COLUNA

Melissa Marão
Melissa Marão é consultora de Imagem e Estilo.
Moda e estilo

Você sabe combinar cores?

Aprenda a fazer combinações e multiplique os looks do seu armário!

Melissa Marão

Saber fazer combinações de cores é sem dúvida mais uma forma de multiplicar os looks do seu armário e realizar um rodízio com aquelas peças paradas no seu closet. Ampliar suas possibilidades de combinações e consequentemente se vestir melhor!

Quando fazemos o teste de cores, uma das primeiras perguntas que ouço das clientes é: “Como eu faço para adicionar cores no meu armário? O meu guarda roupa é todo neutro, queria muito usar cores, mas me sinto insegura.”

O segredo para adição de cores à sua vida é começar aos poucos comprando peças de cores, sempre respeitando seus limites, seu estilo pessoal, a sua essência.

Respeitar os seus limites de cor é essencial quando se está em fase de adaptação, uma vez que se você começa fazendo combinações com cores demais pode se frustrar por se achar muito colorida e/ou sentir que há excesso de informação.

Você pode começar usando tons neutros e adicionando cores em pontos específicos como nos sapatos, joias e bijus, bolsas e maquiagem, por exemplo.

A solução para melhorar suas combinações é simples, desde que você possa dedicar alguns minutos para entender o círculo cromático e aprender algumas formas de criar uma harmonia entre as cores. A partir da criação de boas combinações, podemos contrastar as cores, harmonizá-las ou iluminá-las, de forma a evidenciar pecas.

Inicialmente, é possível visualizar quatro tipos de harmonias e fazer com a ajuda do círculo cromático. São elas: Harmonia Monocromática – Harmonia Análoga – Harmonia Complementar e Harmonia Tríade (triangular).

Apesar do estudo das cores ser bastante complexo e envolver muito mais que apenas esse conteúdo, essas são algumas opções de harmonias de cores onde o círculo cromático pode ajudar. E, detalhe, essas combinações podem ser aplicadas tanto em roupas, quanto para decoração de ambientes.

Montamos um verdadeiro guia de como fazer essas combinações de um jeito simples e certeiro. Vejamos:

1) Looks com harmonia de cores: monocromáticas

Looks monocromáticos. (Foto: divulgação)

O monocromático é nada mais do que usar tudo da mesma cor, e aí pode ser o mesmo tom ou tons diferentes. E o “Sur Ton” (tom sob tom) possui intensidades diferentes de uma mesma cor! Esquema fácil de ser usado com resultados sofisticados e atrativos. Exemplos: Violeta Claro + Violeta Médio + Violeta Escuro. Esse tipo de recurso é armado para aqueles que desejam alongar a silhueta, pois as matrizes similares dão uma uniformidade no visual que fazem parecer mais alto e dependendo da cor fica com a aparência de corpo “mais magro”.

2) Looks com harmonia de cores: análogas

Looks com cores análogas. (Foto: Divulgação)

São cores de baixo contraste e criam um efeito harmonioso. Ficam lado a lado no círculo de cores. Exemplos: laranja e amarelo; azul e verde; azul e violeta; vermelho e laranja. Aqui você pode usar uma cor como dominante e as outras cores entram como detalhes.

3) Looks com harmonia de cores: complementares

Looks com cores complementares. (Foto: Divulgação)

São cores de alto-contraste e criam efeitos dramáticos. Ficam opostos no círculo de cores. Exemplo: verde e vermelho; azul e laranja; amarelo e violeta. Esses resultados de contrastes também podem ser usados  em looks casuais e moderno.

4) Looks com harmonia de cores: tríades (triangulares)

Looks com cores tríades. (Foto: Divulgação)

No círculo cromático, as combinações das cores formam um triângulo de três partes iguais, compostas pelas cores primárias ou pelas secundárias.  Exemplos: amarelo + azul  + vermelho ou violeta + laranja + verde. Novamente, escolha uma cor para ser a dominante e pode deixar as outras cores para os detalhes.

Para finalizar, deixo uma dica de ouro:

Quanto mais cores no look: menos formal!
Quanto menos cores no look: mais formal!

Espero que aprovem as dicas e arrasem em suas novas produções!

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.