Ponto Final

Zeluís Lago é o terceiro entrevistado na Mirante AM

Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h00
()

O candidato Zeluis Lago (PPL) foi o terceiro entrevistado na série de entrevistas com os candidatos ao Governo do Maranhão, dentro do programa Ponto Final, na Rádio Mirante AM. Ele comentou sobre a dificuldade que encontrou para confirmar a sua candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) e atribuiu a tentativa de impugnação de sua candidatura à “má-fé” de opositores e lembrou que o episódio se repetiu com a candidatura so seu irmão, o ex-governador Jackson Lago.

“Eu acredito que quem fez isso fez de total má-fé. É muita coincidência o que aconteceu com Jackson com o que aconteceu comigo há um mês atrás, onde eu sou fundador da executiva nacional de um partido. Entraram na Justiça por vias tortas, usando verdadeira má-fé para tentar criar a famosa marola, pra ver se o povo do Maranhão acredita que o Zeluis Lago não é filiado ao partido que ele é presidente”.

Lago disse que dará continuidade ao trabalho do ex-grovernador Jackson Lago que foi interrompido pela Justiça e se autodenominou que é a verdadeiro opositor ao atual governo. “Tem grupo aí que se diz que de oposição, mas não é de oposição, é dissidente do Grupo Sarney. Eu não cito nomes, que eu não vou descer minha campanha pra lona que eu tô vendo aí nas redes sociais, os ataques até a familiares, eu não descerei a esse nível de campanha. O que o povo do Maranhão precisa é de propostas”, concluiu.

O candidato do PPL também comentou a bola dividida com a aliança do PCdoB ao PSB para eleição de presidente da República. “Nós, nacionalmente, politicamente e juridicamente, fomos o primeiro partido a dar apoio ao Eduardo Campos. Agora, chegando ao Maranhão, vem outro candidadato que apoia vários candidatos a presidente. Nós continuamos apoiando Eduardo Campos. A gente obedece jurídica e politicamente ao que foi decidido em convenção nacional em Brasilia. Mas o que a gente quer mesmo é o apoio do povo do Maranhão, porque esse é que vota e decide as eleições do Maranhão”, disparou.

A série de entrevistas na Rádio Mirante AM prossegue nesta quinta-feira, às 8h30 com o candidato Antônio Pedrosa (Psol). Na sexta-feira, o entrevistado será Saulo Arcangeli (PSTU) e no sábado, Flávio Dino (PCdoB).

Categoria Notícias • Política | Tags Jackson Lago, Rádio Mirante AM, Zeluís Lago

sem comentário »

Esclarecimento de Bringel

Por Zeca Soares • quarta-feira, 13 de agosto de 2014 às 10:00

4comentários

JoaoBernardoBringelEm razão de notícias divulgadas pela imprensa a respeito do pagamento do precatório da empresa CONSTRAN, o secretário de Planejamento do Estado do Maranhão, João Bringel divulgou nesta quarta-feira (13) uma nota de esclarecimento e reafirma ter procedido de forma legal, transparente e motivado pelo interesse público, representado, sobretudo, na economia aos cofres públicos que o acordo judicial geraria.

Leia a nota na íntegra:

1) No dia 10 de setembro de 2013, duas reuniões ocorreram entre representantes da CONSTRAN e servidores públicos do Estado do Maranhão para tratar de assunto referente ao citado precatório que, pelo representativo valor, demandava especial cuidado e atenção.

2) Na reunião da manhã estive presente pelo Estado, além do (então) Chefe da Casa Civil, da Procuradora Geral do Estado, tendo sido apresentada pela Constran proposta de acordo que envolvia o Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria – FEPA. Uma segunda reunião foi realizada, na mesma data e no período vespertino, já com a presença da gestora do citado Fundo, na qual me fiz presente juntamente com outros representantes do Estado, quando todos dos referidos órgãos manifestaram-se pela impossibilidade jurídica de aceitação da proposta.

3) Posteriormente, os credores do mencionado precatório formularam pedido junto à Procuradoria Geral do Estado para confecção de acordo judicial, no qual, além do alongamento do perfil da dívida, renunciavam a valores que representam economia para o Estado.

4) Dito pleito fora legal e publicamente processado, tendo recebido parecer favorável em todas as instâncias burocráticas. Tão legal e transparente foi o agir da Administração Estadual, que o Poder Judiciário homologou o acordo em juízo, que vem sendo cumprindo, nos seus termos, desde então. O processo judicial é público e se encontra à disposição de qualquer interessado.

5) Cabe também esclarecer que, de acordo com a Procuradoria Geral do Estado, não houve a quebra da ordem cronológica do em face da formalização do acordo.

Por fim, afirmo categoricamente ter procedido de forma legal, transparente e motivado pelo interesse público, representado, sobretudo, na economia aos cofres públicos que o acordo judicial geraria. A SEPLAN somente se manifestou em decrência e no âmbito das suas competências.

De igual modo, informo não ter testemunhado ou presenciado nenhum agente público – participante ou não das reuniões mencionadas – solicitar, exigir ou receber qualquer valor ou dádiva para praticar os atos sob sua responsabilidade.

Eis, em síntese, o que cabia ser esclarecido em respeito a verdade.

João Bernardo de Azevedo Bringel

Secretário de Estado de Planejamento e Orçamento

Categoria Notícias • Política | Tags Constran, João Bernardo Bringel, Precatórios

4 comentários »

Eloir é dúvida

Por Zeca Soares • quarta-feira, 13 de agosto de 2014 às 08:00

0comentário

eloirO Sampaio tem jogo muito importante no próximo sábado, às 21h, contra o Boa Esporte, em Varginha-MG. Após uma semana de turbulência e dois resultados negativos no Campeonato Brasileiro Série B, o Sampaio quer espantar o início de crise.

Uma vitória não mudará a posição do Sampaio que é o 7º colocado com 23 pontos, mas uma derrota e a vitória dos adversários nos outros confrontos pode deixar o Sampaio na 13ª posição.

O time tem uma única dúvida. Recuperado de contusão, o meia Eloir pode retornar ao time titular, mas o técnico Lisca é cauteloso e tem treinado a equipe com Marino. Eloir diz estar 100% e espera a definição do treinador.

O goleiro Rodrigo Ramos com a saída de Luís Muller volta a ser titular. O lateral-esquerdo Willian Simões cumpriu suspensão e retorna ao time e no ataque, Válber entra no lugar de Willian Paulista que foi expulso na partida com o Joinville.

Ontem, na abertura da 16ª rodada e complemento da 5ª rodada, o Vasco venceu o Náutico, na Arena Pernambuco por 1 a 0 e assumiu a 2ª colocação. O Avaí bateu o América-MG por 2 a 0 e agora é o 4º colocado. E o ABC tropeçou em casa contra a Portuguesa por 0 a 0.

Foto: De Jesus/ O Estado

Categoria Sampaio • Série B | Tags Boa Esporte, Eloir, Série B, Varginha

sem comentário »

Fazendo a diferença

Por Zeca Soares • terça-feira, 12 de agosto de 2014 às 20:00

1

15comentários

paulinha

A apresentadora de TV e empresaria, Paulinha Lobão, esposa do candidato ao Governo do Maranhão, Lobão Filho (PMDB) comandou agora à noite uma caminhada em Codó e reuniu aproximadamente 10 mil pessoas, na Caminhada das Mulheres.

“Estou emocionada. A cidade de Codó mostrou a força das mulheres nesta campanha. Foi uma caminhada inesquecível”, disse a apresentadora.

A exemplo do que aconteceu hoje em Codó, Paulinha comandará essas caminhadas em outras cidades maranhenses.

A participação de Paulinha Lobão na campanha do marido é sem dúvida um diferencial. Talvez aí se explique a constante tentativa de desqualificação da família do candidato e em especial de Paulinha nos ataques que tem sido alvo na internet.

Categoria Notícias • Política | Tags Codó, Lobão Fillho, Paulinha Lobão

15 comentários »

Visita e protestos

Por Zeca Soares • terça-feira, 12 de agosto de 2014 às 19:00

7comentários

aecioeflaviodino

Por Gilberto Léda

Continua após a publicidade..

Um protesto dos professores da rede municipal de ensino de Imperatriz – em greve há 102 dias – provocou mudanças na agenda do candidato a presidente do PSDB, Aécio Neves, na cidade, onde ele esteve na tarde de hoje (12) para inaugurar um comitê de campanha.

A organização, mais uma vez, ficou por conta do prefeito Sebastião Madeira (PSDB), alvo dos reclames dos grevistas.

Os problemas para o tucano começaram na chegada. De prontidão no saguão do Aeroporto Renato Moreira, os manifestantes fizeram com que Aécio, já no desembarque, mudasse os planos: ele “escapou” pelos fundos, onde um carro o aguardava, evitando o contato com os paredistas.

Ao dirigir-se ao comitê, o tucano só conseguiu chegar porque uma rua foi bloqueada para os manifestantes. Caminhou, então, cerca de 200 metros, acompanhado por correligionários e militantes. A caminhada mais longa foi cancelada em virtude do movimento.

Aécio, então, discursou junto com Flávio Dino (PCdoB) e, depois, deixou a cidade.

Categoria Notícias • Política | Tags Aécio Neves, Flávio Dino, Imperatriz

7 comentários »

Responsabilidade da Serveng

Por Zeca Soares • terça-feira, 12 de agosto de 2014 às 18:33

1comentário

obralitoraneaO Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), através da Segunda Câmara Cível, apreciou, nesta terça-feira (12), o recurso interposto pela empresa Serveng contra o Município de São Luís. A Corte Maranhense manteve a decisão anterior, do pedido de tutela antecipada proposto pelo Município, determinando à Serveng o início das obras de reparo, reconstrução ou substituição do calçamento do prolongamento da Avenida Litorânea, objeto do contrato nº 01 de 10/01/2012.

A Serveng sustentou que os danos verificados dizem respeito à força da maré e das chuvas e, por tal razão, não teria qualquer responsabilidade no evento. Na resposta ao recurso, o Município argumentou que a Serveng descumpriu sua principal obrigação como empreiteira, que seria executar a obra com zelo e em conformidade com a estipulação contratual. Outro argumento apresentado foi a responsabilidade da empresa em relação tanto à execução quanto à durabilidade da obra.

O procurador geral do Município, Marcos Braid, esclareceu que o Tribunal estipulou um prazo de 30 dias para que a empresa inicie os serviços, sob pena de multa diária de R$ 50 mil. Marcos Braid explicou que o Município vai aguardar a publicação do acórdão e observar o cumprimento do prazo pela empresa. “Essa decisão vem salvaguardar os interesses de milhares de cidadãos que se utilizam, diariamente, da Litorânea para a prática de atividades físicas e entretenimento em geral”, comentou.

Todos os membros da Corte que participaram do julgamento votaram favoráveis ao parecer do Ministério Público sobre a responsabilidade da Serveng em reparar a obra no prolongamento da Avenida Litorânea. O relator, desembargador Marcelo Carvalho, ao proferir o seu voto, fez um comparativo dos outros serviços executados na via para demonstrar a responsabilidade da empresa.

“A alegação da agravante, no sentido da força da maré e das chuvas, não merece guarida. Primeiro, por se tratar de obra recente, não é crível que a maré e as chuvas, em tão pouco tempo, tenham sido suficientes para comprometer a proteção costeira, da forma como ora se apresenta. Se isso fosse verdade, seria inviável qualquer construção na área costeira de São Luís. Em segundo lugar, se realmente os danos fossem causados pelas chuvas e força da maré, por que o restante da Avenida Litorânea não está sofrendo os efeitos da erosão?”, argumentou ao declarar o voto.

Categoria Notícias • Política | Tags Avenida Litorânea, Prefeitura de São Luís, Serveng

1 comentário »

Reação de Roseana

Por Zeca Soares • terça-feira, 12 de agosto de 2014 às 15:00

1

11comentários

RoseanaSarney14082014A governadora Roseana Sarney (PMDB) disse que tomará providência na Justiça para que os fatos denunciados ontem, em reportagem pela TV Globo, no Jornal Nacional (veja aqui) sejam devidamente esclarecidos. Foi durante a entrega de 60 novos ônibus escolares a municípios maranhenses, no Palácio dos Leões.

“Estou indignada, mas eu fiz questão de estar aqui participando desse evento e, evidentemente, vou participar desse evento e, amanhã, também estarei com vocês participando de outro evento, mas não deixarei de tomar minhas providências perante a Justiça para que isso seja devidamente esclarecido, porque a população quer que isso seja esclarecido”, disse.

Roseana Sarney desafiou empreiteiros ou empresas prestadoras de serviços ao Governo do Maranhão a mostrar o pagamento de propina como foi revelado na reportagem.

“Eu estou há quatro mandatos como governadora do Estado do Maranhão e desafio qualquer empreiteiro, qualquer empresa ou qualquer prestador de serviço a dizer aqui, a dizer a alguém que algum dia me deu algum recurso, algum dinheiro que possa ter me comprado. Porque eu não sou mulher que seja comprada. Eu sou mulher que tenho ideal: que é o meu estado, que é o Maranhão”

A governadora disse ainda que não está na política para se locupletar e classificou o episódio de manobra política por conta da aproximação da eleição.

“Eu estou na política não é para me locupletar. Eu estou na política é para ajudar os outros, porque eu podia estar muito bem na minha casa, podia muito bem estar tomando conta da minha filha, dos meus netos, mas não, abdiquei disso tudo para estar com vocês nos interiores ajudando as pessoas, porque essa é a minha vida, essa é a missão que Deus me Deu. E é por isso que eu estou aqui e é por isso, também, que fico indignada e não vou admitir que meu nome seja colocado para poder ser manobra política – que está se aproximando aí as eleições”, finalizou.

Foto: Biné Moraes/ O Estado

Categoria Notícias • Política | Tags Jornal Nacional, Roseana Sarney, TV Globo

11 comentários »

Matemática do Moto

Por Zeca Soares • terça-feira, 12 de agosto de 2014 às 13:00

4comentários

motoclubA matemática do Moto é simples para a equipe seguir na disputa do Campeonato Brasileiro Série D. Atualmente liderando o grupo A2, com 6 pontos, o time rubro-negro projeta a classificação com mais 7 pontos. Com 13 pontos, o técnico Edson Porto acredita que a classificação estará garantida.

O Moto terá mais quatro jogos na fase de volta e disputará 12 pontos. Dois jogos serão confronto direto contra Remo e Ríver, mas a expecttativa é melhor possível pois os dois jogos serão disputados em São Luís. Neste caso não poderá repetir o vacilo do jogo com o Interporto quando empatou por 2 a 2, em pleno Castelão.

Além disso, o Moto terá dois jogos fora de casa contra Guarany, em Sobral e o Interporto, em Porto Tocantins e espera conquistar pelo menos um empate para alcançar os 13 pontos.

O cálculo rubro-negro levou em consideração as duas últimas edições da Série D, quando o pior segundo colocado dos oito grupos alcançou 13 pontos.

O Moto só volta a jogar no dia 31 de agosto, às 17h, no Estádio Castelão, contra o Ríver. Antes disso deverá ser ultrapassado na liderança do grupo, uma vez que as demias equipes disputarão duas rodadas sem que o Moto jogue.

Foto: Flora Dolores/ O Estado

Categoria Futebol • Série D | Tags Moto, Remo, Ríver, Série D

4 comentários »

Entrevista de Lobão

Por Zeca Soares • terça-feira, 12 de agosto de 2014 às 10:30

12comentários

lobaofilhoO Candidato do PMDB ao Governo do Maranhão, Lobão Filho foi o segundo entrevistado dentro da série com os candidatos ao Governo do Maranhão, no programa Ponto Final, na Rádio Mirante AM.

Lobão falou sobre a crise no sistema carcerário no Maranhão e reafirmou a intenção de implodir o presídio de Pedrinhas. “Quando eu disse que ia implodir Pedrinhas, disse isso por vários motivos. Eu estive lá e vi que é um depósito humano. Pedrinhas fica na entrada de São Luís. A primeira coisa que você vê quando chega, é um penitenciária. O simbolismo disso é muito ruim. Aquela também é uma área altamente valorizada do ponto de vista imobiliário, ocupada por um presídio dentro do centro urbano da capital. Minha intenção é acabar com Pedrinhas. Os grandes presídios tem que virar presídios agrícolas. Eu acho que a preocupação com os direitos humanos do preso é dar a ele trabalho. Mantenho o que afirmei e com muito orgulho”, disse.

O candidato criticou as entidades de direitos humanos. “É inacreditável que as entidades se preocupem tanto com os direitos humanos dos criminosos e esqueçam que as vítimas e os policiais também têm direitos humanos. Então, eu estabeleci uma ordem de prioridades. Primeiro as vítimas, depois os policiais. Vamos dar ordens às prioridades. Eu não tenho preocupação nenhuma com as entidades de direitos humanos se chatearam em eu dizer que vou mandar para longe esses presídios, mas vou trazer dignididade inclusive aos presos”.

Lobão lamentou o que chamou de “guerra suja” na internet e disse que vem sendo vítima desde que decidiu ser candidato a governador.

“Essa guerra suja na internet começou desde o início que eu entrei. No início disseram que em tinha morrido. Depois tentaram passar ao povo que eu não seria ser candidado e que seria substituído pelo meu vice Arnaldo Melo e depois por João Alberto. Há quatro anos fizeram a mesma coisa com o então governador Jackson Lago divulgando que ele estava inelegível… Essas coisas estão sendo espalhadas pelo Maranhão de forma viral. Eles agora começaram a espalhar coisas da minha família. Primeiro espalharam que o meu pai e a minha mãe se encontraram num prostíbulo. Depois colocaram uma imagem da minha filha de 13 anos na época. Depois colocaram na net uma imagem da minha mulher seminua em casa. Editaram uma minha frase de forma criminosa e disseram que eu só acordo e começo a trabalhar às nove horas da manhã, enfim. Entrar na família dos outros dessa forma criminosa é algo inaceitável. É com muita tristeza que vejo isso e espero que essas coisas mudem daqui prá frente para que possamos fazer uma campanha de proposta. Eu acho que este é que é o grande debate”, afirmou.

A série de entrevistas na Rádio Mirante AM segue nesta quarta-feira com o candidato do PPL, ZéLuis Lago. Na sequência serão sabatinados: Antônio Pedrosa (PSOL), Saulo Arcangeli (PSTU) e Flávio Dino (PCdoB). A ordem das sabatinas foi definida por sorteio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.