PONTO FINAL

Fundação Ulysses Guimarães promove encontro regional no Maranhão

Presidente do órgão foi o entrevistado da Mirante News FM no programa Ponto Final

Mirante News FM

Atualizada em 02/06/2025 às 10h17
Alceu Moreira, convidado da edição desta segunda-feira (2) do programa Ponto Final (Armando Mendes/Mirante News FM)

SÃO LUÍS - Durante entrevista ao programa Ponto Final desta segunda-feira (2), o presidente da Fundação Ulysses Guimarães, Alceu Moreira, comentou a respeito sobre o Encontro Regional do Maranhão, que será realizado nesta segunda-feira (2), em São Luís, abordando como serão os temas do evento.

“São eixos, porque, na verdade, nós temos eixos nacionais. Os eixos estaduais são definidos aqui pelo Assis, pelo pessoal do partido, os eixos estaduais. Eles decidem isto porque, quando nós sairmos daqui desse debate, estas reuniões se multiplicarão por cidades do Maranhão. Porque nós também queremos chegar para discutir a questão do governo do Estado com o pensamento do Maranhão. Precisa pensar o Maranhão. E o Maranhão está ligado ao Brasil. Então, como se faz isso? Ninguém vai vir de fora dizer o que o MDB do Maranhão tem que pensar. Nós vamos dar as diretrizes e o Maranhão, de acordo com as suas peculiaridades, faz o desenvolvimento, trazendo para dentro do MDB os melhores pensadores do Maranhão, independente do partido que eles estejam. Um partido como o nosso, nós somos um partido de centro. E centro em política, Jorge [Aragão], não é ponto de partida, é ponto de chegada. Porque ser centro é aprender a fazer convergência. Para fazer convergências, consensos, você tem que ter um pressuposto básico”, pontuou Alceu Moreira.

Ao ser questionado sobre a participação do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) nas eleições de 2026, Alceu Moreira declarou que o partido almeja ter um candidato à presidência da República.

“Não existe como ser partido e passar a vida entrando na torcida, nós temos que ir para ganhar. Nós vamos fazer um projeto de país, mas nós queremos ter um candidato à presidência da República e temos nomes para ser candidato à presidência da República. Um deles vai estar conosco aqui [no evento], seu Aldo Rebelo pode perfeitamente ser um candidato à presidência do Brasil e, com ele na tribuna, tem um discurso de Brasil de verdade. Ninguém vai conseguir tangenciar a política nacional, só ele, não tem outros tantos. Mas precisa ser exatamente do MDB ou isso é uma circunstância política pelas peculiaridades da política que nós temos hoje? Na minha visão, o tabuleiro político se molda com as federações que estão acontecendo e, pelo tamanho do próprio PSD, o centro político, não o centrão, o centro político nacional, que é esse de fazer consenso, se encaminha para uma candidatura de solução que pode não ser a candidatura de um partido ou de outro, mas vai querer eleger uma elite política completamente avessa ao que nós estamos fazendo hoje e entregar o comando do Brasil para um grupo muito maior do que este, do que seja uma liderança só”, disse.

A Fundação Ulysses Guimarães (FUG) irá realizar o Encontro Regional do Maranhão, que faz parte do projeto O Brasil Precisa Pensar o Brasil.

O evento será um espaço para o debate sobre os rumos do nosso país, com foco em soluções práticas e inclusivas para os desafios enfrentados pela sociedade brasileira. Ele acontecerá nesta segunda-feira (2), a partir das 9h, no Hotel Premier, localizado na Av. dos Holandeses, no bairro Ponta D'Areia.

O encontro reunirá lideranças políticas, representantes da sociedade civil, núcleos do MDB e militantes comprometidos com o futuro do Brasil. Os temas do encontro serão “Reforma política e reformas institucionais; Governança e inovação na gestão pública.”

Este é um marco importante na celebração dos 30 anos da FUG e tem como objetivo ouvir as bases, fortalecer o papel do MDB no debate nacional e formular políticas públicas que atendam às necessidades da sociedade.

O Encontro de São Luís é um dos mais de 20 eventos regionais que ocorrerão em diferentes estados, marcando o maior movimento da história da FUG.

Com o intuito de ouvir as bases e fortalecer o papel do MDB no cenário político nacional, este evento tem um papel crucial na criação de soluções que atendam às necessidades do Brasil.

Sua presença e engajamento são essenciais para o sucesso dessa jornada. Este será o primeiro de uma série de encontros presenciais que acontecerão ao longo de 2025 em quase todos os estados brasileiros, alimentando o grande debate nacional que culminará no Encontro Nacional, nos dias 21 e 22 de outubro, em Brasília.

Os Encontros Regionais integram a maior mobilização já realizada pela FUG e têm como objetivo reunir lideranças locais, políticos, gestores públicos e cidadãos interessados em discutir o futuro do país. O projeto O Brasil Precisa Pensar o Brasil é um espaço aberto para todos aqueles que desejam influenciar as políticas públicas, fortalecer a democracia e garantir que o MDB continue desempenhando um papel ativo no centro do debate nacional. A construção das soluções será coletiva, e a colaboração de todos é fundamental.

Assista a entrevista:

Ouça a entrevista:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.