O programa do dia 22 de outubro celebra marcos importantes para história brasileira e internacional, os aniversariantes ilustres do mundo da música, dá dicas de lançamentos e um giro musical para informar os ouvintes.
Você sabia?
Hoje é Dia do Enólogo, do paraquedista, da praça, do Protesto Mundial contra o Uso do Eletrochoque, Internacional do Radio amador e Internacional de Atenção à Gagueira.
Faltam 70 dias para acabar o ano.
E ainda nesse dia, em 1938, a primeira cópia xerográfica é feita, nos Estados Unidos. Já em 1969, aqui no Brasil é reaberto o Congresso Nacional do Brasil, que havia sido fechado dez meses depois da publicação do Ato Institucional Número Cinco (AI-5). Em 2002, entra em funcionamento a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) em São Paulo.
Giro musical:
Três anos depois do anúncio, a cinebiografia de Zeca Pagodinho ganhou data para o início das gravações: o primeiro semestre de 2026. E quem contou a novidade foi Juliana Knust, 44. A atriz irá interpretar Mônica, companheira do sambista, na fase da juventude — e o convite partiu do próprio Zeca. Juliana reconhece a conexão pessoal com o projeto. A relação dela com Zeca e sua família é muito especial. São próximos, e esse laço se fortaleceu de forma natural.
Aniversariantes ilustres do dia:
O ator, escritor, apresentador e cantor Rolando Boldrin faria hoje 89 anos. Ele morreu em 2022. Como apresentador de televisão, na década de 80, esteve à frente do programa Som Brasil, (TV Globo).
O cantor jamaicano Shaggy faz 57 anos. Seu grande momento foi ainda em 1995 com o álbum Boombastic, e o single homônimo tema de um comercial da Levi's, valendo-lhe seu primeiro disco de platina, além de um Grammy por melhor álbum de reggae. Em 2000, retornou com o álbum Hot Shot, chegando ao primeiro lugar das paradas européias e da Billboard, vendendo seis milhões de cópias em apenas três semanas com faixas como "Angel", construída em cima do velho hit "Angel of the Morning" de Juice Newton, e utilização de samples de "The Joker", da Steve Miller Band. Vinte e seis semanas depois, porém, em fevereiro de 2001, o single "It Wasn't Me", com participação de Ricardo RikRok Ducent, levou o disco ao topo da parada, superando até a coletânea 1, dos Beatles.
Dicas de lançamento:
[e-i001]
Alguns sucessos simplesmente não envelhecem, e “Xanadu” é um deles. A canção que marcou os anos 80 na voz de Olivia Newton-John com o Electric Light Orchestra (ELO) acaba de ganhar uma nova leitura pelas mãos (e vocais) de Andy Bell, do Erasure. A releitura foi lançada neste mês de outubro e já está disponível em todas as plataformas de streaming e download.
A faixa, produzida por Dave Audé, também fará parte da edição expandida do álbum Ten Crowns, prevista para ser anunciada ainda neste ano. Bell vem promovendo o lançamento durante a Ten Crowns Tour, que estreou nos Estados Unidos, com uma série de apresentações que seguem pela América do Norte até o final de 2025.
👉 Acompanhe outras notícias e curiosidades no Imirante.com/MiranteFM e siga nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece no Maranhão e no mundo.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.