SÃO LUÍS - O fotógrafo Meireles Júnior promove nesta quarta-feira (20) a exposição "Joias da Arquitetura Civil Portuguesa", onde irá lançar seu décimo livro, em comemoração aos seus 28 anos de carreira.
Tanto o livro quanto a exposição apresentam aspectos presentes em São Luís da arquitetura pombalina, um estilo arquitetônico português do século XVIII que foi criado pelo Marquês de Pombal após um terremoto seguido de um tsunami que destruiu a cidade de Lisboa, em 1755.
"Essa mesma técnica construtiva foi utilizada aqui em São Luís. Nós temos vários exemplos desse tipo de construção aqui e está dentro das paredes a nossa maior semelhança, que são as tramas de cruz de Santo André com barro, que faz com que nosso sistema seja anti-abalo sísmico", conta Meireles Júnior em entrevista ao Bom dia Mirante.
Uma das características do estilo arquitetônico é o posicionamento dos prédios em quadras, o que evitaria que incêndios se alastrassem pela cidade.
Continua após a publicidade..
"Uma das maiores descobertas que a gente fez, que eu acho também interessante, é acerca do nosso mapa, a nossa forma de colocar os prédios. Eles [os portugueses] tiveram uma construção medieval na época que foi toda queimada [com o terremoto] e devastada pelo tsunami. Então, foram boladas as quadras, que hoje nós temos no nosso Centro Histórico", afirma Meireles.
O livro contou com a curadoria técnica das professoras Dra. Margareth Gomes de Figueiredo e Dra. Ingrid Braga (UEMA); Ma. Tayana Campos Figueiredo e Dr. Márcio Augusto Roma Buzar.
A mostra será realizada a partir das 19h, com direito a coquetel e pocket show de Adriano Corrêa, Alberto Trabulsi e Mano Borges, na Fast Frame São Luís, no bairro Renascença.
Saiba Mais
- Maranhão Mobgrafado: exibe exposição de fotos feitas através de celulares por moradores de comunidades maranhenses
- São Luís recebe exposição em outdoor com mensagem que retratam tragédia em Brumadinho
- Fotógrafa alagoana mostra amor pelo Centro Histórico em exposição
- Museu Histórico e Artístico do MA abre exposição fotográfica
- Ocupação Trapiche recebe exposição fotográfica
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira