
SÃO LUÍS - A exposição ‘Boi brinquedo – carcaça, bordado e miolo’, será lançada nesta quinta-feira (1º), em comemoração ao 16º encontro de miolos de bumba meu boi, na Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH), localizada na rua Portugal, Centro Histórico de São Luís, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. O projeto é uma parceria da FUMPH com a Associação Folclórica Flor do Sertão, que é responsável pelo tradicional Encontro de Miolos que ocorre sempre na segunda sexta-feira do mês de julho. O acesso será em grupos de até cinco pessoas.
Leia também:
Bumba Meu Boi: Artesã eterniza cultura maranhense em biscuit
Tradicional encontro do Dia de São Marçal é cancelado novamente
Já tradicional no calendário cultural de São Luís, o Encontro de Miolos do bumba meu boi do Maranhão é um evento que visa valorizar e mostrar uma das mais brilhantes figuras do folguedo do Bumba meu boi, o “miolo”, pessoa encarregada da nobre e trabalhosa tarefa de incorporar o personagem -tema da manifestação, dando vida e movimento ao artefato, o boi brinquedo.
A exposição que reunirá 16 bois brinquedos e filmes sobre o tema, ilustrará um pouco sobre esse universo escondido que narra importantes histórias, memórias, saberes, crenças, e simbolismos dos grupos sociais que encontram na manifestação um reflexo da sua identidade.
A exposição estará aberta ao público até o dia 30 de julho. Além disso, no dia 9 de julho, às 20h, a Associação Flor do Sertão realizará uma live solidária pelo canal da associação no YouTube, com o intuito de ,manter vivo o potencial das tradições populares e de dar visibilidade especial a figuras imprescindíveis na celebração do bumba meu boi.
Saiba Mais
- Novilho de Paris encanta franceses e o resto do mundo
- VÍDEO: homenageando o Boi de Santa Fé, escola de Joinville (SC) vence festival nacional e exalta cultura maranhense
- Jhonatan: bumba meu boi com informalidade nas redes sociais
- Boi Famosão de Humberto de Campos e Cia Barrica agitam o Arraial do Ipem
- Boi do João Paulo embala a Ilha ao som das matracas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira