Retrospectiva 2024

Maranhenses sobem ao pódio nas Paralimpíadas: relembre o mês de setembro no esporte

Reveja as principais notícias do mês de setembro no Imirante Esporte.

Imirante Esporte

SÃO LUÍS - O mês de setembro no esporte foi marcado por grandes resultados dos atletas maranhenses nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, além de momentos de destaque no beach soccer. Relembre o que foi destaque em setembro no Imirante Esporte!

É ouro! Maranhense supera ansiedade e derruba recorde de 29 anos

A maranhense Rayane Soares dá show e crava recorde mundial. (Foto: Douglas Magno / CPB)

A maranhense Rayane Soares disputou a final dos quatrocentos metros classe T13 – para pessoas com deficiência visual nas Paralimpíadas. A atleta estava em busca da segunda medalha paralímpica da carreira – ela conquistou a primeira também em Paris na final dos 100 metros. Além do ouro, Rayane também pulverizou o recorde mundial. 

A maranhense superou ansiedade e a notícia de que teria que correr, em tese, em um local desfavorável. Para se ter uma ideia do tamanho do feito de Rayane Soares, ela baixou um recorde mundial que já durava 29 anos. A marca pertencia à americana Marla Runyan, uma atleta histórica dona de cinco ouros e uma prata em Paralimpíadas, mas que também teve a oportunidade de defender os Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de Sydney-2000.

Relembre aqui.

Rayssa Leal conquista o bicampeonato mundial de skate street feminino

A skatista maranhense Rayssa Leal. (Foto: Kenji Haruta / World Skate Skateboarding)

A maranhense Rayssa Leal faturou o bicampeonato mundial de skate street feminino. Em decisão realizada em Roma, na Itália, Rayssa mostrou personalidade e habilidade para superar sete rivais japonesas na conquista do seu segundo título na competição, onde já havia se sagrado campeã em 2022 e vice em 2023.

Na final do Mundial de Skate Street Feminino, Rayssa Leal assumiu a liderança já nas duas voltas de 45 segundos a que tinha direito. Depois de obter 86,44 na primeira volta, a maranhense melhorou seu desempenho e atingiu 88,43 na segunda tentativa, abrindo vantagem sobre a legião japonesa que se formou na decisão em Roma.

Relembre aqui.

Maranhense Marcelo Medeiros conquista o rali dos Sertões pela quinta vez

O piloto maranhense Marcelo Medeiros. (Foto: Divulgação / Sertões BRB)

O Maranhense Marcelo Medeiros conquistou mais uma vez o rali dos Sertões nos quadriciclos. Em sua 13ª participação na competição, Medeiros chegou à quinta conquista (havia vencido em 2012, 2015, 2019 e 2020), além de triunfar no Sertões Norte de 2022. Veterano também no Dakar, foi quarto colocado em 2018 e sexto em 2022. Neste ano, foi o mais rápido em três etapas.

O Sertões BRB fechou em Brasília um desafio de cerca de 3.700 km iniciado na própria Capital Federal, que cruzou Goiás, Minas Gerais, Bahia e Tocantins. Uma edição exigente e mais do que digna da tradição de 32 anos do maior rally das Américas. A oitava etapa, que ligou Formosa (GO) a Brasília, foi o último teste para pilotos e navegadores. Uma especial cronometrada mais curta (133 km) que exigiu atenção redobrada, para não colocar a perder todo o trabalho iniciado no dia 23.

Relembre aqui.

Maranhense conquista prata nos 400m do atletismo nos Jogos Paralímpicos

O velocista maranhense Bartolomeu Chaves, o Passarinho. (Foto: Wander Roberto / CPB)

O maranhense Bartolomeu Silva, o Passarinho, conquistou a medalha de prata nos Jogos Paralímpicos, após grande desempenho na prova dos 400m T37 - classe do atletismo para pessoas com paralisia cerebral. Bartolomeu ficou atrás apenas do russo Andrei Vdovin, que é bicampeão da prova.

Bartolomeu, que é natural da cidade de Caxias, começou no atletismo disputando pela classe T20, mas durante os treinamentos foi reclassificado para a classe T37 (paralisado cerebral) devido às dores que sentia na prática da modalidade. Conquistou o primeiro ouro da carreira em mundiais ao vencer os 400m da classe T37 (paralisados cerebrais) com tempo de 50s74, o melhor da carreira.

Relembre aqui.

Ágatha/Rebecca e Evandro/Arthur Lanci vencem etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia em São Luís

Pódio da 6ª etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, em São Luís. (Foto: Wallace Teixeira / FV Imagens / CBV)

As finais da 6ª etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia foram realizadas na Arena Domingos Leal, em São Luís. Diante da torcida maranhense, que fez uma bonita festa para prestigiar grandes nomes da modalidade no país, a dupla formada por Evandro e Arthur ficou com o título no torneio masculino, enquanto Ágatha e Rebecca foram as campeãs da disputa feminina.

Uma das duplas masculinas que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Evandro e Arthur ficaram com o título da etapa de São Luís após vitória na final contra Mateus e Adelmo por 2 sets a 0 (21/18 e 21/18). Na disputa pelo bronze, Oscar e Saymon levaram a melhor sobre Pedro e Gabriel Santiago por 2 a 1 (21/18, 17/21 e 15/11).

Já na disputa feminina, Ágatha e Rebecca sagraram-se campeãs da 6ª Etapa do Circuito Brasileiro em uma decisão contra Talita e Taiana. Ágatha e Rebecca venceram o primeiro set por 21 a 15 e garantiram o título depois da desistência da dupla adversária: Talita sentiu uma lesão nas costas e não teve condições de encerrar a final. A medalha de bronze ficou com Thâmela e Vic, após desistência de Kyce, parceira de Verena, que sentiu dores no joelho direito.

Continua após a publicidade..

Relembre aqui.

Maranhenses brilham na Europa com títulos mundiais no beach soccer

A maranhense Adriele Rocha, melhor jogadora de beach soccer do mundo. (Foto: Arquivo Pessoal)

Grande “exportador” de talentos no beach soccer, o Maranhão viu seus atletas brilharem neste fim de semana na Itália, na disputa da World Winners Cup, competição realizada na cidade de Alghero, na região da Sardenha. Datinha foi campeão e melhor jogador entre os homens, e Adriele Rocha foi campeã entre as mulheres. Bobô, goleiro também maranhense, terminou na terceira colocação. A World Winners Cup reuniu as melhores equipes da modalidade no mundo. 

Jogador histórico da Seleção Brasileira e também do Sampaio Corrêa, o experiente fixo Datinha, da cidade de Tutóia, interior do Maranhão, foi campeão da World Winners Cup com a equipe do Falfala, de Israel, que bateu o também israelense Rosh Haayin, por 4 a 3 na decisão. O maranhense de 36 anos, além de campeão, foi também eleito o MVP (melhor jogador) da competição.

Relembre aqui.

Brasil encerra participação nas Paralimpíadas com melhor colocação da história

Maranhenses contribuíram com quatro medalhas conquistadas, sendo uma com recorde mundial no atletismo. (Fotos: CPB)

O Brasil encerrou a participação nas Paralimpíadas de Paris (França) com recordes de pódios (89) - 25 ouros, 26 pratas e 38 bronzes , além do quinto lugar no quadro de medalhas do megaevento realizado na capital francesa, melhor colocação brasileira na história da competição. 

Destas medalhas, quatro foram conquistadas por maranhenses, sendo duas por Rayane Soares – sendo uma delas com quebra de recorde mundial nos 400 metros classe T 13 – para pessoas com deficiência visual – uma com Jardiel Soares (bronze no futebol de cegos) e uma prata com Bartolomeu Chaves, o Passarinho – nos 400 metros classe T 37, para pessoas com paralisia cerebral.

Relembre aqui.

Sampaio Corrêa é vice-campeão da Supercopa de Beach Soccer Feminino 2024

Time de beach soccer feminino do Sampaio Corrêa. (Foto: Rodrigo Pertoti / CBSB)

O Sampaio Corrêa conquistou, na manhã deste domingo (8), a segunda posição na Supercopa do Brasil de Beach Soccer Feminino 2024, competição organizada pela Confederação de Beach Soccer do Brasil (CBSB). Em decisão realizada na Arena Guariroba, em Ceilândia-DF, a Bolívia Querida lutou bastante para conquistar o título inédito, mas perdeu por 5 a 2 para o São Pedro-ES e ficou com o vice-campeonato nacional.

O vice-campeonato da Supercopa Feminina ressalta a força do projeto do Sampaio Corrêa no beach soccer brasileiro. No caminho até a final, a Bolívia Querida avançou para a fase mata-mata como líder do Grupo B e goleou o Vasco nas semifinais. Em cinco jogos na competição nacional, o Sampaio conquistou três vitórias e sofreu duas derrotas, marcando nove gols e sofrendo oito.

Relembre aqui.

Ex-zagueiro do Sampaio se aventura como motorista de aplicativo em São Luís e se arrepende: "Não gostei do trânsito e do sol"

Joécio, ex-zagueiro do Sampaio Corrêa. (Foto: Ronald Felipe / Sampaio Corrêa FC)

Um dos zagueiros com mais jogos com a camisa do Sampaio Corrêa nas últimas temporadas, o Pernambucano Joécio atualmente mora em São Luís e, sem clube no momento, resolveu se aventurar como motorista de aplicativo. E a experiência não agradou muito. Joécio estava defendendo o Náutico, que no momento está sem calendário, e, sem uma renda fixa, o atleta buscou essa alternativa, mas não seu se deu muito bem. O trânsito caótico da capital maranhense e o forte calor foram as principais reclamações. Joécio disse que tem algumas proposta para retornar aos gramados e aguarda. 

Com sua carreira quase que toda por clubes do Nordeste, Joécio Barbosa dos Santos, 38 anos, tem o Sampaio Corrêa como o clube que ele mais atuou. Foram cinco temporadas, com 184 partidas e sete gols marcados. Na Bolívia Querida conquistou dois Campeonatos Maranhenses e o título inédito da Copa do Nordeste, em 2018. Nesse contexto, o defensor se adaptou bastante a a cidade, e atualmente mora em São Luís. E apenas treinando sozinho na capital, depois que deixou o Náutico, que não avançou na Série C, Joécio tentou fazer uma grana extra como motorista de aplicativo, mas não gostou da ideia. 

Relembre aqui.

Brasil perde para o Paraguai e cai para o quinto lugar nas Eliminatórias Sul-Americanas

Lance da partida entre Paraguai e Brasil, pelas Eliminatórias Sul-Americanas. (Foto: Divulgação / APF / Albirroja)

A Seleção Brasileira perdeu por 1 a 0 para o Paraguai, em partida válida pela oitava rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 e realizada no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção.

Depois da vitória sobre o Equador em Curitiba, o Brasil vivia a expectativa de derrotar o Paraguai fora de casa e manter o crescimento nas Eliminatórias, porém, a Seleção Brasileira teve dificuldades para se impor, enquanto os paraguaios foram mais eficientes: Diego Gómez, aos 19 minutos do primeiro tempo, marcou um belo gol de fora da área e colocou os donos da casa em vantagem. Na segunda etapa, o Brasil fez mudanças no ataque e tentou pressionar em busca da virada, mas os paraguaios se mantiveram firmes na defesa e garantiram a vitória em Assunção.

Relembre aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.