Com que roupa eu vou?
Na coluna de hoje, vou falar no dress code social, e na próxima Dress code profissional.
Você foi convidado para um evento, e aí vem aquela dúvida? Com que roupa eu vou? O Dress code pode se definido como uma código de vestimenta que ordenam e padroniza o visual para diferentes ocasiões, sejam elas profissionais ou sociais.
Na matéria de hoje vou falar no dress code social e na próxima Dress code profissional.
Querendo ou não as primeiras impressões fazem a diferença e usar o tipo de traje errado pode causar um impacto indesejado.
Não é só no trabalho que devemos adequar a vestimenta à ocasião. Quando o evento é mais informal, como o churrasco em família ou festa de criança, o ideal é usar uma roupa mais descontraída e confortável. A ideia é se integrar à situação ao mesmo tempo que comunica suas características pessoais pela vestimenta. Goste ou não, suas roupas comunicam volumes sobre você como pessoa. A questão não é se você se preocupa com moda, mas o que você está comunicando intencionalmente ou inconscientemente através de suas escolhas de moda.
Preste sempre atenção ao dress code do evento em que irá comparecer. Estar com a roupa inadequada para o tipo de ocasião fará com que você se sinta destacada e não por um bom motivo, o que a deixará desconfortável. E isso é algo que se pode evitar se souber de alguns detalhes.
Traje esporte
Muitos confundem o traje esporte com a roupa para a prática de atividade esportiva, mas são coisas diferentes.
O traje esporte está ligado a informalidade, geralmente utilizado em eventos como almoços informais batizados e aniversário de criança.
Pede-se roupas com tecidos leves e sem complicações, aqui a palavra é de ordem é conforto, que vai do jeans ao vestido, da sandália ao tênis, mas sempre levando em conta a ideia de transparecer o cuidado de ter se arrumado para aquele evento, mesmo sendo informal.
Continua após a publicidade..
Traje esporte fino ou passeio
É um pouco mais formal e arrumado. Você pode usar materiais mais sofisticados, o salto pode aumentar e bolsa diminuir e costuma ser utilizado em teatros, conferências e, em algumas ocasiões, almoços mais formais, aniversários diurnos e vernissages.
As roupas devem ser de tecido e/ou modelagem mais aprimorada e de acordo com a estação. Também se usa blazer, mas a gravata só é obrigatória depois das 18h. Boas opções são calças claras com casacos escuros ou termos de cores claras como bege ou cinza. Se o dress code vier escrito Tennue de Ville a gravata se torna obrigatória seja dia ou à noite.
Traje social ou passeio completo
O Traje social exige formalidade total e é utilizado em eventos como jantares, coquetéis, casamentos e óperas.
Há lugar para decotes, brilhos, fendas e transparências, mas ainda com um pouco de discrição. Tecidos nobres calçados de saltos altos, joias e xales e echarpes para um programa noturno.
Para homens ternos escuros, camisa branca e gravata.
Por fim, o traje black-tie ou rigor é extremamente formal utilizado em premiações e noites de gala. As peças são mais estruturadas, sofisticadas e há lugar para vestidos curtos ou longos, transparências, bordados e decotes profundos. Aqui é obrigatório o uso do smoking, a gravata borboleta também é indispensável , assim como a calça preta e faixa de cetim na lateral. A camisa é branca e o sapato em verniz brilhante.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira