Abrindo o Verbo

Felipe Camarão fala sobre o projeto Trilhos da Educação

Projeto contempla alunos e profissionais da educação de 24 municípios localizados ao longo da Estrada de Ferro Carajás (EFC)

Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 10h59
(Felipe Camarão)

Em entrevista por telefone ao programa Abrindo o Verbo na tarde desta terça-feira (25), o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, falou sobre o lançamento do projeto Trilhos da Alfabetização, realizado em conjunto com a Fundação Vale, Fundação Getúlio Vargas e 24 prefeituras municipais localizadas no entorno da Estrada de Ferro Carajás (EFC).

O projeto tem o objetivo de garantir o direito à aprendizagem de qualidade para mais de 70 mil crianças que estejam matriculadas entre o primeiro e o terceiro ano das redes públicas de ensino dos municípios contemplados. Segundo o Governo, a iniciativa também vai implementar um processo de formação continuada para 4 mil profissionais da educação de mais de mil escolas, envolvendo mobilização de equipes, materiais didáticos, formação de professores, busca ativa escolar e metodologias de alfabetização durante a pandemia - este último sendo a maior meta, conforme o Pacto Estadual pela Aprendizagem, segundo o secretário. "Nós esperamos recuperar a alfabetização dessas crianças nessa idade, servindo como piloto e modelo para as demais cidades do Maranhão", pontuou Camarão.

O projeto terá vigência até o fim do ano, com possibilidade de extensão até 2022. "Em princípio, não envolve transferência de material como celulares e computadores, mas sim tecnologia pedagógica, na verdade, com uma metologia distinta que iremos utilizar para que os professores estejam preparados para alfabetizar os nossos estudantes no século XXI durante a pandemia", afirmou o secretário.

Continua após a publicidade..

Os municípios que serão contemplados pelo projeto Trilhos da Alfabetização são: Açailândia, Alto Alegre do Pindaré, Anajatuba, Arari, Bacabeira, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia, Igarapé do Meio, Itapecuru Mirim, Itinga do Maranhão, Miranda Do Norte, Monção, Pindaré Mirim, Santa Inês, Santa Luzia, São Luís, Santa Rita, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca, Tufilândia, Vila Nova dos Martírios e Vitória do Mearim.

Ouça a entrevista:

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.