PONTO FINAL

Cuidados com pulgas e carrapatos em pets durante o período chuvoso

Médico veterinário falou sobre o assunto no programa Ponto Final

Mirante News FM

Atualizada em 25/02/2025 às 10h46
Alexandre Froes, convidado da edição desta terça-feira (25) do programa Ponto Final (Armando Mendes/Mirante News FM)

SÃO LUÍS - Durante entrevista ao programa Ponto Final desta terça-feira (25), o médico veterinário Alexandre Froes falou sobre os cuidados que os cães e gatos devem ter com pulgas e carrapatos em períodos chuvosos.

“É necessário realmente ter uma atenção maior, nesse período chuvoso, porque é a fase em que o carrapato e a pulga vão conseguir se desenvolver melhor, mais rápido, devido a esse meio úmido, e também, querendo ou não, os pets vão passear e podem estar tendo contato com esses ectoparasitas. Então, a umidade facilita, a vegetação, que vai ter um crescimento mais rápido nesse período, também facilita o aparecimento desses parasitas”, destacou Alexandre Froes.

A prevenção contra pulgas e carrapatos em cães e gatos durante o período chuvoso é especialmente importante, pois esse clima cria um ambiente propício para o aumento da infestação desses parasitas.

A umidade e as temperaturas mais amenas favorecem a reprodução e a sobrevivência de pulgas e carrapatos, tornando os pets mais vulneráveis a essas infestações.

A utilização de medicamentos específicos é uma das formas mais eficazes de prevenção. Existem várias opções no mercado, como coleiras anti pulgas e anti carrapatos, spot-on, comprimidos, xampus, sprays, entre outros.

É importante consultar um veterinário para escolher o produto adequado ao tipo de animal e à intensidade da infestação na região. Outro fator fundamental é manter um ambiente limpo e higienizado durante o período chuvoso.

Assista a entrevista:

Ouça a entrevista:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.