IMPERATRIZ - Um artista plástico está cada dia mais conhecido em Imperatriz pelos desenhos que tem feito em muros da cidade. Mas o último mural retratado por Edney Areia é que faz um reconhecimento especial a uma figura importante no cenário que estamos vivendo. O artista desenhou uma médica com asas, puxando uma fila de super-heróis como Flash, Batman, Mulher Maravilha, para representar como os profissionais de saúde são personagens importantes, que a cada dia salvam vidas na pandemia da Covid-19.
Leia também:
Durante a pandemia, professora realiza sonho de se tornar artista digital
Artista homenageia cantadores de Bumba Meu Boi com painéis gigantes pelo estado
Continua após a publicidade..
“Eu sempre quis fazer uma homenagem aos profissionais de saúde, desde o ano passado, só que não havia encontrado um espaço bom para fazer. Eu queria fazer próximo ao Socorrão ou a Unidade de Pronto Atendimento da Bernardo Sayão, mas não achei. No bairro Jardim São Luís pedi autorização para o dono do muro e logo ele autorizou porque estava servindo só pra pichação. O dono gostou da ideia e agora ele quer fazer outros. Eu ainda quero fazer outra homenagem aos profissionais, só que no Centro, fazer algo bem impactante”, disse Edney Areia.
A turma do Chaves, pintada no muro da sede da Fundação da Criança e do Adolescente em Imperatriz (Funac), foi o primeiro mural que ele fez na cidade, embora já se dedique à arte há mais de duas décadas. Outro grande desejo do artista é deixar sua marca e transformar com a pintura, muitos bairros da cidade.
“Eu iniciei a pintura trabalhando sozinho em 1995, eu tinha 14 anos de idade e de lá pra cá nunca parei. Mas mural tem uns três anos só, faço por minha conta mesmo. Eu tinha muita vontade de poder em cada bairro fazer um trabalho meu, deixar uma mensagem nos murais, ainda pretendo fazer”, contou Edney sobre os projetos futuros.
O muralismo, conhecido como pintura ou arte mural, propicia uma relação de proximidade com o público, é uma arte que tem paredes e painéis permanentes como suporte. E é justamente essa aproximação e encantamento das pessoas, além de reconhecimento profissional que o artista busca. “Eu quero trazer, resgatar isso, das pessoas poderem olhar a arte nas ruas e incentivar outros artistas a mostrarem seu talento”, finalizou.
Outras artes
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira