São João

Festança do Boi da Lua abre, hoje, o São João em São Luís

Festejo ocorre hoje, às 21h, nos salões e jardins externos do São Luís Pestana Resort Hotel.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h54

SÃO LUÍS - O traje deverá ser inspirado nas fantasias dos brincantes do bumba meu boi do Maranhão, com uma pitada de glamour. Na Festança do Boi da Lua, que ocorre hoje, às 21h, nos salões e jardins externos do São Luís Pestana Resort Hotel (Calhau), o difícil é não se encantar com a riqueza de detalhes e criatividade da ambientação, com o tempero da comida típica e com o luxo e originalidade dos grupos folclóricos que se farão presentes. A decoração homenageará a Copa do Mundo na África do Sul.

A festa, em sua edição 2010, com renda revertida para as obras sociais do Instituto Mirante, surpreenderá mais uma vez, desde a recepção, aos cuidados de um típico grupo de tambor de crioula. Na arena principal de apresentações artísticas, estarão os grupos de bumba meu boi Unidos de Santa Fé, Nina Rodrigues, Barrica e Boi de Morros, cada qual exibindo sua rica indumentária e apresentando suas novas coreografias para este São João.

Banquete

Sobre o palco, estará o maranhense Cláudio Pinheiro, que cantará ao lado de um grupo de bailarinos. Durante o evento, serão servidos cerveja Schin, água, refrigerantes e coquetéis de frutas, preparados por experientes bartenderes paulistas, além de comidas típicas maranhenses. O público se espalhará sentando às mesas dispostas ou caminhando entre elas, ao mesmo tempo saboreando os quitutes das barracas. No local, será instalado um grande telão, o qual exibirá, ao vivo, as apresentações musicais em andamento no palco.

Tradicionalmente incluída no calendário junino maranhense, a Festança do Boi da Lua é encabeçada pelo jornalista Pergentino Holanda, de O Estado. Todos os anos, ele dedica-se com orgulhoso a sua produção, para fazer dela um delicioso “banquete”, sinalizando o início das festas de São João, São Pedro, Santo Antônio e São Marçal em São Luís.

“Como se trata de uma grande festa sem fins lucrativos, todos os envolvidos nela atuam por diletantismo, movidos pelo desejo espontâneo de participar de um trabalho esplendoroso, que valoriza a cultura maranhense da maneira a mais glamurosa possível, tudo para agradar a quem se faz presente”, diz Pergentino Holanda, que hoje amanheceu conferindo os últimos detalhes do cenário montado no hotel Pestana, que lembra um aconchegante arraial junino.

Segundo Holanda, as instituições filantrópicas beneficiadas com a renda da festa, por meio do Instituto Mirante, são creches e educandários em sua maioria funcionando no bairro Ilhinha. Os responsáveis por essas instituições recebem material escolar, equipamentos de saúde, de convivência, e materiais de construção para reforma e ampliação de suas estruturas sociais. “Isto quer dizer que a Festança do Boi da Lua une a alegria a uma atitude solidária. E isso muito nos deixa felizes”, prossegue Pergentino.

Serviço

Continua após a publicidade..

• O quê

Festança do Boi da Lua

• Quando

Hoje, às 21h

• Onde

Pestana São Luís Resort Hotel

Para participar: doação mínima individual no valor de R$ 150, no hotel Pestana São Luís Resort (Calhau) ou nas lojas Studio Moda (Calhau), Vip Fashion (Monumental Shopping).

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.