Troca de Ideia

Concurso de toadas de bois da Baixada e Costa de Mão

Será neste sábado (29/7), a partir das 19h, no Convento das Mercês, em São Luís

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 02/08/2023 às 08h20

O CONVENTO DAS MERCÊS será palco, neste sábado (29/7), a partir das 19h, do 3º CONCURSO DE TOADAS DE BUMBA MEU BOI EM SOTAQUES DA BAIXADA E COSTA DE MÃO. O projeto é organizado pela CENTRAL DOS BUMBAS MEU BOI DA BAIXADA E COSTA DE MÃO. Em entrevista ao PLUGADO, na MIRANTE FM, nessa segunda-feira (24/7), JOÃO BATISTA GONÇALVES  FONSECA, O JOÃO DE BENTO, presidente da entidade, disse que ue pretende dar maior visibilidade aos Mestres, Cantadoras e Cantores de bumba meu boi destes sotaques, além de agregar mais valor à própria brincadeira que caracteriza a cultura maranhense.  

- Este evento tem caráter exclusivamente cultural e é uma ação que pretende, em 2023, promover uma maior integração entre o público, os artistas e os grupos de boi do sotaque da Baixada e de Costa de Mão e, ao mesmo tempo, oferecer oportunidades aos/às mestres/mestras
populares de obterem reconhecimento junto às suas comunidades ao se projetarem como as personalidades agregadoras dos grupos e fazedores de cultura popular - argumenta JOÃO DE BENTO.

João Batista Gonçalves Fonseca (João de Bento) Presidente da Central de Bumba-meu-boi dos sotaques da Baixada e Costa de Mão. Raimundo Miguel Ferreira (Mestre Raimundinho) homenageado do Concurso e amo do Boi União da Baixada. Maria José Diniz Costa (Mestra Mãe Duca) participante do Concurso e ama do Boi Mimo de Santo Antônio. Foto: Cláudia Matos/Assessoria

Para MARIA JOSÉ DINIZ COSTA (MESTRA MÃE DUCA) participante do Concurso e ama do BOI MIMO DE SANTO ANTÔNIO, a CENTRAL DO BUMBA MEU BOI DOS SOTAQUES DA BAIXADA E COSTA DE MÃO, fundada em 25 de março de 2010, com 31 grupos associados, é essencial para existência das brincadeiras.

Continua após a publicidade..

- A Central fortalece os grupos e, especialmente, os sotaques de bois da Baixada e Costa de Mão, que correm sérios riscos de extinção. A entidade nasceu também da necessidade de reivindicar e promover os direitos dos detentores destes dois sotaques no sentido de melhor qualidade de vida aos seus mestres e mestras, bem como aos seus grupos enquanto
elementos de resistência da brincadeira do bumba meu boi - esclarece.

Quem também participou do quadro TROCA DE IDEIA foi RAIMUNDO MIGUEL FERREIRA (MESTRE RAIMUNDINHO), amo do boi UNIÃO DA BAIXADA e o grande homenageado desta edição do concurso. Lacônico, MESTRE RAIMUNDINHO preferiu soltar à voz cantando uma TOADA À CAPELLA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.