Após o Oscar

Brown chega a Salvador e é recebido com festa

'Carlinhos é um orgulho', disse emocionado o pai do percussionista.

Gabriel Gonçalves e Rafaela Ribeiro/G1

Atualizada em 27/03/2022 às 12h25

SALVADOR - O cantor e compositor baiano Carlinhos Brown desembarcou no aeroporto de Salvador na manhã desta terça-feira (28), cinco dias depois de deixar a capital baiana para tentar trazer ao Brasil a estatueta do Oscar com a canção do filme "Rio". Brown foi recebido com festa de fãs, amigos e familiares, além de integrantes da Orquestra Pracatum, projeto social que mantém no bairro do Candeal, na capital baiana.

"Outras oportunidades virão. Não foi uma injustiça [o resultado do Oscar]. Tudo o que acontece é resultado do nosso trabalho, então vou continuar trabalhando. As portas vão continuar abertas", disse Carlinhos Brown.

“Como intérprete de cultura brasileira, eu estou muito contente. Acho que é um bom lugar para se chegar, já que esse lugar mexe tanto com as pessoas. Estou me preparando, estudando mais porque afinal a oportunidade é estar em Hollywood, é estar no meio dos grandes artistas", completou o artista, parceiro de Sérgio Mendes na composição da música "Real in Rio". O prêmio de melhor canção original ficou com "Man or muppet", tema de "Os muppets".

Um dos fãs que aguardavam ansiosamente pela chegada de Brown era o senhor Renato Farias, mais conhecido como "Seu Bororó", pai do músico. "Carlinhos é um orgulho", comemorou emocionado.

A festa foi ampliada pelos batuques de 50 percussionistas do Pracatum, comandados pelo maestro Jair Rezende.

"É até difícil expressar em palavras o que estou sentindo. Estamos aqui para dar as boas-vindas a Carlinhos através da música porque pelas palavras a gente não consegue expressar o que está sentindo", disse o maestro.

Otimismo

Passado um dia da cerimônia do Oscar, ocorrida na noite de domingo (26), no Hollywood and Highland Center, em Los Angeles, Estados Unidos, Carlinhos Brown afirmou que o momento é para "comemorar" e que não irá desistir de levantar a estatueta mais famosa do cinema. Ele concedeu entrevista para a repórter Patricia Nobre, da TV Bahia. A emissora, afiliada da Rede Globo, mandou uma equipe para acompanhar a entrega do Oscar em Los Angeles.

Brown é um dos autores da música "Real in Rio", junto com Sérgio Mendes, que ficou emsegundo lugar na categoria 'Melhor Canção Original', atrás de "Man or muppet", tema de "Os muppets". Foi a única participação brasileira este ano na premiação.

Continua após a publicidade..

"Eu até esperava ganhar o Oscar, mas eu ganhei tanto carinho e foi uma coisa mundial. Ontem eu até me achei, viu, minha gente, sentado perto do George Clooney, de Brad Pitt, de Angelina [Jolie]. Eu devo realmente priorizar o meu aprendizado, melhorar a minha capacidade de compreensão com a música, de comunicação e, quem sabe, eu possa levantar esse caneco. Tem gente que leva 30 anos", afirmou.

O cacique baiano, considerado atualmente um dos nomes mais inventivos da música brasileira, deve desembarcar no Aeroporto Internacional de Salvador por volta das 8h de terça-feira (28). Ele será recepcionado por cerca de 50 crianças do projeto de formação musical criado por ele, o Pracatum.

Na despedida dos Estados Unidos, Brown contou ainda que a perda do prêmio reservou aos autores da composição "um segundo lugar honroso" e disse que irá trabalhar para "agradar a Academia" [ de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood]. "É importante, é. Então, eu preciso trabalhar mais para agradar a Academia. O que eu posso dizer é que eu sou muito vitorioso por ser brasileiro, por ter nascido em Salvador, na Bahia. Vou dizer como o Obama diz: nós podemos. E nós podemos sim!", relatou.

Oscar

As chances eram boas, já que "Real in Rio", música que Sergio Mendes e Carlinhos Brown fizeram para a animação "Rio" tinha apenas mais um concorrente na categoria de melhor canção original. Mas o prêmio foi para "Man or muppet", tema de "Os muppets", e a participação brasileira na lista de vencedores não foi inaugurada. "Não foi dessa vez, mas valeu. Estou feliz de estar aqui", declarou Carlinhos Brown após o resultado.

Composta por Sergio Mendes, Carlinhos Brown, John Powell, Mikael Mutti e Siedah Garrett, a música é interpretada por Jesse Eisenberg, Jamie Foxx, Anne Hathaway, George Lopez e Will.i.am, músicos e atores que emprestaram suas vozes para os personagens.

Antes de Sergio Mendes e Carlinhos Brown surgirem agora como representantes do Brasil no Oscar, a nossa mais recente aparição na cerimônia tinha se dado na edição do ano passado: “Lixo extraordinário” (2009) concorreu na categoria melhor documentário.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.