Bem-estar

Cuidando do corpo e da mente com a acroyoga

A atividade combina movimentos de yoga, acrobacias circenses e técnicas de massagem thaylandesa.

Anderson França / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46

SÃO LUÍS – Movimentos circenses e atividade física combinadas para favorecer o bem-estar do corpo e da mente. A acroyoga é uma modalidade que, a cada dia, conquista mais e mais adeptos pelos benefícios proporcionados ao praticante. Em São Luís, o grupo acroyoga, instruído pela fisioterapeuta Jéssica Mendes, escolhe a orla marítima da Litorânea como espaço para trabalhar força física e relaxar coma brisa da praia.

Foto: Divulgação / Acroyoga SLZ.

A fisioterapeuta, que é professora de pilates, descobriu a acroyoga há sete meses e desde então tem se especializado no conhecimento das técnicas. “A modalidade já é mundialmente conhecida. Desde que conheci os exercícios, busquei fazer imersões de treinamento para poder replicar o conteúdo aprendido e aumentar o número de praticantes”. O método da acroyoga funciona em uma espécie de rede. Quem recebe o treinamento, fornece capacitação para as pessoas iniciantes. A formação é gradual e, aos poucos, o praticante aprende novos movimentos de acroyoga, sempre respeitando o condicionamento físico de cada um.

Aliás, respeito e confiança são qualidades que representam bem esta modalidade. Os movimentos - executados em dupla, trio ou em grupo - envolvem não apenas força física, mas, sobretudo, oferece amparo aos praticantes para que não haja nenhum imprevisto. A prática é feita com três elementos fundamentais: a base, o voador e o anjo. “A base dá sustentação para os movimentos acrobáticos, o voador executa as posturas no ar e o anjo, peça essencial, cuida de quem está praticando para que não aconteçam machucados ou imprevistos”, explica Jéssica.

Foto: Divulgação / Acroyoga SLZ.

Misturando movimentos tradicionais de yoga, acrobacias circenses e técnicas de massagem thaylandesa, a atividade tende a se popularizar. Da yoga tradicional, as posturas (asanas) que trabalham a respiração e o equilíbrio emocional; do circo, as acrobacias exigem força física e flexibilidade; e, para relaxar a musculatura, o praticante recebe massagem thaylandesa. Jéssica Mendes esclarece que “a acroyoga proporciona ganho de força muscular, aumento da flexibilidade, consciência corporal, autoconfiança, equilíbrio e sensação de bem-estar”. A prática é recomendada para crianças, adultos e idosos, mas, como toda atividade física, o praticante que queira aderir à acroyoga precisa consultar o médico para saber se está apto.

Foto: Divulgação / Acroyoga SLZ.

A atividade na praia chama atenção. Os banhistas, curiosos, são convidados a experimentar posições diferentes do exercício. “Mesmo quem nunca praticou, se dá bem. Às vezes, as pessoas chegam com certo receio, mas, depois de praticar a primeira vez, perdem o medo”, conta a fisioterapeuta. Os encontros ao ar livre ocorrem mensalmente, no entanto, duas vezes por semana, a instrutora recebe os alunos em uma academia para exercitar corpo e mente. Para saber mais sobre as atividades de acroyoga, a fisioterapeuta criou um perfil no Instagram onde compartilha fotos e dá detalhes sobre esta prática em expansão.

Foto: Divulgação / Acroyoga SLZ.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.