Dieta

Aproveite a segunda-feira para começar dieta prometida

Mudar a alimenta pode virar rotina com planejamento, foco e força de vontade.

Imirante Imperatriz,com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
Mudar a alimenta pode virar rotina com planejamento, foco e força de vontade. (Reprodução /Internet )

Segunda-feira é o dia mundial da dieta. Depois dos excessos do fim de semana, é comum a promessa de maneirar no consumo de alimentos calóricos e mudar os hábitos alimentares. Mas também, poucos são os que mantêm a promessa.

O dia a dia corrido e a falta de tempo, muito em função da jornada de trabalho e estudo, o estresse, entre outros fatores, levam a sociedade a procurar refeições mais práticas, e que quase nunca são saudáveis. Contudo, se o intuito da pessoa é realmente rever os hábitos e privilegiar uma vida saudável de nada adianta fazer aquelas listinhas vagas. O caminho a ser traçado para alcançar o objetivo nem sempre é fácil, mas a recompensa logo chega.

O alerta sobre a má alimentação da população vem da OMS, Organização Mundial de Saúde. Segundo dados, em 2015, cerca de 2,3 bilhões de pessoas estarão com sobrepeso e mais de 700 milhões serão obesos. No Brasil, o excesso de peso atinge 40% da população, elevando o risco de problemas como colesterol alterado e hipertensão. Dessa forma, surge uma preocupação em, além de comer de maneira saudável, ficar atento também às quantidades.

Tudo bem que não é fácil. Em um mundo de fast food ter foco requer muita disciplina. Porém, algumas metas específicas ajudam a seguir uma dieta saudável. Criar tabelas, pesquisar receitas, ter acompanhamento de um nutricionista e reservar um tempo para preparar marmitas caso passe o dia fora de casa, ajudam a seguir essa rotina de alimentação balanceada. Além disso, listar as atitudes e os resultados estimula a seguir em frente e ter um melhor desempenho.

Nem só por questões de estética deve vir o interesse por uma mudança, apesar de que muitas vezes é uma consequência. Carina Oliveira é estudante e neste ano incluiu na sua vida uma mudança completa nos hábitos alimentares. “Primeiramente, foi por estética e autoestima. Com o tempo percebi que meu novo ritmo de vida estava me deixando mais disposta, saudável e me fazendo bem”, conta a estudante.

Segundo o nutricionista Gustavo Monteiro, não basta apenas ter uma alimentação saudável. “Outros hábitos acompanham uma qualidade de vida melhor. Como atividade física e não exceder no consumo de álcool”.

Gustavo, também, alerta para o consumo de enlatados e embutidos, que são vilões nutricionais. “Esse tipo de alimento possui alto valor calórico e poucos nutrientes, o que não torna um alimento para ser consumido todos os dias. Mas também não digo para excluir totalmente. Substituir esses alimentos no dia- a- dia e regrar o consumo é a melhor opção”, afirma o profissional, que é especializado em metabolismo.

Algumas dicas vão ajudar na hora de criar hábitos saudáveis

- Evite o consumo de maionese, bacon, salame, mortadela e presunto;

- Coma mais fibras, frutas, vegetais e leguminosas (feijão, lentilha, soja, grão de bico);

- Evite frituras. Use óleos de origem vegetal. Use azeite de Oliva para saladas. Retire a pele do frango e a gordura das carnes antes do preparo;

- Beba água mais ou menos 2 litros por dia;

- Pratique atividade física 3 vezes por semana, evitando bebidas alcoólicas e o fumo;

- O Refrigerante possui o chamado “caloria vazia”. São ricos em calorias e pobres em nutrientes. Evite o consumo em excesso;

- Biscoitos e salgadinhos de milho apresentam uma quantidade grande de sódio, além de outros produtos químicos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.