#TBT junino

Saudades do São João? Relembre como foi a temporada junina de 2019 no Maranhão

Arraiais e <i>shows</i> movimentaram o São João do Maranhão no ano passado; veja como foi.

Adriano Soares / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Boi de Nina Rodrigues na temporada junina de 2019. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

SÃO LUÍS – A temporada junina, sem dúvida, é uma das épocas do ano mais esperada pelos maranhenses. Este ano, devido a pandemia do novo coronavírus, o mês de junho não será de festa, como tradicionalmente, nos arraiais espalhados pelos quatro cantos de São Luís. Mas, nem por isso, o público vai deixar o período passar despercebido.

Leia também:

Governo do Maranhão não descarta festejos de São João ainda em 2020

#TBT junino

Em 2019, a temporada junina foi muito movimentada na capital maranhense. Arraiais, em vários formatos, arrastaram multidões aos terreiros de louvação a São João, São Pedro, Santo Antônio e São Marçal, os quatro santos juninos.

Muita alegria, cores, ritmos, história e tradição marcaram o São João do Maranhão em 2019. Além dos grupos de bumba meu boi, cacuriá, tambor de crioula e dança portuguesa, grandes atrações nacionais também marcaram presença na temporada junina maranhense no ano passado, como Alceu Valença e Elba Ramalho. “Ai, Gabi… só quem viveu sabe.”

O Imirante.com marcou presença nos principais arraiais da capital maranhense no ano de 2019. Durante 16 dias, o Arraial do Ilha, localizado na Praça de Eventos do Shopping da Ilha, se transformou no arraial indoor mais arretado da cidade. Vários grupos de bumba meu boi e outros ritmos animaram o grande público que, além de realizarem suas compras no shopping, também acompanhavam com todo conforto e segurança a programação no grande tablado montado no centro da praça.

O evento foi uma parceria entre o Shopping da Ilha e Grupo Mirante.

Veja algumas fotos do Arraial do Ilha 2019:

Cíntia Araújo comandou a transmissão, ao vivo, do Arraial do Ilha no Imirante.com. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Boi de Nina Rodrigues se apresentando no Arraial do Ilha em 2019. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Cacuriá de Dona Teté no Arraial do Ilha 2019. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Dança Portuguesa Raízes de Portugal no Arraial do Ilha 2019. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

Arraial da Praça Maria Aragão

Outro grande arraial, em 2019, foi o da praça Maria Aragão, no Centro de São Luís, promovido pela Prefeitura e Governo do Estado. Por lá, uma grande estrutura foi montada para receber o público que chegava cedo para não perder nada da programação durante os 17 dias de festa.

Continua após a publicidade..

Além de um grande tablado montado no centro da praça Maria Aragão, onde grupos juninos se apresentavam, um palco fixo recebia, alternadamente, outras atrações e os grandes shows. Ao total, foram mais de 100 atrações. O Imirante.com transmitiu parte da programação do arraial, ao vivo.

Veja algumas fotos do Arraial da Maria Aragão 2019:

Boi de Guimarães no Arraial da Maria Aragão em 2019. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Boi de Morros no Arraial da Maria Aragão em 2019. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Elba Ramalho no Arraial da Maria Aragão em 2019. (Foto: Divulgação / Prefeitura de São Luís)
Alceu Valença no Arraial da Maria Aragão em 2019. (Foto: Divulgação / Prefeitura de São Luís)

Arraial Energia do São João

E quem disse que no Maranhão o São João acaba em junho? A prova disso, em 2019, foi o Arraial Energia do São João, promovido pela Equatorial Energia e Octop Entretenimento, que estendeu a temporada junina por mais três semanas do mês de julho. O arraial foi realizado no Ceprema, no tradicional bairro da Madre Deus, coração de São Luís.

Por lá, com chuva ou sem chuva, os grupos folclóricos se apresentaram, trazendo muita alegria e emoção ao público que não arredava o pé até a última atração subir ao palco.

Durante os nove dias de programação do Arraial Energia do São João, o Imirante.com transmitiu tudo, ao vivo, para quem estava em outra cidade ou teve alguma impossibilidade de ir ao Ceprama.

Veja algumas fotos do Arraial Energia do São João 2019:

Boizinho Barrica no Arraial Energia do São João 2019. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Boi Encanto do São Cristóvão no Arraial Energia do São João 2019. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Boi da Floresta no Arraial Energia do São João em 2019. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Cacuriá de Dona Teté no Arraial Energia do São João em 2019. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

E 2020?

O momento é de extremo cuidado com a saúde e medidas de prevenção e combate contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Cada um fazendo sua parte, em breve, poderemos voltar a nos encontrar para dançar e se divertir no São João do Maranhão.

Mesmo diante da pandemia, o governo do Maranhão não descartou a possibilidade de realização do São João ainda em 2020. Em entrevista ao G1 Maranhão, o secretário de Cultura, Anderson Lindoso, disse que os festejos ainda contam com orçamento, mas ressaltou que a realização ainda depende da queda no número de mortes e casos de Covid-19.

"Não descartamos o São João fora de época. Tudo depende da conjuntura. É uma expectativa. A prioridade agora é a saúde. Se não for possível, o orçamento pode ser usado para outras áreas culturais ou do governo. Bem triste o cancelamento porque é uma festa tradicional e vai muito além do arraial. Tem toda uma história. Vamos fazer concursos e documentários para movimentar esse período, sem deixar a possibilidade de fazer o São João fora de época", afirmou o secretário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.