PONTO FINAL

Idomed inova no ensino de Medicina com metodologias ativas

Professor do instituto falou sobre o assunto na Mirante News FM no programa Ponto Final

Mirante News FM

Atualizada em 05/06/2025 às 12h30
Roberval Moraes Neto, convidado da edição desta quinta-feira (5) do programa Ponto Final (Armando Mendes/Mirante News FM)

SÃO LUÍS - Durante entrevista ao programa Ponto Final desta quinta-feira (5), o médico e professor do Instituto de Educação Médica (Idomed), Roberval Moraes Neto, comento sobre as práticas de metodologias ativas que estão sendo aplicadas ao curso de Medicina do instituto.

“As metodologias ativas do Idomed, elas são muito voltadas para inovações na técnica de ensino. No Idomed, a gente trabalha muito a inovação, mas nós também não esquecemos a tradição. Então, as nossas metodologias trabalham com a sala de aula invertida, que funciona da seguinte forma. O professor manda um material para o aluno estudar, previamente, o aluno vai para casa, dá uma lida naquele material, e aí, quando ele chega na sala de aula, o professor trabalha o aluno como protagonista. Então, o aluno chega, por exemplo, eu trabalho isso em sala de aula, chego com um caso clínico, situação clínica tal, o paciente está sentindo isso, está passando por isso, o que vocês entendem, qual seria o diagnóstico, e os alunos vão devolvendo. Após essa devolutiva, como nós trabalhamos com modelo híbrido, a gente também acredita na tradição, nós temos uma aula tradicional, após a metodologia e no final é solucionado o caso clínico, o aluno passa como protagonista, sem o professor deixar de ministrar o conteúdo de aula”, disse Roberval Moraes Neto.

O curso de Medicina do Idomed está inovando na formação de futuros médicos ao incorporar metodologias ativas de ensino, proporcionando aos alunos uma experiência educacional dinâmica e centrada no protagonismo estudantil.

Por meio do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAPED), os estudantes recebem suporte contínuo para desenvolver habilidades essenciais tanto no aprendizado teórico quanto na prática clínica.

Os laboratórios modernos e as aulas práticas fazem parte do diferencial do curso, permitindo que os alunos vivenciem situações reais de atendimento e diagnóstico desde os primeiros semestres.

Essa integração entre teoria e prática promove um aprendizado mais profundo e prepara os futuros médicos para os desafios do mercado de trabalho com confiança e competência.

Assista a entrevista:

Ouça a entrevista:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.