ARRAIAL MIRANTE NEWS

William Moraes comenta sobre o evento Raízes de Portugal

Ele foi entrevistado nesta segunda-feira (10) no programa Arraial Mirante News

Mirante News FM

Atualizada em 10/06/2024 às 13h13
William Moraes, convidado da edição desta segunda-feira (10) do programa Arraial Mirante News (Mirante News FM)

SÃO LUÍS - O surgimento dos primeiros grupos organizadores de dança portuguesa no Maranhão, ocorre depois de uma apresentação no periodo junino na escola Ateneu Teixeira Mendes, pela aluna Liliene Leitão. Após a festividade na referida instituição de ensino, a família Leitão em uma conversa informal sobre folclore, teve a ideia de organizar um grupo de dança para reafirmar sua identidade nacional.

Assim surge a ideia da criação da dança Portuguesa, a qual foi atribuida o nome Uma Noite em Portugal. Naquela época não havia apresentações de nenhum grupo folclórico da cidade, e os que se apresentavam durante os festejos de São João vinham de fora quando eram contratados pelos clubes da cidade.

Destaca-se que a dança portuguesa do Maranhão possui em torno de 209 grupos em todo o estado, sendo 88 na capital. Uma delas é a Raizes de Portugal e tem como ponto base a comunidade da área central de São Luís.

O diretor de eventos da dança portuguesa Raízes de Portugal, William Moraes, comentou sobre esse e outros assuntos na entrevista ao programa Arraial Mirante News, da Rádio Mirante News FM.

"Não da para falar de dança portuguesa no Maranhão, sem falar na Raízes de Portugal. É um dos destaques da categoria”, declarou William Moraes.

Ouça a entrevista na íntegra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.