Mestres e fazedores de cultura

Encontro Nacional de Cultura Popular no Vidigal começa hoje

Mestre Índio Maranhão integra o time de mestres no maior evento de cultura negra realizado em favela no Rio de Janeiro.

Evandro Júnior / Na Mira

Mestre Índio Maranhão integra o time de mestres no maior evento de cultura negra realizado em favela no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Mestre Índio Maranhão integra o time de mestres no maior evento de cultura negra realizado em favela no Rio de Janeiro. Trata-se do Encontro Nacional de Cultura Popular no Vidigal, que já está na 11° edição e tem à frente da organização Mestre Messias Freitas, discípulo e aluno de Índio, e que carrega esse legado há quase 30 anos na Cidade Maravilhosa. O evento começa hoje e vai até o dia 17 de março. 

É um evento que reúne mestres e fazedores de cultura de várias regiões do país e exalta a cultura popular maranhense com a presença marcante da capoeira ludovicense, do tambor de crioula, do cacuriá, do bumba meu boi e da dança da Mangaba de Bom Jardim (MA).

Além disso, há uma extensa programação com outras expressões da cultura afro brasileira: maculelê, samba de roda, ciranda, forró, dança africana, mostra de espetáculos e apresentações artísticas, além de encontro de mestres, lançamento de literaturas do gênero, economia criativa, palestras, workshops e oficinas. 

Continua após a publicidade..

"Esse evento é fruto do que foi plantado há mais de 30 anos no bairro Sá Viana, onde Messias iniciou seus primeiros passos. É um dos alunos mais antigos do meu trabalho e foi reconhecido mestre pela comunidade capoeirística na presença de mais de 70 mestres oriundos de vários pontos do país. É o nosso principal multiplicador, realiza eventos diversos na área da cultura afro, é um dos capoeiristas que mais viaja facilitando oficinas e workshops de capoeira e cultura popular no Brasil e já esteve em 7 países da Europa.  Tenho muito orgulho em saber que esse evento é resultado de muita luta e suor e que tem a presença marcante da capoeira do Maranhão por trás de todo esse sucesso", relata Mestre Índio Maranhão.

 

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.