Literatura

Google homenageia o 75º aniversário de lançamento do diário de Anne Frank

Nas ilustrações feitas pela plataforma, é mostrado ao usuário trechos do diário da jovem.

Na Mira

Atualizada em 25/06/2022 às 13h31
Google homenageia o 75º aniversário de lançamento do diário de Anne Frank. (Foto: Reprodução Google)

MUNDO - A maior plataforma de serviço busca pela internet homenageou o 75º aniversário de publicação do diário da jovem judia Anne Frank, sobre suas memórias da ocupação nazista na cidade de Amsterdã, na Holanda entre os anos de 1942 e 1944 durante a Segunda Guerra Mundial.

Anne Frank nasceu em Frankfurt, na Alemanha, em 12 de junho de 1929. Sua família mudou-se para Amsterdã, na Holanda tentando escapar da violência e descriminação que diversas minorias como judeus, ciganos, deficientes físicos e mentais, afro-germanos e homossexuais, estavam enfrentando a medida que o partido nazista crescia na Europa. 

Leia também: Google faz homenagem à ativista indígena brasileira Rosane Kaingang

A Segunda Guerra Mundial iniciou quando Anne tinha apenas 10 anos de idade. O regime nazista visava como seu “maior inimigo” os judeus, e logo após a invasão dos nazistas à Amsterdã, foram mortos, encarcerados e torturados aos milhares pela politica antissemita criada pela ideologia nazista de Adoft Hitler.

Anne e sua família, assim como outras diversas famílias judias, ficaram escondidos em um local em que a jovem chama em seu diário de “O Anexo Secreto”. Ao longo dos dois anos e um mês em que ficou escondida, Anne escrevia em seu diário tudo o que acontecia ao seu redor, na cidade, seus sonhos, desejos e medos.

A homenagem aos 75º anos de publicação do ‘Diário de Anne Frank’, foi feita em forma de Doodle, que para o Google representa uma alteração especial por um período temporário do logotipo principal das páginas iniciais da plataforma para comemorar feriados, eventos, conquistas e figuras históricas notáveis. 

Nas ilustrações feitas pela plataforma, é mostrado ao usuário trechos do diário da jovem, onde a plataforma encerra a homenagem com a mensagem: 

 “Obrigado, Anne, por compartilhar uma janela crítica sobre sua experiência e nosso passado coletivo, mas também uma esperança inabalável para nosso futuro.”, finaliza o Google. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.