RETROSPECTIVA 2023

Musical em homenagem à Alcione, gêmeos maranhenses são destaques no Globo Repórter: veja como foi o mês de março

Relembre quais foram os assuntos mais comentados no mês de março.

Na Mira

MUNDO - Março é o terceiro mês do ano e é repleto de novidades e um mês mais calmo. O Na MIra preparou uma retrospectiva com os principais acontecimentos desses 31 dias para você relembrar.

Musical em homenagem à Alcione estreia nesta quinta-feira em São Luís

Techo d 'Marrom - O Musical'. (Foto: Divulgação)

No 2 de março o musical “Marrom - O Musical”, em homenagem à trajetória da cantora maranhense Alcione e já foi visto por mais de 60 mil pessoas em São Paulo e Rio de Janeiro, chegou em São Luís. O espetáculo foi apresentado no Teatro Arthur Azevedo.

Para contracenar no musical foram 23 atores, com o texto e direção de Miguel Falabella e uma grande produção. O espetáculo foi conduzido por Cazumbá, personagem central do bumba meu boi e que, além de ser uma espécie de mestre de cerimônias, traz os elementos do boi para a cena, como o mito originário que ecoa os horrores da escravidão no Brasil, mas que também dá origem à celebração colorida, coletiva e cheia de vida no Maranhão. 

Vale ressaltar que quatro maranhenses foram escolhidos para compor o elenco do musical, todos passaram por uma seleção com mais de 700 pessoas. Os escolhidos foram os atores Anastácia Lia, Milena Mendonça, Jefferson Gomes e Fernando Leite. 

História de gêmeos maranhenses que se reencontraram após 24 anos é destaque no Globo Repórter

O reencontro dos gêmeos aconteceu após eles conversarem pela internet. (Foto: arquivo pessoal)

No dia 3 de março, os irmão gêmeos maranhenses Victor Oliveira e Gabriel Freitas ganharam destaque programa Globo Repórter. Os dois foram separados assim que nasceram e só se reencontraram pela primeira vez aos 24 anos. 

Gabriel descobriu a existência de Victor por acaso em um vídeo nas redes sociais, e eles se reconectaram através da internet antes de se encontrarem pessoalmente cerca de um mês e meio depois. Desde então, eles não vivem mais separados e Gabriel até se mudou para São Luís, no Maranhão, onde abriu um negócio com seu irmão.

“Depois de tantos anos, eu entendi que ele era a peça que faltava pra somar. Tem coisas que são essenciais na vida, família é uma delas e Victor sempre fez parte da minha mesmo sem saber ou estar presente”, disse Gabriel.

Conheça três maranhenses que se destacam trabalhando com jogos

Ana Ribeiro faz cosplay da heroína do seu jogo, Pixel Ripped. (Foto: Reprodução)

Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, o Na Mira preparou uma matéria sobre mulheres no mundo game. As mulheres estão cada vez mais presentes na indústria de jogos, seja como jogadoras ou ocupando cargos importantes.

Continua após a publicidade..

O Na Mira conversou com três maranhenses que trabalham com jogos, a primeira é a Ana Ribeiro é pioneira no trabalho com realidade virtual no Brasil e atualmente é Diretora Criativa da ARVORE Immersive Experience, uma desenvolvedora de jogos VR. Apesar de já estar há dez anos na área, Ana ainda se sente em começo de carreira, o que é um sentimento comum entre as mulheres do setor. Ela destacou a importância de criar oportunidades para mulheres ingressarem em cargos mais altos.

A segunda é a Jasmyn Lemos começou a trabalhar na área de jogos após participar de um evento de criação de jogos. Atualmente, ela coordena a Comunicação da OPS Game Studio, uma desenvolvedora de jogos independentes do Maranhão. Jasmyn destaca que a comunidade de desenvolvedores no Maranhão é receptiva, mas ressalta que o mercado ainda precisa evoluir para ser mais inclusivo para as mulheres.

E a terceira é a Flávia Naoshii, graduada em design, sempre gostou de jogar e decidiu se tornar designer de jogos. Durante a pandemia, ela migrou para a área de apresentação de esports e se tornou criadora de conteúdo e analista de esports. Flávia acredita que as oportunidades no setor não são as mesmas para homens e mulheres, apontando a desigualdade de acesso à tecnologia e informação.

Essas histórias ressaltam a presença e importância das mulheres na indústria de jogos, ao mesmo tempo em que destacam os desafios e a necessidade de promover inclusão e igualdade de oportunidades no setor.

Cantor maranhense Vinaa está entre os finalistas para o Prêmio Profissionais da Música

Vinaa concorreu pela segunda vez ao Prêmio Profissionais da Música. (Foto: Reprodução / Instagram)

O artista maranhense Vinna ficou entre os finalistas do Prêmio Profissionais da Música 2023 (PPM) pela segunda vez, concorrendo na categoria 'Cantor do Ano - Nordeste'. A premiação, que ocorreu em junho em Brasília, é reconhecida como uma das mais importantes do setor. 

Em 2020, Vinna foi vencedor na categoria 'Melhor Design de Capa de Álbum', com um trabalho da talentosa designer maranhense Ana Waléria. Além do PPM, o artista já recebeu outros prêmios, como o Prêmio Papete 2022, Prêmio Biscoito 2021, Prêmio Dynamite 2020 e Prêmio Volts 2019. 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.