SÃO LUÍS - As fortes chuvas que atingiram São Luís na última quarta-feira (7), apresentaram a vulnerabilidade da infraestrutura do Hospital de Oncologia do Maranhão - Dr. Tarquínio Lopes Filho, localizado na Madre Deus. Pacientes oncológicos internados relataram em imagens obtidas pelo Imirante.com mostram goteiras sobre os leitos de internação.
Em vídeos recebidos pela redação mostram a água escorrendo em grande volume do teto, próximo a instalações elétricas, formando extensas poças que molharam macas, pacientes idosos recém-operados e seus acompanhantes.
Apesar da previsão meteorológica para o dia 7 indicar um volume de chuva de 11,2 mm e ventos com velocidade média de 14 km/h, com pico de 16 km/h previsto para a tarde, as infiltrações severas revelam deficiências estruturais significativas no hospital, que atualmente dispõe de 78 leitos de oncologia e 24 leitos de ortopedia em clínica cirúrgica, totalizando 102 leitos, segundo dados fornecidos pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares.
Segundo relatos de denunciantes, os pacientes que ocupavam os leitos atingidos pelas goteiras, foram transferidos para outro leito, que assim como o antigo, também apresenta capacidade para abrigar seis pacientes. O leito que apresentava o vazamento foi interditado por enfermeiras da unidade.
As imagens também evidenciam a precariedade do mobiliário utilizado pelos acompanhantes dos pacientes. Cadeiras com estofamento rasgado, móveis quebrados e danificados pela umidade e exposição à água são visíveis, expondo as condições inadequadas em que familiares precisam permanecer durante o período de internação.
Em nota ao Imirante.com, a Secretaria de Estado da Saúde destacou que manutenções são realizadas de maneira regular na estrutura do hospital, e que não houve prejuízo nos atendimentos dos pacientes.
Leia a nota na íntegra:
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que já acionou o instituto que administra a unidade para sanar os problemas decorrentes da forte chuva. A SES acrescenta que não houve prejuízo nos atendimentos e que os pacientes foram prontamente realocados para outras enfermeiras [sic] então os reparos necessários são realizados.
A direção da unidade destaca que manutenções regulares são realizadas na estrutura do prédio.
Saiba Mais
- Mureta de proteção continua quebrada, na praia da Ponta d'Areia
- Acúmulo de lixo incomoda população no bairro do Maranhão Novo
- Abandono e descaso são o retrato de praça em São Luís
- Animais soltos apresentam riscos para motoristas
- Lama e buracos dificultam o trânsito na avenida Perimetral, no Parque do Buriti
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias