Ponto Final

"Política é você apresentar aquilo que você fez", diz Genival Alves

Em entrevista ao programa Ponto Final o vereador de São Luís falou sobre as iniciativas implementadas durante seu mandato.

Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 10h59
(Genival Alves)

Na manhã desta quinta-feira (13) o vereador de São Luís, Genival Alves, em entrevista a Jorge Aragão no programa Ponto Final, da Rádio Mirante AM, falou sobre os projetos implementados durante seu mandato como o Projeto Saúde na Comunidade, a Carreta da Saúde e o Fundo Municipal.

Sobre o Projeto Saúde na Comunidade, Genival Alves explicou que a proposta começou a ser apresentado logo no início do seu mandato para as famílias que não tinham acesso à saúde pública preventiva.

"Realmente o programa, que é o Projeto Saúde na Comunidade idealizado por nós, logo que nós assumimos o mandato de vereador na Câmara Municipal de São Luís, nós começamos a apresentar esse projeto nas próprias escolas,exatamente porque as famílias não tinham acesso à saúde pública preventiva. Quando eu assumi este mandato, eu estive em Brasília e identifiquei, para a minha surpresa enquanto cidadão e como político naquele momento, de que 520 equipes de saúde básica seriam necessárias para São Luís. Isso em 2017, nós tínhamos que ter em São Luís, 520 equipes da saúde básica. Mas pra minha surpresa o Ministério da Saúde havia liberado 378 equipes e São Luís só tinha implantado 87 equipes, e quando eu retornei de Brasília nós fizemos uma audiência pública. Chamamos o Secretário de Saúde, chamamos Promotoria da Saúde, o poder executivo e conseguimos aumentar esse quantitativo de 87 para o que tem hoje, que são 110 equipes da saúde básica. Mesmo sendo implantado mais essas equipes nós temos um déficit muito grande, nós atendemos 30% da saúde básica. E da saúde bucal não atendemos 10% porque os postos de saúde São Luís não atendem a comunidade. Falta o médico, o profissional odontológico, falta o gabinete odontológico e toda aquela preocupação.Quando eu cheguei me deu ainda mais gás no projeto Saúde na Comunidade que eu transformava a Escola Municipal em um hospital pelo dia, levando todo esse procedimento, todos atendimentos da saúde básica dentro daquelas escolas. O médico, medicamentos, procedimentos, vacinas cedidas pela Prefeitura Municipal de São Luís", disse Genival.

O vereador lembra que com pouco mais de um ano de mandato, em 2018, conseguiu entregar a Carreta da Saúde na Comunidade, que todo final de semana está em uma comunidade, realizando serviços médicos de clínico geral, ginecologia, pediatra e odontologia.

"E já em 2018 com um ano e seis meses como vereador de São Luís nós entregamos então o primeiro bem importante para a cidade de São Luís que é a Carreta da Saúde na Comunidade. Uma carreta que foi adquirida com recursos próprios, feita no Hospital do Câncer em Barretos, São Paulo. Toda climatizada, toda equipada para atender à saúde básica de São Luís, é como se fosse uma Unidade Básica de Saúde atendendo o povo de São Luís com clínico geral, ginecologista, pediatra, o gabinete odontológico, a farmácia do projeto, além das salas para coleta de prevenção e preventivo das mulheres em São Luís. Então foi um avanço grande e uma contribuição que nós damos para toda a cidade de São Luís. Não existe na História do Maranhão, um único político, que tenha tido esse propósito, que tenha tido essa ideia de ajudar a contribuir com o poder público municipal e estadual pensando na saúde básica. Em razão do déficit que é muito grande e muito alto para nossa cidade e para nossa família, foi que esta ideia realmente deu certo e hoje nós estamos aí com esta carreta, atendemos mais de 30 mil famílias todas São Luís. Ela funciona dentro de uma programação da coordenação. Nós fazemos quatro por mês, todo fim de semana porque o projeto é muito caro. Não tem nenhuma ajuda de ninguém. Não tem ajuda do poder público, não tem ajuda de nenhuma outra pessoa, empresa, nenhuma. Ela é bancada única e exclusivamente com o gabinete do vereador Genival Alves. Então é um trabalho e uma contribuição que nós damos. para toda a comunidade São Luís para o povo de São Luís e somos gratos, por terem confiado e hoje estarem recebendo aquilo que eu me comprometi, que seria cuidar também da Saúde Pública de São Luís. Então é um trabalho que a gente tem e nós temos só que agradecer mesmo a Deus pela orientação, pela sabedoria e o discernimento para que a gente continue trabalhando pelas famílias pobres de nossa cidade. A gente atendeu aí uma faixa de mais de 30 comunidades ou mais", acrescentou o vereador.

No oportunidade o vereador também falou do Fundo Municipal, que teve cerca de R$ 10 milhões aprovado para auxiliar as escolas comunitárias de São Luís.

Continua após a publicidade..

"Com relação ao Fundo Municipal foi uma necessidade. Nós fizemos aqui em 2018 um fórum pela comunidade em relação às comunidades de escola comunitária. Identificamos a partir desse fórum que essas escolas não tinham nenhum recurso por parte do poder público. Elas recebem convênio do Fundeb mas não têm nenhuma outra contrapartida do próprio poder público municipal, visto que essas escolas dão uma contribuição muito grande nas nossas comunidades com as crianças. Oportunizando as mães e os pais dessas crianças trabalharem. Porque o poder público não tem creches no nos bairros de São Luís, e estas pessoas elas ficam impedidas de deixar os seus filhos em creche para poder trabalhar e as escolas comunitárias têm feito esse papel. Então nada mais justo do que buscar uma saída para dar um incentivo a essas escolas, porque enquanto não tivermos essa estrutura para atender à demanda da comunidade principalmente no ensino básico, é necessário que se busque alguma saída e a saída que eu identifiquei seria o incentivo não só a escola pública mesmo municipal mas também as escolas comunitárias como companheira e também como contribuinte desse processo de desenvolvimento da educação básica. E foi aí que nós lançamos mão de um projeto que foi a criação do Fundo Municipal de Incentivo às escolas comunitárias. E isso nós queremos continuar dizendo ao poder público, a responsabilidade é do Poder Executivo. É claro que ele tem que ter escola de qualidade, creche para que ele possa atender à comunidade, mas a escola comunitária tem dado essa contribuição e nós conseguimos aprovar o montante de quase ou mais de 10 milhões de reais, ou seja, a forma de o nós contribuirmos com a Escola Comunitária de São Luís".

Genival Alves, que é pré-candidato, explicou o que é pra ele "fazer política". E afirmou que o primeiro passo é apresentar à comunidade o que você já fez.

"A forma de fazer política, eu por exemplo, me coloco aqui como exemplo da atualidade. Eu acho que a política é você apresentar aquilo que você faz, aquilo que você fez. Esse é o primeiro passo. E quando você é detentor de mandato político, você não pode ficar no mundo do esquecimento. Se você não trabalhou ou se você não apresentou um trabalho para que a comunidade pudesse tomar conhecimento daquilo que tu construiu no teu mandato, você não pode dizer que é ou quer um novo mandato. Eu nunca faço um trabalho sem dizer para as pessoas o seguinte: Eu quero que vocês me avaliem pelo meu trabalho. Avalie o que eu fiz. Avalio que eu faço e a partir daí que vocês vão ter o norte pra saber quem vocês vão escolher para representar a tua comunidade, a tua cidade" concluiu.

Ouça a entrevista completa.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.