COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Maurício Feijó em agenda com parlamentares

Mais: Torneio Nacional de Robótica

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
Maurício Feijó com os deputados Cleber Verde e Duarte Jr., o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, e o presidente da CNC, José Roberto Tadros

Agenda Institucional

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) participou da entrega da Agenda Institucional do Sistema Comércio aos parlamentares do Congresso Nacional.

O evento que apresentou as propostas e recomendações para o desenvolvimento do país, ocorreu na terça-feira (14), no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília-DF.

No encontro, o presidente da Fecomércio-MA, Maurício Aragão Feijó, entregou o documento aos parlamentares da bancada maranhense, os deputados federais Cleber Verde (Republicanos) e Duarte Júnior (PSB), reforçando a importância desse momento histórico para o Sistema Comércio.

Agenda Institucional…2

Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, destacou o trabalho realizado em conjunto pelo Sistema Comércio para consolidação da agenda.

“São propostas efetivas em favor da liberdade empresarial, da produtividade, da inovação, da atualização da nossa estrutura regulatória e do combate às desigualdades sociais”, explicou Tadros.

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Ciência e Serviços, Geraldo Alckmin e a ministra do Turismo, Daniela Carneiro estiveram no evento, onde também receberam em mãos a proposta.

“O mundo é globalizado, mas o comércio é intrarregional. E é para a América Latina que nós vendemos valor agregado, por isso nós precisamos fortalecer o comércio regional”, reforçou Geraldo Alckmin.

Agenda Institucional…3

Participaram ainda da solenidade, o vice-presidente da Fecomércio-MA, Manoel Barbosa, o superintendente Max de Medeiros, a assessora jurídica, Mônica Matões, além dos diretores regionais do Sesc e Senac no Maranhão, Rutineia Amaral e José Ahirton Lopes.

A entrega da Agenda Institucional do Comércio reuniu todos os presidentes das Federações do Comércio do país e mais de 170 parlamentares, entre deputados federais e senadores.

Comitiva da Fecomércio-MA no evento - Max de Medeiros, Rutineia Amaral, Maurício Feijó, Manoel Barbosa, José Ahirton Lopes e Mônica Matões

Filhos de Boechat serão indenizados

A empresa Libbs Farmacêutica foi condenada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo a pagar uma indenização de R$ 1,2 milhão a Paula e Rafael Boechat, filhos do jornalista Ricardo Boechat, que faleceu em um acidente de helicóptero em 2019.

Os filhos alegaram que a falta de segurança no transporte do jornalista foi o motivo da ação por danos morais.

A Libbs afirmou que não era responsável pelo transporte de Boechat, e sim a Zum Brasil, que organizou o evento. Mas para o juiz Dimitrios Zarvos Varellis, a Libbs Farmacêutica “tinha totais condições de acompanhar mais de perto o processo de contratação da transportadora”.

Filhos de Boechat serão indenizados...2

De acordo com a Aeronáutica, o acidente que vitimou Boechat e o comandante Ronaldo Quattrucci, foi causado pela falta de manutenção, resultando na falha do motor por falta de lubrificação das peças.

A decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo acatou a ação movida pelos filhos do jornalista, Paula e Rafael Boechat. Eles alegaram que a empresa não ofereceu segurança no transporte de Ricardo Boechat, que ministrava uma palestra sobre a situação política do país antes do acidente.

A empresa responsável pela viagem não tinha o certificado da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para o transporte de passageiros.

Quem foi Ricardo Boechat?

Ricardo Boechat foi um renomado jornalista brasileiro, conhecido por seu trabalho em diversas áreas do jornalismo, incluindo rádio, televisão e impresso.

Boechat iniciou sua carreira como repórter em 1970, e ao longo dos anos, trabalhou em diversos veículos de comunicação importantes, como O Globo, Jornal do Brasil e O Estado de S. Paulo.

Quem foi Ricardo Boechat?...2

Em 2006, Boechat se juntou ao grupo Bandeirantes de Comunicação, onde se tornou âncora do Jornal da Band e do programa de rádio "O Pulo do Gato", que se tornou um sucesso entre os ouvintes.

Além de sua carreira de sucesso no jornalismo, Boechat também se destacou como comentarista político e defensor dos direitos humanos.

Ele recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, incluindo o Prêmio Esso de Jornalismo em 1989 e 2001, e o Prêmio Comunique-se em 2017 e 2018.

 

O jornalista Ricardo Boechat, morto em 2019, em acidente de helicóptero

Para poupar com retorno

Com raras exceções, quem trabalha com planejamento financeiro é contrário a chamar a poupança de investimento. Só que a caderneta é, sempre, a aplicação financeira mais citada nas pesquisas que perguntam onde as pessoas guardam dinheiro.

O último levantamento da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) mostrou que a poupança era onde 26% dos entrevistados tinham colocado o que economizaram.

Em seguida, bem depois no ranking, apareceram fundos de investimento (3%) e ações na bolsa de valores (3%).

Para poupar com retorno

A poupança não é uma boa alternativa de investimento porque não faz o dinheiro render o que poderia.

Com frequência, ela perde até para a inflação, fazendo com que os recursos aplicados percam o poder de compra.

Há, no mercado, outras opções com mais rentabilidade e tão ou mais seguras do que a caderneta, que segue sendo escolhida por comodismo ou desconhecimento mesmo.

Conversar com especialistas em investimentos pra fazer render o seu dinheiro é uma saída.

DE RELANCE

Torneio Nacional de Robótica

Já estão em Brasília, mais precisamente no estádio Mané Garrincha, onde participam até o sábado (18/03) do Torneio Nacional SESI de Robótica, 66 alunos e 13 técnicos de robótica das Escolas SESI do Maranhão.

O evento na Capital Federal reúne mais de 2 mil estudantes de todo o Brasil.  

Nesta quinta-feira, as 11 equipes maranhenses iniciam uma emocionante disputa em três grandes competições que integram a temporada 2022-2023 do Festival SESI de Robótica.

As equipes terão que provar diante de uma banca de juízes que os robôs que programaram são capazes de executar bem a sua missão e apresentar alternativas inovadoras para geração, armazenamento, distribuição e/ou consumo de energia.

As equipes maranhenses classificadas no regional de robótica, que ocorreu em fevereiro deste ano, no SESI Araçagi, em São Luís, e que representam o Maranhão na disputa do Torneio SESI FLL em Brasília, são:  Dracarys, Gipsy Danger e The Crew, do SESI São Luís (MA); Robotic’s Angels, do SESI Imperatriz (MA); Smart Team, do SESI Bacabal (MA), e Robotics Alpha, da Escola Municipal Wady Fiquene (Imperatriz-MA), equipe patrocinada pelo SESI.  

 

No Rio, a viúva do dono da Rolex, Nina Stevens, com a carioca Narcisa Tamborindeguy e a top maranhense Surama de Castro

Encontro social no Rio

A modelo, cantora e atriz maranhense Surama se Castro, continua pontificando nos salões elegantes do eixo Rio-São Paulo. Ela fechou, há pouco, seu apartamento carioca e, agora, mora oficialmente na capital paulista.

Semana passada, participou, no Rio de Janeiro, da festa de “welcome” que o empresário Renato Rique (irmão do megaempresário Ricardo Rique) deu em sua linda mansão no Condomínio Jardim Europa, para a viúva do dono da Rolex, Nina Stevens.

Também esteve entre as muitas presenças conhecidas a badalada socialite carioca Narcisa Tamborindeguy

Federações partidárias

Os brasileiros devem reconhecer e apoiar uma nova fase que se inicia na política. O avanço das negociações entre os atuais 22 partidos com cadeira no Congresso visando à criação de mais duas federações (PDT-PSB-SD e PP-União Brasil), a se somarem às três federações atuais, é uma notícia extraordinariamente positiva, com reflexos benéficos em relação ao nosso desenvolvimento econômico e na melhoria da qualidade de vida da população.

Este arranjo reduziria o número dos atuais partidos a cinco federações dotadas de um mínimo de consistência ideológica compartilhada, totalizando 258 deputados.

É o caminho para reduzir o número absurdo de partidos.

Rumo a Las Vegas

Um grupo de maranhenses irá participar da International PizzaExpo 2023, em Las Vegas, nos Estados Unidos, de 28 a 30 de março.

O empresário gaúcho Peterson Secco irá competir em uma disputa de pizzaiolos pelo título de melhor pizza napolitana do evento, seguindo à risca a tradicional receita italiana.

A feira deve reunir 10 mil profissionais do segmento, de diferentes países.

Do Brasil, segundo o Instituto ConPizzas, de São Paulo, devem participar mais ou menos 40 pessoas.

Futebol e paz

Membros da Comissão de Combate à Violência nos Estádios do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG) participaram, na semana passada, de reunião na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro.

Na pauta, ações para combater a violência das torcidas organizadas e facilitar o acesso aos estádios com biometria.

 

O executivo empresarial Benjamin Franklin Alves (foto) está comemorando:  seu filho Bruno já voltou prá casa, após mais de vinte dias na UTI do UDI Hospital, onde submeteu-se à delicado tratamento de saúde

Derivados da maconha

Cresce também pelo Maranhão a pressão nas casas legislativas para a criação de políticas públicas para fornecimento gratuito de medicamentos formulados à base de canabidiol (CBD), em associação com outras substâncias canabinoides, incluindo o tetrahidrocanabinol (THC), derivados da planta popularmente conhecida como maconha.

Há quem diga que a proibição dessas substâncias “é uma mentira”. E que, de fato, elas já são liberadas de forma não oficial para quem tem dinheiro e pode pagar em média R$ 500 por “um vidrinho de 30 ml”.

Segundo essa corrente, o que tem que ser decidido agora é seu fornecimento ou não pelo poder público, já que dizer não a essa posição significa negar esse direito negado à população de classe média para baixo.

E citam, ainda, a judicialização dessas causas, situações em que se a Justiça mandar, o Estado precisa fornecer, e nesses casos ninguém questiona qualquer legalidade.

Eleitores e biometria

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão vai retomar a coleta de dados biométricos em todo o Estado. O programa prevê o retorno por fases.

O processo foi interrompido em 2020, como uma das medidas sanitárias adotadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para conter a covid-19.

Para escrever na pedra:

“Jamais deixe alguém dizer que vocês já passaram do seu auge”. De Michelle Yeoh,  atriz, de 60 anos, falando às mulheres, no seu discurso de vencedora como Melhor Atriz no Oscar 2023

TRIVIAL VARIADO

Na primeira semana de saques da reabertura do Sistema de Valores a Receber, 4,2 milhões de pessoas resgataram R$ 285 milhões de valores esquecidos no sistema bancário.

A cenoura e a beterraba lideraram os aumentos dos alimentos no mês de fevereiro em relação a janeiro. Os dados divulgados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos apontam aumentos na casa dos 40%. 

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizou esta semana atos em vários pontos do País. De acordo com o MAB, o Brasil tem 24 mil barragens, em dezoito estados. Hoje, aproximadamente um milhão de pessoas estariam vivendo próximas a barragens potencialmente perigosas.

O Conselho Nacional da Previdência Social aprovou redução de juros a aposentados e pensionistas. O teto caiu a 1,7% ao ano.

O governo federal vai apresentar nos próximos dias a proposta do novo “arcabouço fiscal”, que será o substituto do teto de gastos. Vamos explicar as novas regras e acompanhar as reações dos diferentes setores econômicos.

Quem andou circulando na cidade na quarta-feira – e foi visto no almoço do Bistrô Grand Cru –, foi Fabrício Trífone, que ao lado da esposa Luciana comanda o Cartório do 2º Ofício de Santa Inês.

Aliás, foram vistos também no almoço do Grand Cru, os empresários Paulo Nagem (dando boas notícias de sua mãe Magnólia, que recentemente se submeteu a uma cirurgia em São Paulo) e Elie Georges Hachem.

Coincidência: os empresários são dois dos oito sócios do Blue Tree Towers Hotel São Luís.

Tiradas de bom humor: o condenado à morte esperava a hora da execução, quando chega um padre à sua cela: – Meu filho, vim trazer a palavra de Deus para você. – Perda de tempo, seu padre. Daqui a pouco vou falar com Ele pessoalmente. Algum recado?

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.