SÃO LUÍS - A melhor época do ano está chegando, o São João, e nada melhor do que curtir essa data com muita alegria e cultura. Foi pensando nisso que o Festival São João da Thay preparou um line-up repleto de grupos culturais, trazendo valorização das tradições maranhenses.
Neste ano, o evento beneficente traz uma seleção de atrações locais imperdíveis, que prometem fazer você dançar, cantar e se encantar com os grupos de Bumba Meu Boi, tambor de crioula, cacuriá e muito mais.
Após um grande sucesso nos anos anteriores, a 6ª edição será um festival que conta com dois dias, 7 e 8 de junho, de muita música, celebração e cultura. A outra novidade é que neste ano a festa ocorre no Espaço reserva do Shopping da Ilha.
Confira os grupos culturais de cada dia
Dia 7 de junho (sexta-feira)
Boi de Nina Rodrigues
Cacuriá de Dona Teté
Tambor de Crioula Mestre Leonardo
Dança Portuguesa Majestade de Rosário
Boi Juventude de Miranda do Norte
Dia 8 de junho (sábado)
Boi de Morros
Matutos do Rei
Boi de Sonhos
Boi de Leonardo
Coco Pirinã
Continua após a publicidade..
Mais sobre as atrações de grupos culturais
Bumba meu boi
O São João é uma grande festividades no Maranhão, possuindo elementos que são reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. A atração é o principal destaque entre arraiais e demais comemorações espalhadas por todo o estado.
Sua história, que mescla características europeias, indígenas e africanas, resultou em uma das expressões culturais mais peculiares e originais do Brasil, se diferenciado, desta forma, dos costumes das demais regiões do país
Dança do coco
No Maranhão, a dança do coco era muito forte na Região dos Cocais, mas depois chegou a São Luís, onde hoje existem dois grupos folclóricos que fazem a dança do coco. No bairro Anjo da Guarda, o grupo de dança Coco Pirinã mantém viva a dança que representa o homem do campo, em especial, as quebradeiras de coco.
Cacuriá
A manifestação cultural que tem como marca as músicas de duplo sentido e coreografias que esbanjam sensualidade encanta por onde passa. A sonoridade das batidas é marcada pelas caixas, instrumentos musicais de percussão originalmente usadas na festa do Divino Espírito Santo.
Tambor de Crioula
O Tambor de Crioula é uma expressão da matriz afro-brasileira, típica maranhense, pode ser feita livremente sem calendário específico. A manifestação foi ao mesmo tempo uma forma de entretenimento e uma homenagem a São Benedito, o protetor dos negros.
Dança Portuguesa
Entre as manifestações que fazem parte do São João no Estado, em especial na capital maranhense, está a Dança Portuguesa, que como outros elementos culturais nossos, é fruto do contato com outras culturas.
De origem lusitana, como o próprio nome já diz, a Dança Portuguesa foi inserida nas festividades juninas há quase 50 anos, quando, segundo pesquisadores, a filha de uma portuguesa decidiu apresentar a dança durante a festa de São João da escola.
Com o sucesso da apresentação, a mãe da menina decidiu criar um grupo e ensinar os integrantes a dançarem o estilo lusitano. Desde então, outros grupos foram sendo formados para se apresentarem nos arraiais da cidade.
Sobre São João da Thay
A primeira edição do São João da Thay foi realizada em 2017. A festa tomou grandes proporções e hoje se tornou um festival. Além de contribuir com o turismo local fomentando a cultura da região, o São João da Thay atinge socialmente crianças, adolescentes e jovens, desenvolvendo projetos para os direitos delas.
Saiba Mais
- VÍDEO: personalidades do MA destacam a importância do Festival São João da Thay para a valorização e preservação da cultura maranhense
- Com repertório de Rihanna e Joelma, paraense Zaynara levanta multidão
- Convidados do Festival São João da Thay aproveitam passeios e festas no MA; veja fotos
- Festival São João da Thay: evento impulsiona economia local e valoriza cultura maranhense
- "Movimento de transformação potente", diz Thaynara OG em evento de abertura da Academia de Vida e esquenta para o Festival São João da Thay
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira