SÃO LUÍS - O Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM) sediará até o dia 30 de setembro a exposição fotográfica “Por Dentro da Câmera”. A coleção é resultado da produção dos alunos do workshop “Fotografia sem câmera: entre o documento e a representação pictórica”, ministrada pelo artista, fotógrafo e professor Cesário Alves, do Instituto Politécnico do Porto (IPP) — Portugal.
A realização do curso foi viabilizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).
O workshop ocorreu no Ateliê de Conservação do MHAM. O objetivo do curso foi proporcionar uma primeira experiência com impressão em papel fotográfico de sal de prata em preto e branco. Este processo fotográfico simplificado foi e continua a ser explorado por cientistas e artistas, desde os tempos da pré-fotografia até aos nossos dias.
Em seguida, passou-se à prática no laboratório (câmara escura) para desenvolver experiências livres e entender o funcionamento do processo de exposição do papel de sal de prata à luz, seguido da revelação/fixação.
Continua após a publicidade..
O segundo período foi dedicado à produção de uma pequena série de imagens (fotogramas) sobre o MHAM, seus objetos, flora, ambientes, entre outros aspectos. Por fim, os alunos da disciplina de Produção, Criação e Ensino com Imagens, da especialização em Arte, Mídia e Educação, produziram, juntamente com o professor, esta série de imagens que podem ser vistas na exposição Por Dentro da Câmera.
EXPOSIÇÃO “POR DENTRO DA CÂMERA”
Quando: de 27 de agosto à 30 de setembro
Horário: 19 horas
Local: Museu Histórico e Artístico do Maranhão — Rua do Sol, 302, Centro
Entrada gratuita
Saiba Mais
- Fotógrafo Meireles Júnior comemora 28 anos de carreira com exposição e livro sobre arquitetura de São Luís
- Maranhão Mobgrafado: exibe exposição de fotos feitas através de celulares por moradores de comunidades maranhenses
- São Luís recebe exposição em outdoor com mensagem que retratam tragédia em Brumadinho
- Fotógrafa alagoana mostra amor pelo Centro Histórico em exposição
- Ocupação Trapiche recebe exposição fotográfica
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira