
Ao longo do próximo mês, o programa “Força para Crescer: Pontos de Leitura” irá entregar cinco novas bibliotecas multiuso em duas regiões do Brasil. No Nordeste, serão dois espaços em Imperatriz (MA). Já no Sudeste, será uma biblioteca em São Paulo (SP) e mais duas em Osasco (SP).
Apresentado pela Motiva, o programa vai entregar, em cada biblioteca, um acervo com 400 livros, pintura artística da sala inteira, placas de sinalização e mobiliário, incluindo prateleiras, mesas e cadeiras. Os espaços serão repletos de livros nacionais para que a comunidade tenha um maior acesso à leitura e possa trocar experiências em um ambiente acolhedor e inspirador.
“O programa conquista porque é a materialização do encontro da cultura com a educação. Fica muito claro que, apesar de a gente trazer uma mobília, uma pintura e um livro, ou seja, um aspecto material, o que mais está sendo relevante ali é o aspecto simbólico. Aquela escola escolhida, aquele território prestigiado, aquelas crianças contempladas, e aquilo que a gente está fazendo é, na verdade, enaltecimento da própria potência deles”, relata William Mendonça, coordenador-executivo geral do "Força Para Crescer: Pontos de Leitura”.
No último ano, o projeto também uniu forças com escolas de 10 municípios fluminenses para realizar 75 apresentações de artes cênicas, 251 sessões de contação de história, 40 saídas culturais em eventos literários itinerantes e 10 cursos de contação de histórias.
A fim de incentivar a leitura desde a infância, o projeto já entregou 10 bibliotecas no estado do Rio de Janeiro, nas cidades de Paraty, Angra dos Reis, Guapimirim, São Gonçalo, Niterói, Campos dos Goytacazes, Casimiro de Abreu, Magé, Maricá e Rio de Janeiro.
A iniciativa promove uma maior integração social por meio da leitura, elevando o desenvolvimento cognitivo no ambiente escolar e buscando democratizar ainda mais o acesso ao conhecimento.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira