PH Revista: Rosário Saldanha de bem com a vida
Mais: Presença brasileira na #COP27
Eternamente de bem com a vida, Rosário Saldanha é o destaque de capa da edição deste fim de semana do PH Revista. A foto, em que ela exibe o seu melhor sorriso, foi lavrada em Campinas (SP), na festa dos 7 anos de sua neta Manuela, filha do seu filho Gustavo
CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA
----------------------------------------------------
Fadinha no topo
A maranhense de Imperatriz Rayssa Leal, de apenas 14 anos, é campeã da Liga Mundial de Skate. No último domingo, em uma prova acirrada e emocionante até a última manobra fina, ela venceu o Super Crown, como é chamada a etapa final da Street League Skateboarding (SLS), a Liga Mundial de skate, disputada na Arena Carioca 1, dentro do Parque Olímpico, no Rio.
Rayssa começou a primeira etapa com as demais sete finalistas assumindo a liderança, mas em sua segunda volta sentiu dores na região abdominal e não completou sua manobra. Mesmo assim, a maranhense conseguiu seguir na competição.
Rayssa virou a situação, mais uma vez, na última manobra. Pressionada e com muito apoio da torcida no Rio de Janeiro, a jovem skatista cresceu e conseguiu acertar uma grande manobra no maior corrimão da pista, o que rendeu uma nota 7,4. Antes da última tentativa, a Fadinha, como é conhecida, estava em terceiro, mas conseguiu o título.
– Não consigo descrever. A gente vem treinando muito para isso. Eu tinha sonhado três vezes com o título e até que enfim saiu. Um título em casa. Estou super feliz de ganhar isso, ganhar o mundial em casa. Com certeza todo mundo me ajudou muito e eu não tenho palavras para descrever o que eu estou sentindo agora – disse Rayssa, emocionada.
O ex-ministro e ex-deputado federal José Sarney Filho está participando da #COP27, em Sharm El-Sheikh, Egito, representando o governo do Distrito Federal no evento e apresentando as ações de combate às mudanças climáticas que estão sendo realizadas pela da Secretaria do Meio Ambiente do DF.
O Distrito Federal é pioneiro no Brasil nas ações de combate às mudanças climáticas, como a institucionalização, por decreto da Contribuição Distritalmente Determinada, a CDD, perante o Acordo de Paris, com metas locais de redução da emissão de gases causadores do efeito estufa e a criação do Plano Carbono Neutro, que visa zerar as emissões líquidas ao longo da segunda metade deste século.
Combate ao comércio ilegal
Em algumas capitais de estados brasileiros está sendo realizada uma operação conjunta de órgãos do governo estadual e municipal contra a venda de produtos contrabandeados.
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos, além de abordagens, para combater o comércio informal em cidades onde cresce esse tipo de delito.
Em muitas delas, agentes encontraram grande quantidade de produtos falsificados e sem procedência, até mesmo em apartamentos, o que ficou comprovado que os locais serviam de depósito para os produtos comercializados.
Muitos apartamentos, apesar de serem local de moradia, serviam como ponto de reabastecimento e armazenamento das mercadorias para os vendedores ambulantes.
Entre os objetos apreendidos estão roupas, carregadores de telefone, fones de ouvido, óculos de sol, óculos de grau, acessórios para eletrônicos, relógios e brinquedos.
Mourão defende o voto impresso
Eleito senador pelo sistema eletrônico de votação, o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) defendeu ontem a tese de que o Congresso volte a analisar, a partir de 2023, a introdução do voto impresso no sistema eleitoral brasileiro.
O general considera que a ausência da impressão do voto “sempre deixará parcela da população receosa” em relação ao resultado das urnas.
Mourão avalia positivamente a nota divulgada na sexta-feira pelas Forças Armadas, em que os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica defendem a liberdade de manifestação, mas condenam “eventuais excessos”.
PEC da Transição é adiada
A proposta de emenda à Constituição (PEC) da Transição, que visa garantir a continuidade do pagamento do Auxílio Brasil de R$ 600 por mês em 2023, será desenhada até o feriado e concluída na próxima quarta-feira.
O prazo ficou mais elástico do que o previsto porque os líderes dos partidos aliados ao presidente eleito, Lula da Silva, pediram mais tempo para fazer ajustes na PEC.
A ampliação do prazo, confirmada pelo ex-governador do Piauí e senador eleito Wellington Dias (PT), teve relação com a pressão do mercado financeiro, após o discurso de Lula a respeito da necessidade de gastar mais com programas sociais em detrimento da austeridade fiscal.
PEC da Transição…2
Parlamentares entenderam ser melhor esperar mais tempo antes de enviar o texto ao Congresso.
A PEC pretende retirar até R$ 175 bilhões do teto de gastos em 2023.
Um dos pontos que está sendo negociado é se o Auxílio Brasil, que voltará a ser chamado de Bolsa Família, será retirado por vários anos ou de forma permanente.
DE RELANCE
Finalistas do Prêmio Oceanos
Quatro autores brasileiros estão entre os dez finalistas do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa 2022: Micheliny Verunschk, com o romance O som do rugido da onça; Maria Fernanda Elias Maglio, com os contos Quem tá vivo levanta a mão; Ana Martins Marques, com o livro de poesia Risque esta palavra; e Tatiana Salem Levy, com Vista Chinesa.
Na corrida estão também os portugueses Alexandra Lucas Coelho, com o livro de crônicas Líbano, Labirinto; a escritora Djaimilia Pereira de Almeida, que nasceu em Luanda, concorre com o romance Maremoto, e o escritor José Gardeazabal com o romance Quarentena – Uma história de amor.
A este rol juntam-se os moçambicanos João Paulo Borges Coelho, com o romance Museu da Revolução; Pedro Pereira Lopes, com os contos O livro do homem líquido; e Teresa Noronha, com o romance Tornado.
A lista de finalistas foi anunciada na manhã de ontem pelo Oceanos e pelo Itaú Cultural. No total, concorrem ao prêmio dois livros de contos, um volume de crônicas, outro de poesia e seis romances.
Finalistas do Prêmio Oceanos…2
Os dez autores selecionados irão participar de uma série de eventos no Brasil, em Moçambique e em Portugal. No Brasil as sessões terão lugar na Livraria da Travessa de Pinheiros, em São Paulo, e na sua congênere do Leblon, no Rio de Janeiro. Em Portugal será também a Livraria da Travessa de Lisboa a anfitriã.
Pela primeira vez na história do prêmio, os três vencedores vão ser anunciados em Moçambique, dia 9 de dezembro. O evento, que se realiza em Maputo, vai ser transmitido em tempo real pelo canal YouTube do Oceanos.
Continua após a publicidade..
O evento servirá também para a assinatura de um Memorando de Entendimento com o Ministério da Cultura e Turismo de Moçambique.
Finalistas do Prêmio Oceanos…3
O prêmio Oceanos tem o valor de 120 mil reais (cerca de 23 mil euros) para o vencedor, 80 mil reais (cerca de 15 mil euros) para o segundo classificado, e 50 mil reais para o terceiro (quase dez mil euros).
Durante este mês, um júri final avaliará as dez obras selecionadas para escolher os três vencedores.
O júri é constituído pelos brasileiros Cristhiano Aguiar, Guilherme Gontijo Flores, Joselia Aguiar e Júlia de Carvalho Hansen; por Artur Bernardo Minzo, de Moçambique; e pelas portuguesas Ana Cristina Leonardo e Helena Vasconcelos.
Tiradas de bom humor
O chefe pergunta ao empregado: – Você acredita em vida após a morte, João?
E o funcionário responde: – É claro que não, pois nunca alguém voltou para provar que está lá do outro lado.
E o patrão diz: – Que estranho!
– Por que estranho?
E o chefe responde: – É que o seu pai esteve aqui no escritório uma hora depois de você sair mais cedo para ir ao enterro dele.
Um Oscar pela paz
O ator, produtor e diretor de cinema Sean Penn, vencedor de dois Óscares de melhor ator, em 2003 e 2008, pelos papéis nos filmes Mystic River e Milk, respectivamente, aproveitou a mais recente visita à Ucrânia para presentear Volodymyr Zelensky com uma das suas estatuetas.
Na terceira visita realizada pelo ator ao território ucraniano, desde a invasão das forças russas em fevereiro, Sean Penn decidiu ceder provisoriamente uma das suas estatuetas como “símbolo de fé na vitória”, refere a legenda do vídeo partilhado nas redes sociais do Presidente ucraniano.
“É apenas uma tolice simbólica, mas se souber que isto está aqui convosco, então vou sentir-me melhor e mais forte para as lutas”, disse Penn, no vídeo partilhado pelo gabinete de Zelensky.
A sorte está lançada
Supostamente, Júlio César pronunciou a célebre expressão Alea Jacta Est ao cruzar o Rio Rubicão à frente das temidas legiões romanas, na fronteira com a Gália. A sorte estava lançada, na tradução não muito precisa do latim, mas eternizada ao longo dos séculos.
Pois o Rubicão foi o Tite no começo da semana, quando anunciou os 26 convocados para a Copa do Catar.
Agora, não haverá mais ponto de recuo. Ainda pode acontecer uma lesão grave, eu sei. Cortes são comuns na história da Seleção. A diferença é que, desta vez, o período até a bola rolar é curto. Pouco mais de duas semanas.
Com alguma imaginação, sim, a sorte de Tite está lançada. A dele, a nossa, a de um país inteiro. É com estes 26 que ele fará a sua aventura no deserto.
Tremendão Erasmo Carlos tem show confirmado para São Luís no dia 16 de dezembro, no Multicenter Sebrae. A produção local é da cantora Flávia Bittencourt
“O Rei do Gado” está de volta
Sucesso da teledramaturgia exibido originalmente entre junho de 1996 e fevereiro de 1997, O Rei do Gado, novela de Benedito Ruy Barbosa, está de volta à TV Mirante no Vale a Pena Ver de Novo.
Com direção-geral e de núcleo de Luiz Fernando Carvalho, a novela marcou época e já foi vendida para mais de 30 países, colecionando prêmios nacionais e internacionais.
A trama acompanha a história do romance entre o rico dono de terras Bruno Mezenga (Antonio Fagundes) e a boia-fria Luana (Patricia Pillar), descendentes de duas famílias rivais de imigrantes italianos, os Mezenga e os Berdinazi.
Com grande elenco, o folhetim também contou com nomes como Raul Cortez, Tarcísio Meira, Eva Wilma, Vera Fischer, Letícia Spiller e Leonardo Brício, além de ter revelado talentos, marcando a estreia na TV de Marcello Antony, Caco Ciocler, Emílio Orciollo Netto e Lavínia Vlasak.
Documentário sobre Armstrong
Pouco mais de um mês após o lançamento de Sidney, que explorou a vida e o legado do astro do cinema americano Sidney Poitier, a Apple TV+ se volta para outro grande ícone negro dos EUA no século passado, o “pai do jazz” Louis Armstrong (1901-1971).
Lançado no dia 28 de outubro, o documentário Louis Armstrong – Black & Blues promete jogar nova luz sobre a biografia do artista, graças à utilização de gravações caseiras inéditas e outros materiais exclusivos, que ilustram como Armstrong era em sua vida cotidiana, longe do escrutínio do público ou da imprensa.
Documentário...2
“Com o total apoio da Louis Armstrong Educational Foundation, os cineastas tiveram acesso a um tesouro composto por materiais de arquivo raros, incluindo centenas de horas de gravações de áudio, filmagens, fotografias, diários pessoais e uma vida inteira de coisas efêmeras para uso exclusivo no primeiro documentário significativo dedicado inteiramente à vida de Armstrong”, adiantou o material de divulgação da obra, disponibilizado à imprensa pela Apple TV+.
A montagem, com direção de Sacha Jenkins (de Wu-Tang Clan: Of Mics and Men), costura esses áudios e filmagens com trechos de textos escritos por Armstrong interpretados pelo rapper Nas; depoimentos antigos sobre o músico, dados por nomes como Wynton Marsalis, Miles Davis e Leonard Bernstein; além de imagens de arquivo ilustrando diferentes épocas da carreira do artista.
Para escrever na pedra:
“Se sou amado, quanto mais amado mais correspondo ao amor. Se sou esquecido, devo esquecer também... Pois amor é feito espelho: tem que ter reflex”. Do poeta chileno Pablo Neruda, Prêmio Nobel de Literatura
TRIVIAL VARIADO
Ilse Rangel, a Fofa, aumenta os seus domínios internacionais na noite de hoje com a realização do Fofa Fest, na cidade de Porto, no norte de Portugal. Algumas dezenas de brasileiros, incluindo muitos maranhenses, foram prestigiar a festa.
Vale destacar que a comunidade maranhense – e brasileira de um modo geral – é muito grande naquela que muitos consideram a mais bela cidade portuguesa.
Com produção de João Marcelo Sá, o cantor Pandha se veste de Elvis Presley na noite de hoje e faz tributo ao famoso astro do rock norte-americano, a partir das 21h, no Illa Gastro Bar, no Calhau.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira