Veja a programação

Sonora Brasil traz ao Maranhão shows e oficinas que celebram a diversidade musical brasileira

A edição 2024 do projeto Sonora Brasil ocorre entre os dias 21 de setembro a 19 de outubro.

Na Mira

Sonora Brasil traz ao Maranhão shows e oficinas que celebram a diversidade musical brasileira. (Foto: Reprodução)

MARANHÃO - A edição 2024 do projeto Sonora Brasil chega ao Maranhão em setembro. De 21 de setembro a 19 de outubro a programação traz as duplas Seu Risca & Ana Paula Silva (SC), Manoel Cordeiro & Felipe Cordeiro (PA), Geraldo Espíndola & Marcelo Loureiro (MS), Mãe Beth de Oxum & Surama Ramos e Henrique Albino (PE), Mestre Negoativo & Douglas Din (MG). Os shows gratuitos acontecem nas cidades de São Luís, Itapecuru-Mirim e Caxias.

Em 2024, o Sonora Brasil chega para celebrar e resgatar a rica memória da música brasileira. Este projeto temático é um convite para explorar novas práticas de apreciação musical, unindo concertos e tradições orais em apresentações acústicas que destacam a autenticidade sonora de cada obra e intérprete.

Para o biênio 2024-2025 foi desenvolvido o tema Encontros, Tempos e Territórios, que traz a mistura de diferentes ritmos e movimentos da música popular em shows inéditos, criados a partir dos encontros de 10 grupos de artistas provenientes de todas as regiões do país.

Realizado em espaços do Sesc e em diversas cidades do país, o Sonora Brasil oferece um circuito especial em formato de mostra no Maranhão. É uma oportunidade única para vivenciar a diversidade e a beleza da nossa música em cenários que celebram a cultura brasileira.

Representando a região Norte, os paraenses Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro, respectivamente pai e filho, trazem a fusão de ritmos amazônicos como guitarrada, lambada, carimbó à música eletrônica e pop.

Da região Nordeste, diretamente de Pernambuco, a mestre Coquista Mãe Beth se une ao Duo SH formado pelo arranjador e multi-instrumentista Henrique Albino referência da nova geração do frevo pernambucano e versátil cantora Surama, que transita pelo canto lírico e popular, para criarem um espetáculo inédito.

Representando a região Centro-Oeste, do Mato Grosso do Sul, Geraldo Espindola cantor e compositor de notoriedade nos Festivais da Canção se une ao multi-instrumentista Marcelo Loureiro que, com estilo único, mescla diferentes formações clássicas, flamenco e influências do folclore latino, trazendo a música do cerrado entre guarânias e chamamés, a renovada alma pantaneira. 

Representando a região Sudeste, de Minas Gerais, Mestre Negoativo, ativista cultural e pesquisador das tradições Afro-Mineiras, e Douglas Din – um dos grandes MCs brasileiros da atualidade, mostram a força e transformações da musicalidade de matriz-africana no século XXI.

Representando a região Sul, de Santa Catarina, o quilombola mestre de Catumbi, Seu Risca e a premiada pesquisadora e cantautora Ana Paula da Silva irão mostrar a riqueza da música afro-brasileira de Santa Catarina. 

Sonora Brasil

Projeto temático que tem como objetivo apresentar ao público as mais diversas produções culturais do país. Por meio de apresentações musicais comentadas, mapeia e incentiva desde manifestações de territórios isolados até novas experiências de fruição musical, aguçando a percepção sobre a pluralidade étnico-culturais no Brasil.

Desde a sua criação, em 1998, o Sonora Brasil já promoveu mais de 6,5 mil apresentações. O projeto também foi registrado em 16 documentários, quatro álbuns e 24 catálogos temáticos.

Veja a programação: 

SÃO LUÍS
27/09 – Sexta
Negoativo e Douglas (MG)
Horário: 19h
Local: Teatro Sesc Napoleão Ewerton

28/09 – Sábado
Mãe Beth, Surama Ramos e Henrique Albino (PE)
Horário: 19h
Local: Teatro Sesc Napoleão Ewerton

28/09 – Sábado
Felipe e Manoel Cordeiro (PA)
Horário: 20h
Local: Teatro Sesc Napoleão Ewerton

29/09 – Domingo
Geraldo e Marcelo e Ju (MS)
Horário: 19h
Local: Teatro Sesc Napoleão Ewerton

Continua após a publicidade..

17/10 – Quarta
Ana Paula e Seu Risca
Horário: 19h
Local: Teatro Sesc Napoleão Ewerton

CAXIAS
Dia 19/10 – Sábado
Ana Paula e Seu Risca (SC)
Local: Sala De Cultura Martinha Cruz – Auditório Sesc Caxias
Horário: 19h

Dia 29/09 – Domingo – “Negoativo E Douglas Din” (MG)
Local: Rua Das Sombrinhas
Horário: 18h

Dia 30/09 – Segunda 
“Show Apejó” – Mãe Beth de Oxum, Surama Ramos e Henrique Albino (PE)
Local: Rua das Sombrinhas
Horário: 19h

Dia 30/09 – Segunda
Felipe e Manoel Cordeiro (PA)
Local: Rua Das Sombrinhas
Horário: 19h

Dia 01/10 – Terça
Geraldo e Marcelo e Ju (MS)
Local: Rua das Sombrinhas
Horário: 19h

AÇÕES FORMATIVAS

SÃO LUÍS
25/09 – Quarta
Oficina
Horário: 8h às 12h e das 15h às 16h30
Local: Sala de Dança/ Sesc Deodoro
Debate
Horário: 8h  às 12h e das 15h às 16h30
Local: Sala de Dança/ Sesc Deodoro

CAXIAS
21/09 – Sábado
Oficina: “Sotaques e Ritmos dos Tambores” com Cayo Cruz em parceria com o CEFOL- Centro de Folclore e Arte Popular de Caxias
Horário:14h
Local: Centro Educacional São Francisco

26/09
Debate: “A música para Todas as Idades: Encontros, tempos e territórios”
Horário:16h – Quinta
Local: Sesc Caxias / Praça Cândido Mendes

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.