Abrindo o Verbo

Helena Duailibe pede prioridade a pessoas com Síndrome de Down

Os pedidos foram apresentados na manhã desta quinta-feira (4)

Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 10h59
(Helena Duailibe)

A deputada estadual Helena Duailibe (Solidariedade) apresentou, na manhã desta quinta-feira (4), duas indicações à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para inclusão de pessoas com Síndrome de Down e lideranças religiosas no grupo prioritário de imunização contra o novo coronavírus (Covid-19).

Em entrevista a Rodrigo Bomfim, no programa Abrindo o Verbo, da Rádio Mirante AM, a parlamentar afirma que as pessoas com Síndrome de Down normalmente possuem outras patologias, o que justificaria a entrada dessas pessoas no grupo de prioridades de vacinação, independentemente de faixa etária.

"Elas podem ser cardiopatas, renais crônicas ou ter outras comorbidades associadas. Como se sabe que, com essa doença [covid-19], quando se tem alguma doença crônica ou associada, consequentemente o vírus vai buscar o órgão mais comprometido, principalmente no caso dos cardiopatas, muito associado à Síndrome de Down. Em função disso, elas passam a ter um risco muito maior do que as pessoas que não tem nenhum comprometimento", explicou.

Continua após a publicidade..

Helena Duailibe também falou sobre a inclusão de líderes religiosos no grupo prioritário de imunização. "Os líderes estarão mais expostos e vulneráveis, portanto, é importante para que eles continuem nos orientando espiritualmente, protegidos", disse, frisando que pessoas pertencentes à faixa etária acima de sessenta anos ainda estão em isolamento social. A medida também compreende todas as faixas etárias de líderes de diversas religiões.

Ouça a entrevista:

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.