COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: Encontro de amigos na Feira do Livro

E mais: A guerra do Oriente e as fake news

PH

No lançamento da novela “Sangue no Andrequicé”, de Joaquim Itapary, na Feira do Livro de São Luís, o encontro festivo de três amigos: Elsior Coutinho, Alexandre Lago e o Repórter PH

Municípios na pindaíba

Pelo menos 50% das 217 prefeituras do Estado do Maranhão terão dificuldades para pagar o 13º salário ao funcionalismo municipal.

A queda acentuada no repasse de cotas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é a principal responsável pela seca nos cofres municipais.

Em algumas cidades, os cortes de verba já superam o valor da folha de pessoal e o cenário tende a se agravar.

Os próximos dois meses devem ser de romaria de prefeitos em Brasília na tentativa de evitar o iminente calote nos servidores.

Bolsonaro e popularidade

A visita do ex-presidente Jair Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle a Belém do Pará, na última sexta-feira, mobilizou centenas de apoiadores. O casal foi recebido por uma multidão no aeroporto da capital paraense e de lá acompanhado em carreata até uma churrascaria das maiores e mais movimentadas da capital.

Até os mais fiéis ao ex-presidente ficaram surpresos com a popularidade de Michelle, que, mesmo sem mandato, foi tratada como uma celebridade.

Simpática, a ex-primeira-dama postou vídeos nas redes sociais usando uma bolsa com a palavra “égua” e dançando ao som da cantora paraense Joelma.

Com tanto carinho, Michelle já disse mais de uma vez que não descarta uma candidatura na próxima disputa presidencial.

Medalha de Ouro para Rayssa Leal

Os brasileiros – e os maranhenses em especial – ficaram orgulhosos no fim de semana com o desempenho da atleta de Imperatriz, Rayssa Leal ao ser a 1ª medalhista de ouro da história do skate no Pan-Americano.

Rayssa Leal conquistou a medalha de ouro no skate street, no sábado, nos jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Esta foi a primeira medalha de ouro do Brasil no evento.

A atleta, de 15 anos, se tornou também a primeira medalhista de ouro da modalidade em Pan-Americanos. O skate estreou na competição nesta edição.

A também brasileira Pâmela Rosa ficou com a medalha de prata. O bronze ficou com a americana Paige Heyn.

Medalha de Ouro para Rayssa Leal…2

–        Eu estou muito feliz, muito feliz. Só pela felicidade. Gratidão demais. Mais um pódio, um pódio no Pan – disse a atleta maranhense.

Rayssa contou que pareceu que estava competindo no Brasil, dada a quantidade de brasileiros no eventos:

– Pareceu que eu estava competindo em casa. Parecia que eu já estava na STU. Porque o STU vai ser no Brasil. Então, poder sentir esse calor da torcida, mesmo com o frio enorme que estava fazendo, é muito, muito emocionante pra mim.

A competição aconteceu com a temperatura média de 12ºC. Essa foi a primeira vez que Rayssa competiu no Chile.

Calote contra Alcione

A cantora maranhense Alcione está processando o empresário Vinícius Correa, dono do bar que leva o nome da artista, na Barra da Tijuca, no Rio.

A cantora diz que permitiu o uso de sua imagem mediante participação financeira nos lucros.

No entanto, além de não concordar com a prestação das contas, ela garante que os pagamentos estão atrasados.

Alerta da Sudam

Alerta aos incautos que estão sendo assediados por pessoas inescrupulosas tentando mediar reuniões entre empresas e a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), em troca de vantagem financeira.

O superintendente da autarquia, Paulo Rocha, já caiu em campo para denunciar que se trata de uma fraude.

Rocha afirma que a nova Sudam está aberta ao diálogo com todas as entidades e pessoas que trabalham pelo desenvolvimento da Amazônia, “sem discriminação de cunho ideológico e econômico”. Segundo ele, a intenção é tornar o órgão mais democrático e inclusivo.

Depois de uma longa ausência, o empresário Demócrito Silva e Silva ressurgiu na noite, sábado, formando par romântico no bistrot Grand Cru com a jovem Lohana Pamela Castro

DE RELANCE

A guerra do Oriente e as fake news

São cada vez mais frequentes, nas redes sociais, os conteúdos enganosos envolvendo a guerra entre o grupo terrorista Hamas e Israel. Há desde vídeos antigos ou fora de contexto até alegações falsas circulando como verdades.

Isso faz parte da engrenagem: pelo aspecto emocional, a guerra ativa gatilhos que nos levam a compartilhar o que nos impacta, sem o devido cuidado.

O melhor jeito de não espalhar mentiras é acompanhar a cobertura da imprensa profissional.

Continua após a publicidade..

Se você ainda não se deu conta disso, as fake news também viraram armas de guerra no conflito em curso no Oriente Médio.

Cuidado, porque a desinformação contribui para alimentar o discurso de ódio.

Uma receita de fracasso

Desde que arrumou para si o apelido de “anão diplomático”, por causa da sua hostilidade fútil e mal disfarçada contra Israel, o Brasil só ficou mais anão. Tenta se tornar uma liderança para o Terceiro Mundo, o “Sul Global” e outras miragens, com a pretensão juvenil do Itamaraty em estar sempre contra os Estados Unidos e as democracias bem-sucedidas no mundo.

Não conseguiu, até hoje, liderar nem a Guiné Equatorial – mesmo porque não percebe que o Terceiro Mundo quer ser Primeiro, e quem vive no Sul quer fugir para o Norte.

Agora, depois do massacre de 1,4 mil civis israelenses nos ataques terroristas do Hamas, e fiel à ideia fixa e impossível de ter uma posição “neutra” no conflito, baixou mais um degrau na sua estatura.

Tinha, como presidente rotativo do Conselho de Segurança da ONU, a oportunidade de assumir a condição de país adulto. Tudo o que conseguiu foi um veto – a resposta clássica da diplomacia mundial para propostas inaceitáveis, tolas e malfeitas.

Uma receita de fracasso…2

O Itamaraty afasta o Brasil dos Estados Unidos, da Europa e das democracias que dão certo, social e economicamente; todas elas apoiam Israel.

A política externa atual coloca o Brasil claramente no campo das ditaduras subdesenvolvidas – Cuba, Venezuela, Nicarágua, Angola, Irã, “Palestina” e por aí afora. Falam nos “Brics”; nunca mencionam que os dois únicos países que interessam nos Brics, a China e a Rússia, não estão preocupados em apoiar os interesses do Brasil, e sim no seu entendimento com os Estados Unidos. É uma receita de fracasso.

O que fazer com viagens marcadas

Destino de milhares de brasileiros – centenas de maranhenses – todos os anos, Israel não deverá atrair turistas enquanto a guerra contra o grupo Hamas persistir.

Mas há pessoas com pacotes de viagem comprados antes de o conflito ter começado. Segundo profissionais da área turística, a boa notícia é que quem já havia adquirido as passagens pode cancelar a jornada sem ônus.

Formada por partes de Israel, Cisjordânia e Jordânia, a Terra Santa é um dos locais mais procurados por brasileiros de fé judaica, evangélica ou católica. O recorde de brasileiros na região foi de 62,5 mil em 2018, consolidando o país como o principal emissor de turistas da América Latina.

Após retração de viagens na pandemia, visitas emissões guiadas de cunho religioso voltaram a mobilizar excursões que, além do voo, incluem outros serviços, como hospedagem, traslados e certificados.

O que fazer com viagens marcadas…2

Os consumidores que já adquiriram pacotes ou passagens aéreas estão sendo orientados a entrar em contato com as empresas responsáveis e solicitar reembolso ou geração de crédito, visto que a situação, conforme o Código de Defesa do Consumidor, se enquadra como “caso fortuito ou de força maior, ou seja, foge totalmente da decisão e vontade, seja dos consumidores ou dos fornecedores”, não havendo “razoabilidade para remarcação futura”.

Em casos de dificuldade, é indicado entrar em contato com o Procon municipal da região do consumidor.

Segundo advogados do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a própria pandemia serve de referência para procedimentos a serem tomados em favor dos clientes. – Tanto o Código de  Proteção e Defesa do Consumidor quanto a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) prezam pela segurança.

Uma pessoa com viagem marcada para um lugar que se encontra em guerra tem direito a um cancelamento ou remarcação, assim como ocorreu na pandemia. Neste caso, nem fornecedor nem consumidor têm culpa pelo ocorrido, por isso, é importante que as partes tentem entrar em um acordo.

Georgino Melo Silva fez questão de fazer uma visita ao ex-presidente e seu amigo José Sarney antes de regressar a Florianópolis

Para escrever na pedra:

“A impressão que eu tenho é de não ter envelhecido, embora eu esteja instalada na velhice”. De Fernanda Montenegro, atriz, em vídeo publicado no Instagram, no dia de seu aniversário de 94 anos, na última segunda-feira.

TRIVIAL VARIADO

O preço médio do litro da gasolina caiu pela 8ª semana seguida nos postos de combustíveis do país. É o que mostram dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), divulgados na última sexta-feira.

Novo medicamento: antiviral para a dengue desenvolvido pela Janssen demonstrou pela primeira vez efeito contra o vírus em testes clínicos.

Ranking de pesquisa: lista elaborada anualmente pela Universidade Stanford coloca 1.294 brasileiros no ranking dos cientistas mais influentes do mundo.

Economia nacional: a atividade econômica brasileira teve queda em agosto deste ano, de acordo com informações divulgadas pelo Banco Central.

Direitos humanos: entre janeiro e setembro, auditores-fiscais identificaram 1.871 crianças e adolescentes em alguma forma ilegal de trabalho infantil.

O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) se prepara para mais uma edição do Congresso Brasileiro de Enfermagem, que este ano ocorre em João Pessoa (PB).

Uma grande delegação está seguindo para o estado da Paraíba, para participar das atividades do que é o maior congresso de saúde da América Latina.

Pesquisa sobre fake news: pessoas entre 35 e 44 anos, com educação inferior ao ensino médio, são as que mais compartilham notícias falsas sobre vacinas.

Câmara dos Deputados: com a previsão de arrecadar R$ 20 bi em 2024, a taxação dos investimentos da parcela mais rica da população será votada amanhã.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.