PONTO FINAL

Dia do Auditor Fiscal ressalta importância do profissional para o desenvolvimento do MA

Auditor fiscal falou sobre o assunto nesta quarta-feira (18) no programa Ponto Final

Mirante News FM

Atualizada em 18/09/2024 às 10h47
Laudimar Rabelo Filho, convidado da edição desta quarta-feira (18) do programa Ponto Final (Patrícia Santos/Mirante News FM)

SÃO LUÍS - Durante entrevista realizada nesta quarta-feira (18) no programa Ponto Final, da Mirante News FM, o auditor fiscal da Receita Estadual e presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Maranhão (Sindaftema), Laudimar Rabelo Filho afirmou que ‘o papel do auditor fiscal é muito relevante’.

Por trás do desenvolvimento e da execução dos serviços públicos exigidos pelos cidadãos, como saúde, segurança, transporte, educação, esporte e infraestrutura, está o trabalho do Auditor Fiscal da Receita Estadual, que faz parte de uma carreira essencial para o Maranhão, mas que nem sempre é devidamente valorizada. Instituído no Brasil desde 2009, através da Lei 14.662, o dia 21 de setembro celebra o Dia do Auditor Fiscal. A data foi escolhida em razão da comemoração ao dia de São Mateus, que era cobrador de impostos.

O estigma de “cobrador de impostos” remonta aos tempos bíblicos, porém, como todo fenômeno social, o trabalho realizado pelos cobradores de impostos passou por sucessivas transformações ao longo da história. As atividades de tributação, arrecadação e fiscalização são reconhecidamente, nos dias atuais, essenciais ao funcionamento do Estado, conforme descreve o inciso XXII do artigo 37 da Constituição Federal, sem as quais não é possível pensar em desenvolvimento e melhorias sociais.

Continua após a publicidade..

“O papel do auditor fiscal se torna muito relevante, porque ele faz o controle de arrecadação, fiscalização e subsistência do próprio Estado. Então, o auditor fiscal está linkado com a existência do próprio Estado, enquanto a gente que proporciona equilíbrio, que organiza as regras sociais e que provê serviços públicos”, afirmou Laudimar.

Ouça:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.