.
Combate à desinformação...2
Os ministros analisam uma ação ajuizada pelo ex-procurador-geral da República Augusto Aras para derrubar trechos da resolução do TSE.
De acordo com Aras, a regra apresenta "sanções distintas das previstas em lei, amplia o poder de polícia do presidente do TSE e alija o Ministério Público da iniciativa de ações".
A Corte já havia analisado um pedido de liminar para a suspensão da resolução.
Na ocasião, por nove votos a dois, o STF decidiu manter o texto sob o argumento de que a medida não configura censura.
Julgamento do mérito
Agora, os ministros analisam o mérito da ação. “Não há - nem poderia haver - imposição de censura ou restrição a nenhum meio de comunicação ou a linha editorial da mídia impressa e eletrônica”, afirmou Fachin em seu voto.
Segundo o relator, a norma questionada visa controlar perfis, canais e contas, cujas publicações possam atingir a integridade do processo eleitoral. Fachin afirmou ainda que a disseminação de notícias falsas "pode ter a força de ocupar todo espaço público".
“A notícia falsa, ou seja, aquela que é transmitida sem a menor condição de embasar uma opinião sobre a sua probabilidade de certeza, desde que tenha aptidão para interferir no processo eleitoral, deve ser combatida”, escreveu o ministro.
Para escrever na pedra:
“Nunca resisto às tentações, porque eu descobri que coisas que são ruins para mim não me tentam”. De George Bernard Shaw.
TRIVIAL VARIADO
No sábado, Maria Fernanda Sarney e Felipe Braga Nogueira Santos reuniram amigos para uma tarde festiva que entrou pela noite comemorando o aniversário dela. No outro salão, Paulinha e Edinho Lobão festejavam a alegria de viver com toda a família reunida.
Outra mesa de habitués de todos os sábados reunia Melina e Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, Cida e José Aparecido Valadão, Eli e Rose Medeiros. Faltaram Thatiana e César Bandeira que foram nocauteados pela Covid-19.
Altas temperaturas: os termômetros podem chegar aos 40°C esta semana em grande parte do País. O Maranhão não está na rota do calor extremo.
Vias nacionais: quase três em cada dez estradas brasileiras estão em situação ruim ou péssima. Excesso de peso no transporte de cargas é uma das causas.
Ensino médio: o MEC pediu a manutenção das 2,4 mil horas de formação básica do ensino médio. Projeto avalia redução para 2,1 mil horas.
Caixa reforçado: a Câmara aprovou medida provisória que restringe dedução do ICMS e elevará arrecadação, em 2024, em até R$ 35 mi.
Levantamento Serasa mostra que 78% dos trabalhadores brasileiros afirmam que pretendem gastar o valor total ou parte da gratificação do 13º salário quitando dívidas (40%) ou no pagamento de contas básicas (24%) ou com as contas de início de ano (16%), como IPVA e IPTU.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira