Troca de Ideia

Vote em Preto Nando para representar o MA no Festival João Rock em SP

Pode votar no rapper maranhense acessando o site do festival João Rock. Ainda, no bate-papo com o jornalista Preto Nando destacou os 50 anos de existência do Movimento Hip Hop.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 08/05/2023 às 11h56
Preto Nando precisa do seu voto para chegar no Festival João Rock. Foto: Divulgação (Divulgação)

Todos os anos, o João Rock abre espaço para fomentar a produção autoral de grupos e artistas independentes. E quem concorre na fase de votação popular é o rapper maranhense PRETO NANDO e a sua BANDA TOADA GROOVE. 

Na última quinta-feira (4/5), o músico foi destaque no quadro TROCA DE IDEIA, no PLUGADO, na MIRANTE FM. Na conversa com o jornalista, PRETO NANDO destacou o aniversário de 50 anos do movimento Hip-Hop no MUNDO– a primeira manifestação data de 11 de agosto de 1973. No Brasil, o movimento “Construção Nacional do Hip-hop“, criado em fevereiro deste ano, entregou ao Ministério da Cultura, em março, a proposta para um decreto que dê fomento para o Hip-Hop brasileiro e já que a cultura urbana está presente nas periferias de Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, contribuindo para transformar realidades com políticas públicas.

Segundo PRETO NANDO, a mobilização nacional pretende também que o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) declare o Hip-hop brasileiro como patrimônio imaterial da cultura nacional.

Na sequencia, PRETO NANDO convocou os ouvinte do PLUGADO, da MIRANTE FM, para vvotação popular, também realizada pelo joaorock.com.br, até terça-feira, dia 9 de maio. As 20 bandas mais votadas serão analisadas pelo júri técnico do evento e no dia 11 de maio, acontece o anúncio das quatro semifinalistas do Concurso.

- Este ano os artistas semifinalistas terão uma experiência imersiva no universo da música e do João Rock com palestras sobre empreendedorismo musical, ensaios em estúdio de alta tecnologia, e irão tocar ao vivo nas semifinais, no GOA Lounge em Ribeirão Preto, nos dias 18 e 19 de maio”, comenta Marcelo Rocci - um dos organizadores do festival.

As duas finalistas serão escolhidas pela comissão julgadora do João Rock e se apresentam na final, em um evento aberto ao público, previsto para o dia 20 de maio. Na ocasião, os participantes serão avaliados por um novo júri que anunciará o resultado final.

Banda vencedora abre programação do João Rock

A vencedora abrirá a programação musical da 20ª edição do evento tocando no Palco João Rock, o mesmo em que se apresentarão L7nnon e Filipe Ret + convidados, Emicida + convidados, Capital Inicial, BaianaSystem, Pitty, CPM 22, Gilsons, Ira! e Planet Hemp.

Pelo terceiro ano, o Concurso de Bandas será realizado através do ProAC ICMS, modalidade do estado de São Paulo de incentivo fiscal para projetos culturais e contará com o patrocínio do Açúcar Guarani.

FESTIVAL JOÃO ROCK 2023

Data: 3 de junho
Local: Parque Permanente de Exposições/ Ribeirão Preto
Ingressos: Através do site e nos pontos de venda – lojas Ophicina do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto, Novo Shopping e Ribeirão Shopping e, loja Footwear Ophicina no Shopping Santa Úrsula.

LINEUP:
Palco João Rock: L7nnon e Filipe Ret + convidados, Emicida + convidados, Capital Inicial, BaianaSystem, Pitty, CPM 22, Gilsons, Ira! e Planet Hemp no formato “non stop”, sem intervalos.

Palco Brasil: Tom Zé, Mutantes, Zé Ramalho, Alceu Valença e Gilberto Gil na edição especial intitulada “Lendas Vol.1”.

Palco Aquarela: Flora Matos, Majur, Marina Sena, além de dois projetos especiais: Manu Gavassi canta Fruto Proibido e Ana Carolina – canta Cássia Eller.

Palco Fortalecendo a Cena: Borges, Major RD, Hyperanhas, Tasha & Tracie e Don L.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.